Mostrar mensagens com a etiqueta Arqueólogo por um dia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Arqueólogo por um dia. Mostrar todas as mensagens

11 de agosto de 2016

Projeto PramCV promove até 28 de Agosto “Arqueólogo por um dia” em Castelo de Vide

Clicar na imagem para ampliar.
“Até ao dia 28 de Agosto, o projeto PramCV (Povoamento rural alto-medieval no território de Castelo de Vide) e a Câmara Municipal possibilitam pela primeira vez a experienciação de atividades arqueológicas ao público em geral. 
A iniciativa denominada "arqueólogo por um dia" pretende estimular o envolvimento da população local e aproximá-la da prática arqueológica”.
“Durante a manhã são desenvolvidas atividades de campo, como escavações e recolha de dados. Na parte da tarde, o trabalho é realizado em gabinete e na oficina da Secção de Arqueologia Municipal, onde se procede à limpeza das peças encontradas nas escavações, inventários e registo gráfico”.
“Para participar, os interessados devem contatar os arqueólogos responsáveis através do endereço de correio eletrónico arqueo.pramcv@gmail.com ou por mensagem privada na página de facebook AQUI
“Recorde-se que o PramCV é um projeto de investigação a desenvolver atividades no concelho deste 2014 e que se estenderão até 2017. Apresenta como objetivo o estudo das comunidades camponesas que habitaram no território de Castelo de Vide nos séculos V-XII e resulta do protocolo entre o Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa e a Câmara Municipal de Castelo de Vide”. © CMCV/NCV

22 de julho de 2016

PramCV promove iniciativa “Arqueólogo por um dia!”

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
O projeto PramCV está este ano a promover pela primeira vez uma iniciativa que designou por “Arqueólogo por um dia”.

Esta actividade pretende “abrir as portas para que os interessados participem de forma activa nos trabalhos de campo e de gabinete do PramCV e possam ver em primeira mão como é o dia-a-dia dos arqueólogos”.
Os interessados poderão participar numa manhã de trabalho de campo, acompanhados pelos investigadores do projecto, ou passar uma tarde no gabinete e na oficina da Secção de Arqueologia da Câmara Municipal de Castelo de Vide, onde é feito o tratamento do espólio arqueológico recolhido durante as escavações.
“Procuramos assim estimular um envolvimento mais efectivo por parte da população local e aproximar a prática arqueológica aos cidadãos”.
“Acreditamos que esta toma de contacto in situ pode contribuir para uma perspectiva mais realista da prática arqueológica (afinal de contas, não é só trabalho com pincéis!) e dos objectivos deste ofício”. © NCV
Mais informações AQUI.