18 de fevereiro de 2026

“Entre Leituras” na Biblioteca Municipal com obras de José Eduardo Agualusa e Claudio Hochman

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
As obras “Tudo sobre Deus” de José Eduardo Agualusa e “Famílias destrambelhadas” de Claudio Hochman foram os livros escolhidos pela Biblioteca Municipal Laranjo Coelho de Castelo de Vide para as “Entre Leituras” dos próximos trinta dias.
Recorda-se que a rubrica mensal “Entre Leituras” da Biblioteca Municipal Laranjo Coelho destaca, a partir do dia 15 de cada mês, duas novas obras disponíveis para leitura no espaço.
“Tudo sobre Deus” de José Eduardo Agualusa
O livro “Tudo sobre Deus” de José Eduardo Agualusa (2025) é um romance sobre a memória, a relação entre um pai e uma filha, o milagre da vida, uma capela no deserto de onde se vê o mar.
Um homem à beira da morte compra uma igreja abandonada no deserto do Namibe, em Angola, junto a um enorme penhasco de onde se vê o Atlântico. Chama-se Leopoldo G. Borges, e é um geólogo e poeta conhecido e respeitado no seu país. Leopoldo decide transformar os últimos meses da sua vida numa escavação - não de pedras, mas da própria alma.
Durante o seu retiro no silêncio mineral do Namibe, escreve o seu diário, além de poemas, juntando reflexões, memórias, visões e presságios. No subsolo da capela em ruínas, Leopoldo descobre a réplica preservada desta, onde o tempo se dissolve e a morte parece esperar, paciente. Entre esses dois mundos, o poeta procura a filha desaparecida, Gaia, e a si próprio.
Tudo Sobre Deus é uma história sobre a finitude, a memória, a culpa e a redenção; sobre o amor entre um pai e uma filha; sobre a arte de despedir-se e o milagre de permanecer. Um romance iluminado pela luz estonteante do deserto, onde, contaminada pela ficção, a realidade se torna fluída e inconfiável.
“Famílias destrambelhadas” de Claudio Hochman
A obra “Famílias destrambelhadas” de Claudio Hochman (e ilustração de João Vaz de Carvalho) retrata a história de doze famílias destrambelhadas, realmente peculiares. A algumas delas falta-lhes um bocado de sal e a outras sobra-lhes pimenta. O importante é conhecer as famílias: são todas diferentes. Se acham que a vossa família é um pouco destrambelhada, são convidados a conhecer as doze retratadas neste livro. © NCV

Sem comentários: