![]() |
| Foto © Ecclesia/NCV |
A notícia foi divulgada na manhã desta terça-feira dia 7 de Outubro e a tomada de posse canónica do novo bispo está agendada para o dia 16 de Novembro, coincidente com a sua ordenação episcopal.
O Bispo cessante – D. Antonino Dias – foi entretanto nomeado Administrador Apostólico até que o novo Bispo tome posse e dirigiu de imediato uma mensagem de boas vindas ao bispo eleito (ver na íntegra AQUI).
Bispo eleito dirigiu mensagem aos seus diocesanos
Por seu lado, o Bispo Dom Pedro Fernandes também fez publicar no sítio Internet da Diocese uma mensagem videográfica e escrita aos seus diocesanos (ver AQUI), que o NCV também republica em separado
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) congratulou-se com a nomeação do padre Pedro Fernandes, desejando que “que exerça um fecundo ministério pastoral junto do Povo de Deus que está em Portalegre-Castelo Branco, fomentando o sentido missionário e sinodal da Igreja”.
Por outro, lado, em nota enviada à Agência ECCLESIA, a CEP agradece a D. Antonino Dias o “serviço pastoral que prestou como bispo” ao longo de 25 anos, tanto como auxiliar da Arquidiocese de Braga e na Diocese de Portalegre-Castelo Branco, onde foi o 30º bispo da diocese durante 17 anos depois de ter sido nomeado por Bento XVI a 8 de Setembro de 2008.
Quem é Dom Pedro Fernandes
O novo bispo, Pedro Alexandre Simões Gouveia Fernandes de seu nome completo, tem 56 anos de idade e nasceu a 22 de Junho de 1969 em Lisboa, onde em 1988 ingressou na comunidade de estudantes Espiritanos do Restelo.
Desenvolveu trabalho pastoral em paralelo com a sua formação em França e na Guiné-Bissau, e foi ordenado sacerdote em Lisboa a 21 de Julho de 1996 tendo integrado o primeiro grupo de Espiritanos enviados para a missão em Moçambique, onde permaneceu até 2009.
Obteve um diploma no Centro Interdisciplinar para a Formação de Formadores para o Sacerdócio, na Universidade Pontifícia Gregoriana de Roma (2009-2010).
Regresso a Portugal de 2010 a 2018 e foi superior da comunidade Espiritana do Porto, tendo sido conselheiro provincial e assistente da Província Portuguesa da Congregação do Espírito Santo. E de 2018 a 2024 foi superior da Província Portuguesa dos Espiritanos e Vice-Presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP).
A Diocese de Portalegre-Castelo Branco
![]() |
| Clicar na imagem para ampliar. |
A Diocese de Portalegre-Castelo Branco tem 161 paróquias, distribuídas por cinco regiões (arciprestado de Abrantes com 33 paróquias, de Castelo Branco com 44, Ponte de Sor com 27, Portalegre com 22 e Sertã com 35), contando com o trabalho pastoral de padres diocesanos e religiosos, religiosas, diáconos permanentes, três institutos seculares, associações, movimentos de leigos e ainda 39 Santas Casas da Misericórdia. © NCV




Sem comentários:
Enviar um comentário