![]() |
| Fotos © CMCV/NCV |
![]() |
| Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
Esta ação de sensibilização, dirigida aos que trabalham diariamente com estas espécies, nomeadamente, a “Cortadelia Selloana” ou erva-das-pampas, teve como objetivo dar a conhecer e identificar as EEI’s mais comuns e presentes na região do Alto Alentejo, em concreto na região do Parque Natural da Serra de São Mamede, saber quais os impactos negativos causados e revelar e executar alguns métodos de controlo para essas espécies.
O workshop, cujo formador foi Pedro Gomes da Escola Superior Agrária de Coimbra, contou com a presença de profissionais das áreas ambiental, florestal e de conservação da natureza.
Erva-das-pampas ameaça biodiversidade local
A erva-das-pampas (“Cortadelia Selloana”) é uma espécie exótica invasora que representa uma séria ameaça à biodiversidade local. Caracteriza-se por uma elevada capacidade de propagação e expansão, ocupando vastas áreas e dificultando o desenvolvimento de espécies vegetais autóctones, o que conduz à alteração dos ecossistemas naturais.
Além do impacto ambiental, a acumulação de material vegetal seco aumenta o risco de incêndio e as folhas cortantes desta planta podem causar ferimentos.
A proteção do património natural exige o conhecimento e a prevenção da introdução e disseminação de espécies invasoras como a erva-das-pampas.
Para mais informações pode ser contactado o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Castelo de Vide através do endereço <gtf@cm-castelo-vide.pt>. © NCV



Sem comentários:
Enviar um comentário