1 de abril de 2009

Revitalização do Ramal de Cáceres
demonstra importância estratégica
no transporte de mercadorias

A Junta de Freguesia de Beirã e o GAFNA esperam que, com a revitalização em curso, “o Ramal de Cáceres volte aos tempos áureos, contribuindo para o desenvolvimento da freguesia da Beirã, do concelho de Marvão e de toda a região do Norte Alentejano”.
De acordo com um comunicado conjunto de ambas as instituições, “o Ramal de Cáceres tem sofrido nos últimos meses uma forte reestruturação, ao nível da infra-estrutura, com a substituição de travessas e carris, de forma a melhorar as condições de segurança e de circulação na via”.
A Junta de Freguesia e o GAFNA – Grupo de Amigos da Ferrovia Norte Alentejana realçam também “o contentamento que a população da Beirã tem manifestado pelo novo investimento da REFER nesta via-férrea, pois tal veio trazer um novo alento à freguesia”.Importância estratégica no transporte internacional de mercadorias
“Este investimento, permitiu já, o começo da circulação de novos comboios de mercadorias, nomeadamente da Takargo, empresa ferroviária de transporte de mercadorias do grupo Mota-Engil, que iniciou no dia 24 de Março a sua operação de transporte internacional de contentores entre Alverca e Abronigal (Espanha), via ramal de Cáceres”.
A mesma fonte refere “que esta foi a primeira actividade comercial deste operador, que vai concorrer directamente com a CP no transporte de mercadorias sobre carris, tendo a particularidade de utilizar locomotivas homologadas em ambos os países (locomotivas 6000 Vossloh), facto que permite a circulação sem obrigar a paragem para mudança da unidade motora, possibilitando desta maneira aumentar a competitividade do transporte ferroviário directo de mercadorias entre os dois países”.
“No mesmo dia, também, retomou o seu percurso pelo ramal o comboio Iberianlink (parceria entre a CP Carga e a Renfe Mercancías), transportando contentores entre os dois países peninsulares”. “Estas novas circulações vêm demonstrar a importância estratégica do Ramal de Cáceres no transporte internacional de mercadorias, particularmente entre os dois países ibéricos” – conclui o comunicado das duas entidades. © NCV

Sem comentários: