17 de dezembro de 2025

Festivais Terras sem Sombra e Ibérico de Música de Badajoz formalizaram acordo de colaboração

Fotos © TSS/NCV
As entidades organizadoras do Festival Terras sem Sombra e do Festival Ibérico de Música de Badajoz formalizaram, no úçtimo sábado dia 13 de Dezembro em Badajoz um acordo de cooperação plurianual destinado a reforçar a colaboração transfronteiriça nas áreas da música, da musicologia e do património musicológico, com especial incidência na Extremadura, no Alentejo e no Ribatejo.
Considerado “um passo histórico na cooperação cultural em territórios de baixa densidade”, o acordo de cooperação plurianual foi assinado entre o Festival Ibérico de Música de Badajoz (FIMB) e o Festival Terras sem Sombra (TSS) e tem como objectivo o reforço da colaboração transfronteiriça nas áreas da música, da musicologia e do património musicológico, com especial incidência na Extremadura, no Alentejo e no Ribatejo.
O acordo foi subscrito pela Sociedade Filarmónica de Badajoz, entidade organizadora do FIMB, representada pelo seu presidente, Javier González Pereira, e pela Pedra Angular – Associação de Salvaguarda do Património do Alentejo, responsável pelo Festival Terras sem Sombra, representada pelo presidente da direcção, José António Falcão.
A assinatura deste acordo insere-se num momento estratégico para os territórios de baixa densidade do interior ibérico, num horizonte marcado por iniciativas de dimensão europeia como a Mostra Espanha 2026, a Mostra Portugal 2027, Évora Capital Europeia da Cultura 2027 e as comemorações do Ano Beethoven, sublinhando o papel da cultura como instrumento de coesão e afirmação internacional.
Entretanto, foi confirmado que o Festival Terras sem Sombra (TSS) regressa aos palcos alentejanos em Fevereiro de 2026 e o programa da 22ª temporada será anunciado oportunamente. © NCV

Sem comentários: