![]() |
| Fotos © DR/NCV |
![]() |
| Foto © DR/NCV (arquivo) |
A intervenção está orçada em 425 mil euros e vai ser assumida pelo Património Cultural IP, através do Fundo de Salvaguarda do Património Cultural.
Os trabalhos serão adjudicados por ajuste direto à empresa Monumenta — Reabilitação do Edificado e Conservação do Património Lda, especializada neste tipo de obras e a quem foi solicitado uma proposta “considerada de urgência imperiosa, por ter resultado de acontecimentos imprevisíveis, decorrentes do agravamento das condições atmosféricas“, lê-se em carta enviada à Câmara Municipal de Castelo de Vide e divulgada através da agência Lusa na passada sexta-feira.
Adjudicação da empreitada para muito breve
Segundo o Ministério da Cultura, “prevê-se para muito breve a assinatura do contrato de adjudicação da empreitada”, designada como “Intervenção urgente para contenção e estabilização de abóbadas e de paramentos amuralhados do Castelo de Castelo de Vide”.
Escoramento reduz “os riscos de desabamento”
Sobre este mesmo assunto António Pita explicou à Lusa que o acesso à Casa da Cidadania Salgueiro Maia não esteve nem está interdito devido a uma intervenção no local feita por parte do Município. Para reduzir “os riscos de desabamento” da abóbada da entrada na Praça de Armas do castelo, o Município “procedeu ao escoramento provisório” dessa zona, aguardando com “muita urgência” a intervenção definitiva.
Preocupação com o estado de conservação das muralhas
António Pita fez questão em sublinhar à imprensa que o estado de conservação das muralhas de Castelo de Vide tem sido “assunto recorrente reivindicado pela autarquia” ao Ministério da Cultura, até porque o castelo está classificado como Monumento Nacional.
A última destas demarches teve mesmo lugar um encontro informal com a Ministra Margarida Balseiro Lopes sobre o assunto (ver notícia AQUI), seguido do envio de uma carta alertando para a urgência de uma intervenção neste particular e para que se acelere definitivamente o processo do auto de transferência deste património para a esfera municipal, facilitando também a boa gestão da Casa da Cidadania Salgueiro Maia. © NCV



Sem comentários:
Enviar um comentário