27 de novembro de 2025

Castelo em obras por 4 meses a partir de Janeiro com encerramento da Casa da Cidadania Salgueiro Maia

Fotos © CMCV/NCV
O Castelo de Castelo de Vide, classificado como Monumento Nacional, vai ser alvo de uma intervenção urgente já a partir de Janeiro de 2026, segundo informou esta semana a Câmara Municipal. 
As obras vão finalmente avançar “condicionando o acesso à Casa da Cidadania Salgueiro Maia a partir do início do próximo ano”. A duração prevista para esta intervenção é de 4 meses e implica o encerramento temporário da Casa da Cidadania Salgueiro Maia, segundo confirmou ao NCV o Presidente da Câmara Municipal Nuno Calixto.
Esta intervenção centra-se apenas na abóboda da entrada da Praça de Armas, cuja instabilidade levou a Câmara Municipal a realizar um escoramento provisório, bem como a restante zona de acesso amuralhada que se encontra em perigo de derrocada e da qual se têm desprendido inúmeras pedras volumosas felizmente sem causar danos a transeuntes.
Obras de 425 mil euros
O valor das obras – cuja duração prevista não foi indicada - ultrapassa os 425 mil euros, assumidos pelo Património Cultural IP, através do Fundo de Salvaguarda do Património Cultural.
A notícia surgiu na sequência da visita técnica ao Castelo de representantes da empresa contratada para o efeito - a Monumenta - Reabilitação do Edificado e Conservação do Património, Lda - realizada na passada terça-feira, e que foi acompanhada pela vice-presidente Helena Esteves, pelo vereador Rui Bengala e pelo Chefe do Serviço de Projetos e Obras Municipais, José Fernando Dias, e que permitiu acertar os últimos detalhes relativos ao início dos trabalhos.
Recorde-se que a situação foi exposta várias vezes pela Câmara Municipal de Castelo de Vide ao Ministério da Cultura, entidade que tutela o monumento, que procedeu a uma vistoria técnica que recomendou estas obras urgentes.
“O Município manifesta a sua preocupação com a segurança de todos os visitantes, trabalhadores e do próprio património, mantendo-se atento aos trabalhos em curso, e apela à melhor compreensão durante este período”, refere a nota divulgada pela Câmara Municipal. © NCV

Sem comentários: