![]() |
| Fotos © DR/NCV |
A Associação Humanitária dos Bombeiros de Castelo de Vide celebrou o seu 110º aniversário (1915-2025) no passado sábado dia 25 de Outubro (ver notícia AQUI).
A data foi assinalada com diversos momentos oficiais, que se iniciaram com a cerimónia do hastear de bandeiras no quartel-sede, a que se seguiu uma missa solene na Igreja Matriz, em memória dos bombeiros e dirigentes já falecidos e também de Maria Francisca Mouro Leitão, grande benfeitora desta associação, e que culminaram com um jantar convívio com entidades locais e bombeiros da Corporação, no salão do Quartel.
A multifacetada missão dos bombeiros
O Presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Castelo de Vide, Joaquim Maria Rosado Busca, referiu ao NCV a propósito da efeméride que “é mais de um centenário a salvar vidas, proteger bens e preservar o meio ambiente, dedicação a servir a comunidade, respondendo a situações de emergência como incêndios, acidentes, inundações e outros desastres”.
“A sua missão vai muito além de apagar fogos — envolve também a prevenção, a educação da população sobre segurança e a prestação de socorro em momentos de perigo”, adiantou o dirigente, para quem “os bombeiros atuam com coragem, solidariedade e espírito de sacrifício, arriscando muitas vezes a própria vida para proteger a dos outros. A sua causa é profundamente humana: ajudar quem precisa, em qualquer circunstância, com rapidez e dedicação”.
As felicitações municipais
A Câmara Municipal de Castelo de Vide participou nestas comemorações que assinalaram 110 “anos de dedicação, coragem e solidariedade” e felicitou “todos os que, ao longo de mais de um século, têm feito parte desta nobre instituição”. “A todos, um profundo reconhecimento e gratidão pelo trabalho incansável em prol da comunidade”, rematou a nota autárquica. © NCV


Sem comentários:
Enviar um comentário