Mostrar mensagens com a etiqueta instalação de novos órgãos autárquicos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta instalação de novos órgãos autárquicos. Mostrar todas as mensagens

20 de outubro de 2017

Fotorreportagem: cerimónia de instalação dos novos órgãos da freguesia de Póvoa e Meadas

Fotos © NCV
Decorreu na passada quarta-feira na sede da Freguesia de Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas a instalação dos seus eleitos. A sala encheu para assistir à instalação e tomada de posse da Assembleia de Freguesia e da Junta de Freguesia. 
Com António Simão na presidência da Junta de Freguesia, foram eleitos por larga maioria, Ricardo Simão como secretário e Luís Marques como tesoureiro. 
Isabel Carita foi eleita Presidente da Assembleia de freguesia tendo como secretários Manuel Fidalgo e João Carrilho, todos eleitos nas listas do PS. Faz ainda parte da Assembleia de Freguesia, pelo Partido Socialista, Maria João Galhofas. 
Cada obstáculo uma oportunidade, cada dificuldade um estímulo 
“Vamos continuar a trabalhar em equipa, contado sempre com todos, para que cada obstáculo seja encarado como uma oportunidade, cada dificuldade como um estímulo”, refere António Simão numa mensagem dirigida à população. “Será este o caminho que iremos percorrer, ao lado de todos os Povenses, nos próximos quatro anos. Podem contar connosco”, sublinhou o autarca reeleito. © NCV

18 de outubro de 2017

Fotorreportagem: cerimónia de instalação dos novos órgãos da freguesia de São João Batista

Fotos © NCV
Foram instalados ontem ao final da tarde os novos órgãos autárquicos da Freguesia de São João Batista.
Preside à Junta de Freguesia (que manteve a maioria política PSD) Nuno Miguel Dias Vaqueiro, com Vera Lúcia Folgado Esteves como secretária e sendo o lugar de tesoureiro confiado a João Manuel Patacas Prezado. 
Preside à Assembleia de Freguesia José Carlos Saramago Costa Pinto, de que são também membros Paulo Alexandre Raposo Morais (PS), Luís Miguel Costa Pires (PS) e Dionísia Manuela Rosado Busca (PSD). © NCV
Fotos © NCV
Fotos © NCV
Fotos © NCV 
Fotos © NCV
Fotos © NCV
Fotos © NCV
Fotos © NCV

19 de outubro de 2013

Cerimónia de instalação da Junta e da Assembleia de Freguesia de Santa Maria da Deveza

Decorreu ontem ao final da tarde a última das cerimónias de instalação dos ógãos autárquicos: a da Junta e da Assembleia de Freguesia desta vez de Santa Maria da Deveza, que é a maior do concelho. 
Na sequência das recentes Eleições Autárquicas (ganhas por maioria absoluta pelo PSD) a Junta de Freguesia ficou constituída por Nuno Filipe Baptista Calixto. Álvaro Manuel Serrano Bengala e Bela Maria Abelho dos Santos Calheiros de Andrade. 
José Paulo Curvelo Alexandre, Ana Paula dos Santos Lodeiro Mendes e Elsa Cristina Farinha Coelho Turíbia (do PSD) e Fernando Valhelhas, Luísa Semedo Fernandes e José Domingos Roxo (do PS) foram empossadas como elementos da Assembleia de Freguesia. 
Durante a cerimónia usaram da palavra diversos dos presentes e os Presidentes da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal, como atesta a resenha abaixo. © Ana Nunes/NCV
























Nuno Calixto

"Gostaria de agradecer a vossa presença nesta cerimónia de instalação da Junta e da Assembleia de Freguesia. Gostaria também de felicitar todos os elementos eleitos para a Assembleia de Freguesia, assim como os membros cessantes que faziam parte da mesma, nomeadamente o sr. Dr. André Barrigas, o sr. Francisco Figueiredo, Dr.ª Ana Rita Canário, Dr. José Pedro Regala e sr. José Rui Boto Serra. Agradeço o seu desempenho, que muito contribuiu para o bom funcionamento desta junta. 
Por último, quero agradecer também à sr.ª presidente cessante, Dr.ª Margarida Silva, o trabalho exímio e íntegro que desenvolveu durante os últimos 12 anos em prol de Castelo de Vide. 
Quero dizer-vos que estou aqui para trabalhar com todos vocês e que estarei sempre disponível para o que necessitarem." 
José Paulo Alexandre 
"Agradeço por estarem presentes neste acto de posse, estou muito agradecido por terem depositado em mim a confiança para presidir a Assembleia de Freguesia desta Junta. Felicito todo o órgão executivo e desejo os maiores êxitos no desempenho das vossas funções e desde já me disponibilizo para colaborar em tudo o que seja necessário. 
Desejo também muitas felicidades a todos os eleitos para o órgão deliberativo e deixo um apelo ao bom-senso e que trabalhemos todos em prol da área geográfica da nossa Junta e das pessoas que nela habitam. Façamos todos nós parte das soluções e não dos problemas, assim facilitando o bom trabalho da nossa Junta, pela terra que nos une”. 
António José Miranda 
"Este é o fim de um pequeno ciclo de instalação de órgãos autárquicos e o início também de um ciclo daquilo que vai ser o trabalho de todos, independentemente das freguesias que cada um representa, em prol do concelho. Quero em primeiro lugar sublinhar aquilo que foi o encerrar deste ciclo de instalação com dignidade e com elevação das tomadas de posse das nossas Juntas e também sublinhar que, dentro desse espírito de dignidade e elevação, houve também alguma descontracção que permitiu esboçar alguns sorrisos que, penso eu, fecham com um ponto de honra este ciclo. É um bom sinal, este convívio, e eu espero que seja profícuo ao longo destes quatro anos. 
À semelhança daquilo que referi nas duas últimas tomadas de posse mais próximas, e é essa a minha vontade, em representação na Assembleia Municipal teremos o sr. presidente da Junta de Santa Maria e penso que ele poderá, em nome desta Junta, numa acção de interajuda e de frontalidade, esboçar aquilo que são as dificuldades mas também as vitórias desta Junta que tem a dimensão e a importância que todos conhecemos. Deixo, em meu nome pessoal e da Assembleia Municipal, este espírito de interajuda, de colaboração, de trabalho conjunto, e desejo-vos a todos as maiores felicidades para os próximos quatro anos, tanto políticas como essencialmente pessoais." 
António Pita 
De facto, hoje termina o ciclo de instalação dos órgãos autárquicos e a partir de hoje estão os órgãos em condições de começar a trabalhar em prol daquilo que é a causa pública, em prol daquilo que é o serviço público, em prol daquilo que é de facto a verdadeira existência do poder local. Fiz questão de estar presente em todas as tomadas de posse para dar o testemunho daquilo que é o entendimento da Câmara Municipal em relação ao papel que as Juntas de Freguesia desempenham. Cada vez mais as Juntas de Freguesia têm um papel de maior responsabilidade na gestão das pessoas e do território que estão na área da sua jurisdição e a prova é que há sensivelmente um mês viram reforçadas, com um diploma legal, as novas competências das juntas de Freguesia. Portanto, essas competências não podem ficar apenas no diploma, é importante que os novos autarcas percebam que estamos num paradigma de desenvolvimento em que se pede muito também da vossa maior participação, e essa é a grande responsabilidade que todas as Juntas têm. Naturalmente que a Junta de Santa Maria, não pelo território mas sim pelo número de pessoas, tem responsabilidades acrescidas, não apenas pela obra ou aquelas pequenas intervenções que em função daquilo que é a bolsa das Juntas de Freguesia têm capacidade e têm vindo a desenvolver, mas também cada vez mais na questão social. As Juntas de Freguesia têm vindo, praticamente todas elas, independentemente das realidades sociais e económicas de cada uma das Juntas, a assumir responsabilidades no sentido de apoiar várias famílias, várias pessoas que estão neste momento abrangidas ou não por medidas activas de desemprego. Portanto, queria apelar, numa altura em que se começam a preparar os orçamentos, que a vossa Junta - pela vossa dimensão e por outro fôlego económico que possivelmente as outras Juntas não têm - tenha em atenção que possivelmente essa deverá constituir uma prioridade. 
Da mesma forma que eu disse que as Juntas de São João e Santiago têm a responsabilidade de demonstrar à população, ao concelho e fora do concelho, a justificação da sua continuidade, a responsabilidade da Junta de Santa Maria está noutro plano. está no plano de aumentar a capacidade de execução, também em obra mas sobretudo neste patamar de respostas sociais que neste momento podem ser extremamente importantes. 
Por último, em meu nome pessoal e em nome do Executivo, quero expressar um voto colectivo deixando a certeza que a Câmara Municipal será sempre um parceiro interessado em cooperar e aprofundar, ainda mais se for possível, a relação com o executivo. prova é que vamos ter um vereador com esse pelouro e com reuniões mensais para que vocês possam trabalhar directamente com o executivo, de uma forma muito mais consolidada. 
Parabéns e votos de um bom mandato a todos. Tenho a certeza que, não só a nível executivo mas também no órgão deliberativo, esta assembleia com a presença do ex-vereador, sr. Fernando Valhelhas, com certeza será aqui uma mais-valia e contamos com o vosso sentido crítico e construtivo para que esta junta possa, daqui a quatro anos, legar um património superior àquele que encontrou".

18 de outubro de 2013

Cerimónia de instalação da Junta
e da Assembleia de Freguesia de São João Batista

Decorreu ontem ao final da tarde mais uma cerimónia de instalação da Junta e da Assembleia de Freguesia desta vez de São João Batista. 
Na sequência das recentes Eleições Autárquicas (ganhas por maioria absoluta pelo PSD) a Junta de Freguesia ficou constituída por Joaquim António Figueira Custódio, Nuno Miguel Dias Vaqueiro e Vera Lúcia Folgado Esteves. José Carlos Saramago Costa Pinto e Dionísia Manuela Rosado Busca (do PSD) e Nuno Turíbia e João Serra (do PS) foram empossadas como elementos da Assembleia de Freguesia. 
Durante a cerimónia usaram da palavra diversos dos presentes, incluindo também o presidente cessante, e os Presidentes da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal, como atesta a resenha abaixo. 
Hoje também ao final da tarde, também no edifício-sede das 3 Juntas da sede do Concelho, decorre a última destas cerimónias, neste caso para a instalação da Freguesia de Santa Maria da Deveza, que é a maior do concelho. © Ana Nunes/NCV






















Joaquim Custódio:
"Primeiro que tudo, muito obrigada pela vossa presença nesta cerimónia.
Eu começo por agradecer e por dar os parabéns aos elementos desta Junta de Freguesia, tanto àqueles que já faziam parte como aos novos que vão durante estes quatro anos fazer parte da Junta (estou a falar do Nuno Turibia, do João Serra e da Vera Esteves).
Quero dar também os parabéns à equipa vencedora destas eleições, sem deixar de dar os parabéns à equipa, não digo vencida mas à equipa que não ganhou, pela forma democrática como se processou a campanha. Nesse sentido acho que foram todos vencedores.
Ficam estes quatro anos para trabalhar e gostava que, tanto ao nível das outras juntas como da Câmara Municipal, não haja desilusões para os eleitores que apostaram em nós."
Costa Pinto:
"Quero pedir aos elementos do PS que integraram nesta nova composição da Assembleia de Freguesia o mesmo que já pedi nos outros anos: a partir deste momento as siglas partidárias acabaram, vamos trabalhar todos em conjunto em prol de uma comunidade e todos nós iremos fazer para o bem da nossa Freguesia, bem como para o bem da Autarquia em que estamos inseridos. É isso que vos peço e é isso que podem esperar de mim, assim como podem contar comigo para as vossas dúvidas ou indecisões, ou tudo o que queiram propor para melhoria que é isso que, cada vez mais, temos que pôr em primeiro plano no nosso relacionamento comunitário. Vamos então, e a partir deste momento, começar a trabalhar em conjunto independentemente de qualquer sigla ou qualquer clubismo que possa existir. Nós somos também muito auto-críticos e é também isso que nos faz movimentar e ser mais produtivos, desejo que vocês se integrem nesta equipa e nos ajudem a melhorar nos procedimentos e nos objectivos a que nos propomos."
António Pita
"Desde a primeira instalação das Juntas de Freguesia que decorreu na freguesia de Póvoa e Meadas que o Executivo tem feito um esforço para estar presente e hoje não poderia ser diferente. Fazemos questão de estar aqui para felicitar aqueles que saem e, naturalmente, felicitar também aqueles que neste momento foram empossados. 
É sempre agradável ver nos órgãos autárquicos pessoas jovens, acho que a média de idades desta Junta é excelente para um órgão autárquico do Interior do país e esse é o primeiro sinal a sublinhar, lembrando que para este rácio também conta o senhor presidente da Junta que tem um espírito bastante jovem. Esta Junta foi renovada e isso também é muito importante.
Tal como referiu o senhor presidente da Assembleia de Freguesia e muito bem, independentemente de todos termos dentro de nós as nossas simpatias e as nossas ideologias, o trabalho tem sido desenvolvido e tem que continuar a ser sem estarmos aqui - desculpem-me a expressão mas não me ocorre outra - um pouco ressabiados. As pessoas têm a capacidade de pôr os interesses, neste caso da Freguesia, em primeiro lugar e conseguem criar ambientes de cooperação e de solidariedade ao ponto, segundo sei, de realizarem momentos de confraternização ao longo do ano. Portanto, estão reunidas todas as condições para um bom trabalho na Junta e também para que o próprio Executivo saia enriquecido com as vossas propostas.
Os pelouros da Câmara ainda não estão distribuídos mas este ano haverá uma proposta que será confiada ao senhor vereador Palmeiro de acompanhar a par e passo a vida das Juntas de Freguesia. Terá um agendamento nos dias de Reunião de Câmara - penso que na primeira de cada mês - para que as Juntas possam partilhar as suas preocupações, anseios, propostas e projectos directamente com o senhor vereador e penso que, assim sendo, as coisas poderão funcionar melhor.
Tal como referi ontem, e isso é pelo menos para mim muito importante, discutiu-se muito no último ano a questão da insistência em Castelo de Vide de ser aplicada a reforma administrativa no que diz respeito à extinção de algumas Juntas, nomeadamente aquelas que têm menor densidade populacional (Santiago e S. João). Houve várias opinião e a decisão que foi tomada, depois de um processo que todos conhecemos, foi que de facto nós defendíamos a continuidade das quatro Juntas. Toda a gente percebeu que, na maior parte dos casos, não fez sentido essa reforma, pelo contrário só levantou problemas, basta ver aquilo que a comunicação social tem trazido em relação a esses territórios onde houve essa extinção / fusão das Juntas de Freguesia, e não estamos a falar das de cidade. Independentemente do Governo que esteja a governar, a nossa posição tem sido muito céptica e radical no que diz respeito à extinção dos órgãos e de serviços da Administração Local, o mesmo argumento tem que servir para as Juntas de Freguesia. Portanto, nós não podemos lutar para que não fechem escolas, o posto de atendimento da Segurança Social, o Tribunal, as Finanças, os Correios e depois a seguir na nossa casa vamos fechar as Juntas de Freguesia. Na altura fizemos prevalecer esse argumento e isso só vos dá maior responsabilidade. Esta é a minha opinião pessoal, já o disse publicamente - e quero que percebam que não estamos aqui a falar dos intervenientes, de quem estava ou não nas Juntas - mas nos últimos anos as Juntas de Freguesia do concelho têm tido a iniciativa de promover encontros por elas próprias e ter uma série de eventos ao longo do ano e, além disso, têm adquirido recursos e têm feito um esforço financeiro no sentido de dotar os seus orçamentos - em cooperação com o esforço da Câmara Municipal - com um conjunto de programas de medidas activas de emprego que o Centro de Emprego tem vindo a criar. E portanto aquela fase antiga de que as Juntas praticamente serviam para dar subsídios às instituições, e limitavam-se basicamente a isso, está muito longe. E isso deve agradecer-se e deve ser sublinhado, de facto vocês (Juntas) foram percebendo que os tempos iam mudando e foram tendo um papel cada vez mais importante na nossa comunidade. Também aqui fica o desafio para que mantenham essa responsabilidade que com certeza está no espírito deste Executivo.
E, à luz da nova lei que inclusive transfere uma parte do orçamento da Câmara Municipal (com o futuro Orçamento de Estado) directamente para as Juntas de Freguesia, temos obrigação de para o ano vos dar, à partida, mais cerca de 1%. Na verdade, a lei só agora é que aparece mas, na verdade e na prática, os senhores já assumiam esse comportamento e essa gestão, o que é de saudar.
Bom trabalho a todos."
António José Miranda
"Um apontamento relativamente àquilo que ontem referi. Ontem falei na instalação da Junta e da Assembleia de Freguesia de Santiago Maior, amanhã será a de Santa Maria, não sei se amanhã será diferente mas há uma coisa que é certa: a forma como decorreu ontem a instalação e como decorreu hoje esta instalação, merece da nossa parte um apreço às funcionárias das Juntas de Freguesia pela forma profissional e pela dignidade que incutiram a esta instalação.
Dentro daquilo que tem sido o espírito de interajuda entre os membros da assembleia de freguesia, para que as coisas nesta freguesia corram pelo melhor e para que os interesses da freguesia estejam acima daquilo que são outros interesses, quero disponibilizar-me pessoalmente e enquanto presidente da Assembleia Municipal para aquilo que necessitarem. E, tendo em conta que a Junta de S. João está representada na Assembleia Municipal na pessoa do seu presidente, saibam que podem também levar as vossas preocupações e os vossos anseios a sede de Assembleia Municipal para que os possamos discutir abertamente e com toda a frontalidade.
Felicito-vos a todos e desejo-vos um bom trabalho para este mandato. Façam aquilo que, na vossa consciência, é importante para esta freguesia."