22 de junho de 2018

Galeria Garcia d'Orta inaugurada hoje: lápide evoca os 450 anos da morte do ilustre castelovidense

Aproveitando a presença em Castelo de Vide da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e do Embaixador de Israel em Portugal, Raphael Gamzou, a Câmara Municipal assinala a passagem dos 450 anos da morte do castelovidense Garcia d'Orta. Num “dia importante para Castelo de Vide” como referiu António Pita nas redes sociais.
De acordo com o programa divulgado, será inaugurada pelas 14:15 horas a “Galeria de Orta” no edifício das antigas termas, na Fonte da Vila, e descerrada uma lápide evocativa dos 450 anos da morte de Garcia d'Orta. 
Segue-se um encontro com os empresários do setor turístico da região (14:30 horas) e uma visita à Sinagoga Medieval (15 horas).
Inauguração de obras de requalificação urbana
De manhã, após a inauguração do empreendimento turístico “Monte da Casada” (ver notícia AQUI), os dois visitantes serão oficialmente recebidos pelas 11:15 horas no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde haverá “palavras de boas vindas” e assinatura do livro de honra, seguindo-se uma “inauguração da requalificação urbana da Carreira de Cima, Carreira de Baixo e Rua Alexandre Herculano, na “Casa do Fura”. 
Centro de Interpretação Garcia de Orta em 2019
O edifício das antigas termas tem vindo desde 2016 a ser alvo de intervenções de manutenção e adaptação para receber o chamado Centro de Interpretação Garcia de Orta (ver notícias AQUI), cuja concretização se consumará apenas em 2019, provavelmente em paralelo com a vizinha “Casa da Inquisição” que ficará instalada no palacete da Rua Rua Nova conhecido como Casa do Morgado.
Recorda-se que o Presidente da Autarquia, António Pita, considera o Centro de Interpretação Garcia d'Orta, lado a lado com a Casa da Cidadania Salgueiro Maia e a rferida Casa da Inquisição como “projetos estruturantes em curso com impacto na requalificação, valorização e diversificação da oferta turística”.
Festival Garcia d'Orta de 29 de Junho a 1 de Julho
Entretanto, a efeméride da morte de Garcia d'Orta está a ser assinalada em Castelo de Vide este ano com base no projeto autónomo “Entre Diálogos” da munícipe Maria do Carmo Fernandes Alexandre, idealizado e preparado desde o final de 2016 e que venceu o Orçamento Participativo 2017 e está agora a ser desenvolvido com base num acordo entre o Grupo de Amigos de Castelo de Vide, de que é presidente, e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo.
A primeira fase desse projeto traduz-se no Festival Garcia d'Orta que se desenrola em Castelo de Vide nos próximos dias 29 e 30 de Junho e 1 de Julho e tem expressão também em Marvão e em Lisboa. © NCV

Sem comentários: