A apresentar mensagens correspondentes à consulta Centro de Interpretação Garcia de Orta ordenadas por relevância. Ordenar por data Mostrar todas as mensagens
A apresentar mensagens correspondentes à consulta Centro de Interpretação Garcia de Orta ordenadas por relevância. Ordenar por data Mostrar todas as mensagens

2 de setembro de 2024

Adjudicada a Teresa Nobre de Carvalho a “narrativa museológica do Centro de Interpretação Garcia d’Orta

Fotos © DR/NCV (arquivo)
Clicar na imagem para ampliar.
A Câmara Municipal de Castelo de Vide adjudicou por ajuste direto com data de 23 de Agosto passado (ver documento AQUI) à Professora Doutora Maria Teresa Homem Ferreira Martins da Cunha Nobre de Carvalho a “Elaboração da Narrativa Museológica do ‘Centro de Interpretação Garcia de Orta’ em Castelo de Vide”. 
Curadoria Científica da Exposição Permanente
A investigadora já tinha sido contratada em 2021 para elaborar o “Projeto de Curadoria Científica da Exposição Permanente para o Centro de Interpretação Garcia de Orta em Castelo de Vide” (ver notícia AQUI).
Teresa Nobre de Carvalho tem acompanhado desde há bastante tempo o processo deste novo equipamento municipal que ocupara o renovado edifício das antigas Termas de Castelo de Vide à Fonte da Vila.
Historiador Rui Manuel Loureiro
À equipa de trabalho coordenada pela Doutora Teresa Nobre de Carvalho responsável pela a “implementação do Centro de Interpretação Garcia de Orta” juntou-se em Agosto de 2022 o historiador Rui Manuel Loureiro também contratado para o efeito pela Câmara Municipal de Castelo de Vide (ver notícia AQUI).
Inauguração ou abertura em meados de Setembro?
Recorda-se que o Presidente da Câmara Municipal pretende reiteradamente inaugurar ou pelo menos abrir "definitivamente" ao público em meados deste mês de Setembro. 
A abertura do respetivo procedimento foi deliberada por António Pita com data de 20 de Agosto (ver documento AQUI), depois de o Executivo Municipal ter emitido parecer prévio vinculativo favorável na sua reunião de 19 de Junho passado.
O valor da adjudicação foi igual ao valor-base do procedimento no montante de 19 mil euros (mais IVA), tendo em conta a consulta preliminar de mercado, ficando desta forma fundamentado o preço base e que a entidade adjudicante estipulou como valor máximo que aceita pagar.
Susana Machado gere este contrato
Com a adjudicação, António Pita determinou também aprovar a respetiva minuta do contrato cuja despesa estava já autorizada no despacho de abertura de procedimento.
Neste processo concreto, o autarca designou para gestora deste contrato a assistente técnica municipal Susana Cristina Dionísio Machado.
Quem é Teresa Nobre de Carvalho ?
Teresa Nobre de Carvalho. 
Maria Teresa Homem Ferreira Martins da Cunha Nobre de Carvalho é doutorada em História e Filosofia das Ciências (Universidade de Lisboa, 2013) com uma dissertação sobre o impacto da obra de Garcia de Orta, Colóquios dos Simples e Drogas e Cousas Medicinais da Índia (Goa, 1563), na Ciência da Idade Moderna (Investigação apoiada pela FCT, SFRH/BD/41735/2007). É licenciada em Engenharia Agronómica (ISA, 1987) e mestre em Protecção Integrada (ISA, 1996).
Nas suas investigações analisa a circulação do saber médico-botânico nas fontes europeias de Quinhentos; examina a difusão e apropriação das representações da flora no período Moderno; estuda as implicações da transferência global de espécies vegetais ao longo dos séculos XVI-XVII (Investigação apoiada pela FCT, SFRH/BPD/119899/2016).
É autora de numerosas publicações e conferências sobre os temas da sua investigação. A versão da tese de doutoramento – Os desafios de Garcia de Orta. Colóquios dos Simples e Drogas da Índia (Lisboa, 2015) foi distinguida com uma menção honrosa do Prémio “Almirante Teixeira da Mota” (Academia de Marinha, 2014). 
Clicar na imagem para ampliar.
Em colaboração com Rui Manuel Loureiro, publicou uma versão modernizada e anotada (ver junto a imagem da capa)  de Colóquios dos Simples de Garcia de Orta (Lisboa, 2024).
Colaborou na organização e curadoria, de diferentes exposições, de entre as quais se destacam: 360º - Ciência Descoberta (Fundação Calouste Gulbenkian, 2013); As flores do Imperador. Do Bolbo ao tapete (Fundação Calouste Gulbenkian, 2018) e O mundo visto dos Oceanos: A primeira viagem à volta do mundo traçada pelas coleções da Sociedade de Geografia de Lisboa (Sociedade de Geografia de Lisboa, 2019). © NCV

23 de março de 2023

Adjudicados como “conteúdos” por 74 223 euros (+ IVA) “equipamentos expositivos” para o Centro de Interpretação Garcia d’Orta na Fonte da Vila

Foto © NCV (arquivo)
Clicar na imagem para ampliar.
Por despacho datado da passada terça-feira dia 21 de Março, o Presienete da Câmara Municipal de Castelo de Vide adjudicou à empresa J. C. Sampaio, Lda, com sede na Póvoa de Santo Adrião (Odivelas) o “Fornecimento e Montagem de Equipamentos Expositivos para o Centro de Interpretação Garcia de Orta em Castelo de Vide” pelo valor de 74 223 euros (mais IVA).
Esta despesa está devidamente cabimentada na rúbrica orçamental e nas G.O.P. projeto 2020/34 – Centro de Interpretação Garcia d’Orta – Museografia e Museologia – Aquisição de Conteúdos”.
O despacho de António Pita (ver AQUI) António Pita assenta no relatório final elaborado pelo júri do procedimento por consulta prévia, nos termos do Código dos Contratos Públicos, e também aprovou a respetiva minuta do contrato.
Garcia d’Orta e a Herança Judaica Portuguesa
O procedimento foi iniciado em 23 de Fevereiro passado (ver AQUI o despacho divulgado apenas esta semana) no âmbito da candidatura “PRD2020-10216-067149 – Valorização e Promoção da Herança Judaica Portuguesa: Garcia de Orta Um Homem do Renascimento”.
Participaram neste procedimento mais duas empresas convidadas: a António José Costa Rodrigues, Lda, com sede no Casal da Mira (Amadora) e A. S. Pinheiro, Lda, com sede também em Póvoa de Santo Adrião como acontece com a fornecedora escolhida.
O júri designado pelo Presidente da Câmara Municipal teve como presidente a Técnica Superior Patrícia Alexandra Carvalho Ferreira Martins, igualmente nomeada como gestora do contrato, sendo José Fernando Alegria Dias, Dirigente Intermédio de 3º Grau – Serviços de Projetos e Obras Municipais, o 1º vogal efetivo, e Luís Pedro Nogueira da Silva Cruz, Chefe da Divisão de Planeamento e Projetos, como 2º vogal efetivo.
Como suplentes integraram o júri José Manuel Maroco Branco Ramiro de Carvalho, Dirigente Intermédio de 2º Grau, Serviços Financeiros, como 1º vogal suplente, e António Maria Fiéis Marmelo, Coordenador Técnico, como 2º vogal suplente.
Em preparação desde 2016
Recorda-se que o edifício das antigas termas tem vindo desde 2016 a ser alvo de intervenções de reabilitação e adaptação para receber o chamado Centro de Interpretação Garcia d’Orta (ver notícias AQUI), cuja concretização está em vias de se consumar pelo menos desde 2019, em paralelo com a vizinha “Casa da Inquisição” que ficou recentemente instalada no palacete da Rua Nova conhecido como Casa do Morgado.
Os trabalhos começaram com um financiamento de 400 mil euros por parte das EEA GrantsEm Junho de 2018 já ali foi mesmo descerrada uma lápide evocativa dos 450 anos da morte de Garcia d'Orta.
“Laboratório - Botica de Garcia d’Orta”
Este projeto para as antigas instalações das Termas de Castelo de Vide na Fonte da Vila inclui a instalação de um “Laboratório – Botica de Garcia de Orta” num dos edifícios daquele complexo que foram reabilitados pela Câmara Municipal.
O Presidente da Autarquia, António Pita, considera desde sempre este futuro Centro de Interpretação Garcia d'Orta, lado a lado com a Casa da Cidadania Salgueiro Maia e a referida Casa da Inquisição como “projetos estruturantes em curso com impacto na requalificação, valorização e diversificação da oferta turística”. © NCV

9 de novembro de 2023

Comunicações de António Pita e de Maria do Carmo Fernandes no V Colóquio Internacional “Diálogos Luso-Sefarditas”

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
Castelo de Vide recebe nesta quinta e sexta-feira, dias 9 e 10 de Novembro, o V Colóquio Internacional “Diálogos Luso-Sefarditas” que pretende constituir “um convite à reflexão e ao diálogo científico em torno da história da presença sefardita”.
Os trabalhos – que serão transmitidos em direto também através do NCV - iniciam se na Quinta dos lhos de Água em Marvão na manhã de quinta-feira dia 9, prosseguindo depois os trabalhos no Salão Nobre dos Paços do Concelho e na Biblioteca Municipal Laranjo Coelho em Castelo de Vide.
Os trabalhos terminam na tarde de amanhã, com os participantes a visitarem a Casa da Inquisição e o futuro Centro de Interpretação Garcia d’Orta, com a abertura da Exposição Coletiva dos Artistas do AveiroArte – Círculo Experimental dos Artistas Plásticos intitulada “Colóquios dos Simples. Garcia de Orta, o Sefardita” e ainda a presentação de dois livros.
Comunicação de António Pita
António Pita, fará uma comunicação cerca das 12 horas desta sexta-feira dia 10 de Novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, sobre o tema “O Património Judaico de Castelo de Vide: um Valor Estratégico na Promoção Turística do Concelho” cujo resumo não foi no entanto divulgado.
Comunicação de Maria do Carmo Fernandes Alexandre
Por outro lado, também Maria do Carmo Fernandes Alexandre, técnica superior da Divisão de Ação Cultural (Turismo) da Câmara Municipal de Castelo de Vide e presidente da direção do Grupo de Amigos de Castelo de Vide, apresentará esta tarde (17:45 horas) na Biblioteca Municipal Laranjo Coelho uma comunicação livre sobre “Garcia d’Orta: Da Memória aos Monumentos”.
Mestre em política cultural autárquica e em Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Maria do Carmo Fernandes é funcionária pública na Câmara Municipal de Castelo de Vide, e presidente da direção da associação Grupo de Amigos de Castelo de Vide, tendo sido a mentora do projeto “Entre Diálogos - evocação a Garcia de Orta nos 450 anos da sua morte”.
Na sua comunicação, uma reflexão sobre a iconografia e a imagética sobre o castelo- vidense que da Índia trouxe matéria médica e luz à Europa e ao Mundo, depois da inauguração da escultura “Colóquios dos Simples” no jardim Garcia de Orta, será a vez de apresentar o “Herbário de Garcia d’Orta”, outra criação artística de Maria Leal da Vista, que poderá ser visitado muito em breve no Parque de Esculturas de Marvão, ligando jardins, territórios e cultura.
“Garcia de Orta: Da Memória aos Monumentos”
A presente comunicação apresenta duas esculturas integradas no projeto “Entre Diálogos” – Evocação de Garcia de Orta nos 450 anos da sua morte, aprovado no primeiro Orçamento Participativo da Cultura, que homenageiam o autor dos Colóquios dos Simples e Drogas da Índia… As esculturas perpetuam a memória deste judeu sefardita, que trouxe da Índia matéria médica e narrativas de usos e costumes que inspiraram a abertura da Europa ao mundo no séc. XVI. O médico e botânico cristão-novo nasceu em Castelo de Vide, por volta de 1500, exerceu clínica na terra natal, no ano de 1526, tendo mais tarde viajado até ao Oriente, onde se notabilizou com o livro de farmacognosia, botânica e antropologia cultural, no qual
descreve os simples e drogas orientais, mas também episódios da vida em Goa, onde viveu – um Tratado quinhentista, reconhecido pelos muitos investigadores que continuam a estudá-lo passados cinco séculos.
“Colóquios dos Simples… “(2019) no Jardim Garcia d'Orta
As esculturas surgiram de diálogos entre a proponente do projeto e presidente da direção da associação Grupo de Amigos de Castelo de Vide, Maria do Carmo Fernandes, e a criadora, Maria Leal da Costa, artista convidada, eborense e residente em Marvão, escolhida pela grande sensibilidade das suas obras. “Colóquios dos Simples… “(2019), uma obra escultórica a visitar no Jardim Garcia de Orta, em Castelo de Vide, representa o livro aberto. Nas duas superfícies rasgam-se desenhos de plantas e frutos estudados pelo naturalista e, entre as duas
grandes páginas em aço ondula uma serpente em mármore branco de Estremoz, símbolo da farmacologia e da medicina.
“Herbário de Garcia de Orta” (2023) no Parque de Esculturas de Marvão
O “Herbário de Garcia de Orta” (2023), no Alentejo Sculpture Park | Parque de Esculturas de Marvão, pretende prestar tributo à personalidade ímpar de Garcia de Orta como botânico, estabelecendo uma ponte de diálogos com a escultura “Colóquios dos Simples”, onde o seu papel de médico e investigador foi realçado. A iconografia, o conhecimento e a fruição dos monumentos em espaços e jardins públicos e privados, numa evocação ao distinto castelo-vidense. © NCV

(subtítulos da responsabilidade da Redação do NCV)

12 de abril de 2020

De Castelo de Vide para o Mundo:
uma prenda de Páscoa…
- site Entre Diálogos já está no ar!

O Entre Diálogos deixa, talvez, o maior desafio para a posteridade: um site. Abrangente, interativo, intuitivo, em permanente construção e que espelha alguns momentos de maior relevo do Projeto Entre Diálogos, ancorado na terra do médico, botânico e ilustre castelovidense Garcia de Orta.
Na passagem dos 450 anos da sua morte, homenageamos esta figura incontornável da história de Castelo de Vide - com projeção no Alentejo, em muitos pontos do país e até além-fronteiras - com uma obra digital versátil, desenhada sob o pulso de Maria do Carmo Fernandes, com o apoio do Grupo de Amigos de Castelo de Vide, da DRCALEN, ao abrigo da pasta do Orçamento Participativo de Portugal, do Ministério da Cultura.

Contributo de Garcia D’Orta para o mundo

Valorizar a efeméride e o contributo de Garcia D’Orta para o mundo, no campo da ciência, com iniciativas como, por exemplo, a leitura dos Colóquios dos Simples, ao mesmo tempo que se faz uma promoção turística desta região do Norte Alentejano, nomeadamente as vilas de Castelo de Vide e Marvão. Mas também com a coleção de postais de Barbara Walraven, a obra de Luísa Ducla Soares, Garcia de Orta- De Castelo de Vide para o Mundo, (também na versão inglesa), o roteiro a jardins, para ver a escultura dos Colóquios dos Simples, de Maria Leal da Costa, a exposição O Naturalismo em Garcia de Orta, onde estiveram presentes trabalhos têxteis de Olga Rego e desenhos de Luís Pedro Cruz, ou ainda o serviço educativo coordenado pela Susana Bicho, junto da Escola Garcia D’Orta.

Repositório dinâmico faz a ponte entre o Oriente e o Ocidente

Este site é o repositório de um vasto conjunto de iniciativas realizadas e que contaram com a colaboração e o envolvimento inestimável de académicos, universidades, comunidade local e empresas. É, igualmente, um elemento dinâmico que faz a ponte entre o Oriente e o Ocidente, fiel à memória e à obra de Garcia D’Orta, onde se cruzam culturas, saberes, cheiros e sabores.

Para descobrir, navegar e explorar...

Tudo isto e muito mais para descobrir, navegar e explorar. Desejamos a todos os utilizadores uma experiência agradável neste nosso site dinâmico, em permanente evolução, e contamos com os contributos de todos para o tornar cada vez melhor.
Marcamos encontro na apresentação do II Volume dos Colóquios na Biblioteca Nacional, em Lisboa, ou na apresentação do Herbário no Parque de Esculturas de Marvão, ambas sine die.

Centro de Interpretação Garcia de Orta

Que este longo trabalho possa vir a ter utilidade para o Centro de Interpretação Garcia de Orta, projeto em curso a cargo da Câmara Municipal de Castelo de Vide, e que abra caminhos a outros diálogos.
Estamos sempre a construir e o conhecimento e a inovação são fatores diferenciadores do nosso trabalho.
Este não é o lançamento que planeámos, mas é o possível neste período em que a pandemia nos obriga a ficar em casa.
A todos os que colaboraram e ajudaram a construir este site e este projeto, muito obrigada.
Visite o site em www.entredialogos.pt
Boa Páscoa a todos!
Maria do Carmo Fernandes Alexandre
Grupo de Amigos de Castelo de Vide
12 de abril de 2020

22 de junho de 2018

Galeria Garcia d'Orta inaugurada hoje: lápide evoca os 450 anos da morte do ilustre castelovidense

Aproveitando a presença em Castelo de Vide da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e do Embaixador de Israel em Portugal, Raphael Gamzou, a Câmara Municipal assinala a passagem dos 450 anos da morte do castelovidense Garcia d'Orta. Num “dia importante para Castelo de Vide” como referiu António Pita nas redes sociais.
De acordo com o programa divulgado, será inaugurada pelas 14:15 horas a “Galeria de Orta” no edifício das antigas termas, na Fonte da Vila, e descerrada uma lápide evocativa dos 450 anos da morte de Garcia d'Orta. 
Segue-se um encontro com os empresários do setor turístico da região (14:30 horas) e uma visita à Sinagoga Medieval (15 horas).
Inauguração de obras de requalificação urbana
De manhã, após a inauguração do empreendimento turístico “Monte da Casada” (ver notícia AQUI), os dois visitantes serão oficialmente recebidos pelas 11:15 horas no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde haverá “palavras de boas vindas” e assinatura do livro de honra, seguindo-se uma “inauguração da requalificação urbana da Carreira de Cima, Carreira de Baixo e Rua Alexandre Herculano, na “Casa do Fura”. 
Centro de Interpretação Garcia de Orta em 2019
O edifício das antigas termas tem vindo desde 2016 a ser alvo de intervenções de manutenção e adaptação para receber o chamado Centro de Interpretação Garcia de Orta (ver notícias AQUI), cuja concretização se consumará apenas em 2019, provavelmente em paralelo com a vizinha “Casa da Inquisição” que ficará instalada no palacete da Rua Rua Nova conhecido como Casa do Morgado.
Recorda-se que o Presidente da Autarquia, António Pita, considera o Centro de Interpretação Garcia d'Orta, lado a lado com a Casa da Cidadania Salgueiro Maia e a rferida Casa da Inquisição como “projetos estruturantes em curso com impacto na requalificação, valorização e diversificação da oferta turística”.
Festival Garcia d'Orta de 29 de Junho a 1 de Julho
Entretanto, a efeméride da morte de Garcia d'Orta está a ser assinalada em Castelo de Vide este ano com base no projeto autónomo “Entre Diálogos” da munícipe Maria do Carmo Fernandes Alexandre, idealizado e preparado desde o final de 2016 e que venceu o Orçamento Participativo 2017 e está agora a ser desenvolvido com base num acordo entre o Grupo de Amigos de Castelo de Vide, de que é presidente, e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo.
A primeira fase desse projeto traduz-se no Festival Garcia d'Orta que se desenrola em Castelo de Vide nos próximos dias 29 e 30 de Junho e 1 de Julho e tem expressão também em Marvão e em Lisboa. © NCV

5 de fevereiro de 2023

Centro de Interpretação Garcia de Orta: teve lugar em Lisboa uma “reunião final de coordenação” do projeto

Fotos © DR/NCV
Teve lugar na passada quinta-feira em Lisboa uma “reunião final de coordenação” do projeto para o futuro Centro de Interpretação Garcia de Orta
Acompanhado pelo arquiteto municipal Luís Pedro Cruz, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, foram ultimados com as equipas de projeto da museografia “os detalhes dos conteúdos, do mobiliário e dos equipamentos a implementar no Centro de Interpretação Garcia de Orta”.
Cronogramas, metas, novas soluções...
De acordo com António Pita, “reapreciaram-se cronogramas e as metas; ponderaram-se novas soluções. Juntámos à mesma mesa a engenharia, a arquitetura, a história, a botânica, a cartografia, porque acreditamos que só assim conseguiremos verdadeiramente reconstruir a vida e obra do nosso príncipe do Renascimento tal como nunca até hoje foi conseguido”.
Uma “excelente equipa”
O autarca sublinhou nas redes sociais que se trata de uma “excelente equipa” e diz sentir “um enorme orgulho poder trabalhar com quem assume tão grandes responsabilidades em projetos culturais nacionais e, simultaneamente, se dedica com total entusiasmo ao grande Garcia de Orta”.
Assim, o desfecho deste trabalho só poderá inequivocamente resultar em mais qualidade para Castelo de Vide.
O Centro de Interpretação Garcia de Orta, cujo processo tem sido bastante longo, será instalado nos edifícios das antigas instalações das termas de Castelo de Vide na Fonte da Vila e ainda não existe ou foi divulgada qualquer data para a sua abertura e inauguração definitiva. © NCV

16 de julho de 2024

Francisco Manso recolhe imagens em Castelo de Vide para documentário de 50’ sobre Garcia d’Orta

Fotos © DR/NCV
A Casa da Inquisição e as instalações do futuro Centro de Interpretação Garcia d’Orta na Fonte da Vila foram palco esta segunda-feira de gravações cinematográficas destinadas a um documentário sobre Garcia d’ Orta
Estas gravações decorreram quer no seu interior quer no exterior e foram acompanhadas pelo realizador Francisco Manso, a quem foi encomendado o trabalho pela Câmara Municipal de Castelo de Vide (ver notícia detalhada AQUI).
Visualização local e canais da RTP
Trata-se de um documentário de cerca de 50 minutos de duração sobre o ilustre médico Garcia de Orta, cristão-novo, do século XVI e natural de Castelo de Vide, que se destina a visualização permanente no futuro Centro de Interpretação Garcia de Orta mas que também será divulgado nos canais televisivos da RTP.
Recorda-se que é intenção do Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide inaugurar ou abrir ao público em meados de Setembro o referido “Centro de Interpretação Garcia de Orta”, ou talvez o Museu Garcia d’Orta (ver notícia AQUI). © NCV

4 de junho de 2021

Professora Teresa Nobre de Carvalho vai ser contratada para elaborar o “Projeto de Curadoria Científica da Exposição Permanente” do Centro Garcia d’Orta

Clicar na imagem para ampliar.
A Professora Doutora Maria Teresa Nobre de Carvalho vai ser contratada por ajuste direto para elaborar o “Projeto de Curadoria Científica da Exposição Permanente para o Centro de Interpretação Garcia de Orta em Castelo de Vide”.
Assim o determina um despacho do Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide datado de 31 de Maio (ver AQUI) que a indica como única entidade a ser consultada para o efeito. O necessário parecer prévio vinculativo foi emitido na mesma data.
O valor-base do respetivo procedimento é de 19 000 euros (Mais IVA)), “tendo em conta o custo resultante de consulta de mercado e que a entidade adjudicante estipulou como valor máximo que aceita pagar”.
No seu despacho António Pita aprova ainda as peças do procedimento, bem como a dispensa da nomeação do júri considerando a verificação dos requisitos da lei, e designa a técnica superior Ângela do Carmo Santana Maximiano como gestora do contrato.
Ausência de recursos próprios do Município
“Para a elaboração do projeto de curadoria científica da Exposição Permanente para o Centro de Interpretação Garcia de Orta, pela sua especificidade, exige uma equipa técnica multidisciplinar, nomeadamente no que diz respeito à curadoria científica de exposição bem como na curadoria científica de catálogo na área da história, arquivo e documentação que os serviços técnicos municipais não dispõem e que inviabilizariam a execução de tal procedimento, pelo que fica deste modo justificada a impossibilidade de satisfação das necessidades por via de recursos próprios do Município, conforme informação dos Serviços Sócio-Culturais”, lê-se também no despacho em apreço.
Professora Teresa Nobre de Carvalho
A Professora Teresa Nobre de Carvalho tem acompanhado nos últimos anos o desenvolvimento do projeto do Centro de Interpretação Garcia d’Orta em Castelo de Vide. Licenciada em agronomia (ISA-Lisboa) tem desenvolvido investigação em História das Ciências, com diversos artigos e livros publicados, nomeadamente sobre a circulação do saber médico-botânico na Europa de Quinhentos e sobre os tratados publicados pelos médicos portugueses no século XVI (Garcia d’Orta, João Fragoso e Cristóvão da Costa) e o seu impacto na ciência quinhentista. © NCV

1 de dezembro de 2020

Câmara Municipal de Castelo de Vide:
Orçamento Municipal para o ano (eleitoral) de 2021 aumenta 36,8% para os 11,1 milhões de euros

Clicar na imagem para ampliar o quadro.
A proposta de Orçamento Municipal para 2021, ano em que haverá eleições autárquicas habitualmente em Outubro, que foi aprovada para ser submetida pela Câmara Municipal de Castelo de Vide à decisão da Assembleia Municipal ascende a 11,103 milhões de euros, mais 2,988 milhões (+36,8%) do que os 8,115 milhões do Orçamento Municipal (inicial) deste ano.
As receitas correntes atingem o montante de 6 256 000 de euros, suportando uma despesa corrente global de 5 922 250 euros, enquanto que as receitas de capital ficam pelos 4 847 000 de euros para uma despesa de capital global de 5 180 750 euros.
A justificaçãoapresentada no documento para o aumento de 2,988 milhões de euros no orçamento relativamente ao ano transato, deve-se, essencialmente a dois fatores: a previsão de um milhão de euros de utilização do empréstimo bancário de 2 milhões entretanto contratado e um acréscimo de 1,22 milhões de euros relativos à “previsão de execução de volumosos investimentos com comparticipação comunitária que se encontram em execução ou prestes a iniciar”.
Capacidade de investimento corrente enfraquecida
“No ano de 2021, o FEF corrente volta a atingir os 90%, promovendo assim, um superavit corrente de 333 750 €, que financiará as despesas de capital em igual montante”, lê-se no documento. “Este facto, assegura desde já a continuidade do cumprimento do princípio do equilíbrio orçamental corrente previsto no RFALEI, mas enfraquece em certa medida a capacidade de investimento, sendo que esta poderá vir a ser significativamente reforçada aquando da aplicação do saldo de gerência do próximo ano que se estima atingir valores semelhantes aos dos anos transatos”.
Concretizar 3 e avançar com 2 obras
Em declarações à agência Lusa imediatamente após a reunião extraordinária do Executivo Municipal, o presidente António Pita sublinhou o facto de este ser o orçamento municipal “mais elevado de sempre”. “É um orçamento histórico por ser de longe o mais elevado de sempre, com mais de 11,1 milhões de euros, graças à receita prevista por via de fundos comunitários”, adiantou.
Três museus
De acordo com o autarca, este orçamento vai permitir concretizar três obras e avançar com outras duas consideradas “fundamentais” para o desenvolvimento do concelho”.
As primeiras obras são o Museu Salgueiro Maia — Casa da Cidadania, a inaugurar no dia 1 de Julho, o Museu Casa da Inquisição e o Centro de Interpretação Garcia d´Orta.
Em 2021, o município alentejano espera inaugurar o Museu Salgueiro Maia — Casa da Cidadania, o Museu Casa da Inquisição (abertura anunciada em Maio) e o Centro de Interpretação Garcia d´Orta que “está previsto abrir durante os meses de verão”
Zona Industrial e SPACE
As outras duas obras “fundamentais” para o desenvolvimento do concelho” são a requalificação da zona industrial que espera ter pronta em Maio e a criação de uma área de acolhimento empresarial (ninho de empresas) que deverá estar acabada em Agosto.
Escola Garcia d’Orta e Centro de Saúde em Póvoa e Meadas
Acrescem para 2021 as obras de requalificação da Escola Garcia d’Orta e a construção da nova extensão do Centro de Saúde em Póvoa e Meadas. © NCV

10 de agosto de 2023

“Visita de cortesia” da Embaixadora da Noruega incluiu Casa da Inquisição e futuro Centro de Interpretação Garcia de Orta

Fotos © CMCV/NCV
Fotos © CMCV/NCV
A Embaixadora da Noruega fez na passada terça-feira uma “visita de cortesia” a Castelo de Vide com o objetivo de conhecer a Casa da Inquisição e o futuro Centro de Interpretação Garcia de Orta co-financiado pelo governo norueguês.
A diplomata foi recebida pelo Presidente da Câmara Municipal, António Pita, acompanhado pelo Presidente da Assembleia Municipal, André Barrigas, e pelos deputados Nuno Calixto, Helena Esteves e João Diogo Carlos.
Segundo António Pita, a Embaixadora da Noruega em Portugal, Tove Bruvik Westberg fez questão de manifestar o seu interesse em visitar oficialmente Castelo de Vide antes de regressar para o Ministério dos Negócios Estrangeiros do seu país, onde irá iniciar novas funções a partir de Setembro após terminar esta sua missão diplomática.
Financiamento através do EEA Grants
A Embaixadora Tove Bruvik estava acompanhada pelo marido e igualmente diplomata Tor Christian Hildan, manifestou o seu particular interesse em conhecer a Casa da Inquisição e o projeto do futuro Centro de Interpretação Garcia de Orta, este último apoiado pelo mecanismo financeiro EEA Grants em que Islândia, Liechtenstein e Noruega apoiaram com cerca de 5 milhões de euros a valorização do património judaico em Portugal, cabendo a Castelo de Vide perto de meio milhão de euros destinado à recuperação do edifício das antigas termas.
“Abertura de Castelo de Vide ao mundo”
Clicar na imagem para ampliar.
“A qualidade de vida, as forte e diversificadas dinâmicas culturais, o património histórico e urbanístico, a abertura de Castelo de Vide ao mundo foram alguns dos temas desenvolvidos e que explicam o cosmopolitismo crescente e o sucesso da afirmação do nosso território nacional e internacionalmente, como aliás foi bem sublinhado pela diplomata”, referiu António Pita nas redes sociais.
Admiradora confessa de Salgueiro Maia
Admiradora confessa de Salgueiro Maia, a diplomata “deixou a promessa de regressar já no próximo ano para viver algumas das comemorações de Abril de 1974 e manifestou a sua admiração pela beleza extraordinária da nossa terra, garantindo que lhe fará a devida publicidade”. Esta sua visita não incluiu no entanto a Casa da Cidadania Salgueiro Maia.
Para Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, “foi um enorme gosto receber e partilhar os resultados do nosso trabalho com a Embaixadora Tove Bruvik que deixou uma gentil mensagem no Livro de Honra do Município a assinalar mais uma passagem pelo nosso concelho”. © NCV

29 de novembro de 2017

Castelo de Vide no encerramento do EEA Grants que financiou o Centro de Interpretação Garcia d'Orta

Castelo de Vide esteve representado ontem em Lisboa na cerimónia de encerramento do EEA Grants, um mecanismo europeu financiado pela Noruega, Luxemburgo e Lichenstein, que apoiou em quatro milhões de euros o projeto "Rotas de Sefarad". 
Na cerimónia, que se realizou no Centro Cultural de Belém e foi presidida pelo ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, marcou presença o Presidente da Câmara Municipal António Pita.
O projeto "Rotas de Sefarad" encerra no final deste ano e envolveu mais de 7 milhões de euros (incluídas as contribuições municipais) com uma execução de 95%. 
Em Castelo de Vide foram financiadas as primeiras obras e o projeto de musealização do futuro Centro de Interpretação Garcia d'Orta no edifício das antigas Termas na Fonte da Vila.
O projeto "Rotas de Sefarad, Valorização da Identidade Judaica Portuguesa no Diálogo de Culturas", foi lançado em Junho de 2014, promovido pela Rede de Judiarias de Portugal com um financiamento assegurado de 4,7 milhões de euros, dos quais 4 milhões do EEA Grants e 705 mil euros do Estado Português, a que se juntaram cerca de 2,5 milhões de euros assegurados pelos municípios. Permitiu preservar a identidade e cultura judaica do país, valorizar o património local e o território e promover o turismo judaico.
Intervenções em todo o país
Foram 17 as intervenções materiais realizadas em todo o país: o Memorial e Centro de Documentação Bragança Sefardita, o Hejal (Centro Paroquial da Nossa Senhora da Vitória no Porto), a Sinagoga de Vila Cova à Coelheira (Vila Nova de Paiva), o Museu Bandarra (Trancoso), o Memorial da Vida de Aristides de Sousa Mendes e a Sinagoga de Malhada Sorda (Almeida), a Casa da História Judaica da Raia Sabugalense (Sabugal), o Museu Judaico (Belmonte), a Casa da Memória Sefardita António Ribeiro Sanches (Penamacor), a Casa da Memória Judaica e dos Cristãos-Novos (Castelo Branco), o Centro de Diálogo Interculturas de Leiria (Leiria), a Sinagoga de Tomar, o Centro de Interpretação Garcia D'Orta (Castelo de Vide), o Story Center dedicado à presença Judaica na Idade Média (Torres Vedras), o Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição (Alenquer), a Musealização do Museu Judaico de Belmonte, a Casa da História Judaica de Elvas e a Casa da Inquisição (Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz). © NCV

6 de maio de 2021

Atelier Afonso Carvalho (Lisboa) vai elaborar projeto museográfico do Centro de Interpretação Garcia de Orta

A elaboração do projeto museográfico para o Centro de Interpretação Garcia de Orta em Castelo de Vide vai ser entregue por ajuste direto ao atelier Afonso Carvalho, com sede em Lisboa, na sequência de um despacho do Presidente da Câmara Municipal de 3 de Maio corrente que determinou a abertura do correspondente procedimento com consulta a esta única entidade.
O mesmo documento fixa em 17 600 euros (mais IVA) o valor-base, “tendo em conta o custo resultante de consulta de mercado e que a entidade adjudicante estipulou como valor máximo que aceita pagar”.
Este despacho aprova ainda as peças do procedimento bem como a dispensa da nomeação do júri e designa para “gestor do contrato” a técnica superior Ângela do Carmo Santana Maximiano. Na mesma data foi emitido o necessário parecer prévio vinculativo favorável à contratação da prestação destes serviços.
Ausência de “recursos próprios” do Município
O Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, apoiado em “informação dos Serviços Financeiros”, sublinha que a “elaboração do projeto museográfico do Centro de Interpretação Garcia de Orta, pela sua especificidade, exige uma equipa técnica multidisciplinar, nomeadamente com técnicos de várias especialidades entre as quais designers, para além de meios informáticos e de desenho que os serviços técnicos municipais não dispõem e que inviabilizariam a execução de tal procedimento, pelo que fica deste modo justificada a impossibilidade de satisfação das necessidades por via de recursos próprios do Município”.
“Por uma arquitetura sustentável”
Sob o lema “por uma arquitetura sustentável”, o atelier Afonso Carvalho assenta numa equipa permanente de 3 arquitetos e 2 colaboradores e apresenta-se como “um gabinete de arquitetura orientado para o estudo e desenvolvimento de projectos de edifícios com baixo impacto ambiental e reduzido consumo energético (ZeroNetEnergy Buildings)”. “Através da marca accert.pt o atelier presta serviços de assessoria para a Certificação Ambiental de Edifícios e projectos no quadro dos sistemas BREEAM (Internacional), SBTools-PT, LiderA e SCE”. © NCV

30 de dezembro de 2021

Obras anteciparam encerramento da exposição “Porta para Goa” no Centro de Interpretação Garcia d’Orta

Foto © NCV (arquivo)
Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
Foi antecipado o encerramento da exposição de fotografia “Porta Para Goa” com trabalhos de Sérgio Santimano que estaria patente até amanhã sexta-feira no espaço do Centro de Interpretação Garcia d’Orta, na Fonte da Vila em Castelo de Vide.  
A justificação, segundo apurou o NCV junto do Presidente da Câmara Municipal, decorreu da necessidade de efetuar “intervenções nalguns pavimentos do Centro de Interpretação Garcia de Orta em virtude dos excessivos níveis de humidade do edifício trazerem problemas à fixação das películas resinosas”. 
“Por esta razão foi temporariamente suspensa a entrada ao edifício” e “brevemente, depois de se encontrar a solução para o problema referido, será tomada uma decisão com os projetistas” adiantou-nos a mesma fonte.
Recorda-se que esta exposição foi uma  iniciativa da responsabilidade da Câmara Municipal de Castelo de Vide em colaboração com o Observatório da Língua Portuguesa e com a Fundação Oriente e tinha sido inaugurada no passado dia 18 de Setembro. 
Dois projetos no espaço das antigas Termas
Quanto ao projeto de musealização do Centro de Interpretação Garcia d'Orta, António Pita referiu ao NCV que "estamos a organizar os conteúdos permanentes e a preparação da abertura definitiva com a equipa de projeto liderada pela professora Teresa Nobre de Carvalho".
Para além desta iniciativa, os edifícios das antigas Termas de Castelo de Vide vão também albergar um projeto de museologia dessas antigas termas, de que está encarregado autoria de António Maia Nabais. © NCV
Foto © NCV (arquivo)

19 de junho de 2024

Plano Municipal de Ação Climática e Apoio Alimentar em Férias Escolares na reunião de hoje da Câmara Municipal de Castelo de Vide

Foto © NCV (arquivo)
Na sua segunda reunião ordinária deste mês de Junho, que se realiza esta manhã pelas 9:30 horas no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Executivo Municipal é chamado a deliberar sobre uma versão preliminar do Plano Municipal de Ação Climática de Castelo de Vide que vai ser colocado em consulta pública, sobre o Programa de Apoio Alimentar em Férias Escolares, sobre um pedido de isenção do pagamento do valor das taxas devidas para operações urbanísticas e vai ainda designar o representante do Município no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide.
Subsídios à Propósito Inadiável e à Sociedade 1º de Dezembro
Por outro lado, os vereadores vão ainda decidir a atribuição de apoio financeiro pontual à Associação Propósito Inadiável, de apoio financeiro regular e permanente à Sociedade Recreativa 1.º de Dezembro e de isenção do pagamento de taxas municipais pela utilização da Piscina Municipal no quadro do projeto "Férias com Açúcar" e ainda um pedido de colaboração da Associação Cultural Recreativa e Desportiva "Pirilampo Sábio".
“Narrativa museológica” do “Centro de Interpretação Garcia d’Orta”
Clicar na imagem para ampliar.
Para além da ratificação de um despacho que concedeu à Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Castelo de Vide a isenção do pagamento de taxas municipais referente aos "Festejo dos Santos Populares 2024" na parada do quartel, a agenda de trabalhos inclui ainda a emisão de pareceres prévios favoráveis a duas aquisições de serviços, um para o desenvolvimento de “Oficinas de Educação Patrimonial e Artística – Férias de Verão 2024 e Férias da Páscoa 2025” e outro para a Elaboração da Narrativa Museológica do ‘Centro de Interpretação Garcia d’Orta, em Castelo de Vide’.
Reabilitação urbana da envolvente do SPACE
Durante a reunião vai ainda ser apresentado à vereação um projeto de reabilitação urbana para “Requalificação Conjunta da Zona Envolvente do SPACE e de Enquadramento Paisagístico do Talude Envolvente ao Bairro da Muralha, em Castelo de Vide”.
De entre os vários assuntos apenas para conhecimento, a ordem do dia publicada inclui uma atualização para o ano de 2025 do Auto de Transferência de Recursos Financeiros(…) do Município de Castelo de Vide para a Freguesia de Póvoa e Meadas”, um protocolo de colaboração técnica e financeira no âmbito do ”Apoio a Projetos previstos em Planos de Cogestão de Áreas Protegidas” e os “Termos de Responsabilidade e Aceitação” da candidatura ao PRR-1º Direito.
Agenda Cultural, Mercado Medieval, visita da APOM e “Verão na Barragem”
Clicar na imagem para ampliar.
No âmbito da Divisão Cultural sobressai uma “Agenda Cultural – 28 de junho a 1 de julho”, o Mercado Medieval “Viver a História/2024” nos dias 29, 30 e 31 de Agosto e 1 de Setembro, a visita de membros da APOM - Associação Portuguesa de Museologia a Castelo de Vide nos dias 29 e 30 de Junho, o “Verão na Barragem” de 6 de Julho a 15 de Setembro e também “Associação dos Herdeiros de Jaime Barata Martins - Ateliê do Mestre Jaime Martins Barata”.
Acordo entre as Redes de Judiarias de Portugal e Espanha
Acrescem a assinatura do Acordo Quadro entre a Rede de Judiarias de Portugal - Rotas de Sefarad e La Red de Juderías de España, o IV Meeting do Dardo - Dia Nacional do Dardo” no dia 23 de Junho, o Encontro Nacional de Jovens – Nadadores da ANIC – Associação de Natação do Interior Centro nos dias 22 e 23 de Junho na Piscina Municipal Descoberta, a V Conferência Infeção e Doenças Infeciosas em Castelo de Vide no dia 29 , o VII Encontro de Pasteleiras e Bicicletas Antigas, e o Convívio Santos Populares no dia 21 de Junho no Parque João José da Luz.
Adoção da mobilidade elétrica e “Hidrogénio Renovável”
Finalmente nos domínios da contratação pública, aprovisionamento e património consta para conhecimento um aditamento ao Contrato de Arrendamento para Fins Habitacionais entre o Município de Castelo de Vide e Maria Dulce Correia Viegas, e protocolos de cooperação no quadro do Projeto Rural MED Mobility - Adoção da mobilidade elétrica em zonas rurais e remotas da zona MED e do projeto Hidrogénio Renovável - Solução para o Armazenamento Flexível e Distribuído de Energia em Comunidades de Energia Renovável SHAREDH2 – SUDOE. © NCV

1 de agosto de 2017

António Pita aprovou por despacho projeto do Centro de Interpretação Garcia d'Orta

Clicar na imagem para ampliar.
De acordo com o teor de um edital, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide aprovou por despacho de 26 de Julho passado o projeto do Centro de Interpretação Garcia d'Orta.
Não foram no entanto tornados públicas quaisquer peças ou documentos sobre este projeto, devendo a decisão ser dada a conhecer na próxima reunião do Executivo Municipal que se realiza amanhã.
Recorda-se que este Centro de Interpretação Garcia d'Orta (ver mais notícias AQUI) será instalado no edifício das antigas Termas de Castelo de Vide, na Fonte da Vila, de acordo com um projeto de musealização ainda desconhecido na sua globalidade.
Projeto custou 40 mil euros
Este projeto de arquitectura (ver notícia AQUI) foi confiado à empresa BeAbstract, que se dedica à “prestação de serviços de arquitetura e engenharia” e tem a sua sede em Lisboa, na sequência da celebração de um contrato por ajuste direto com o Município de Castelo de Vide assinado no início de Junho de 2016 pelo valor de 39 744 euros. Contratualmente, o projeto deveria ter ficado pronto em Outubro de 2016.
Por outro lado, recorda-se que a recuperação do antigo edifício termal para ali instalar um Centro de Interpretação Garcia d'Orta será cofinanciada pelo programa EEA Grant's – Rota de Sefarad – Valorização da Identidade Judaica Portuguesa no Diálogo Interculturas. © NCV

16 de maio de 2016

Começa hoje em Lisboa e decorre até Domingo a Semana de Castelo de Vide na Casa do Alentejo

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
Começa hoje à tarde em Lisboa a já tradicional Semana de Castelo de Vide na Casa do Alentejo que ali decorre até a próximo Domingo dia 22 de Maio.
O concelho de Castelo de Vide estará mais uma vez representado na Casa do Alentejo, constando da programação diária, das 12 às 23 horas a promoção da gastronomia do concelho com workshops e ementa com pratos típicos, artesãos com trabalhos ao vivo, doçaria tradicional e promoção e divulgação de eventos e valores patrimoniais do concelho.
Casa da Cidadania de Salgueiro Maia
Hoje é considerado o Dia do Futuro e pelas 16:30 horas, na Sala Ferreira do Alentejo, será feita uma “Abordagem ao Projeto “Casa da Cidadania de Salgueiro Maia” (ver mais informação AQUI) com a presença do Arquiteto José Filipe Ramalho (autor do projeto de arquitetura), do Professor António Batista Pereira (autor do projeto de musealização) e da Intendente Florbela Carrilho.
Segundo uma nota da Câmara Municipal, “pretende-se efetuar uma discussão sobre a narrativa museológica, conteúdos e programa, bem como sobre questões técnicas do projeto e ainda apresentar as soluções arquitetónicas da adaptação ao espaço físico (Castelo)”.
Dia dos Empresários e Centro de Interpretação Garcia de Orta
Amanhã, terça-feira dia 17 de Maio na ementa estará o ensopado de borrego. Será o Dia dos Empresários. Pelas 17 horas no Páteo, está prevista uma conversa com os empresários Rui Roque sobre “A Cerveja Artesanal Alentejana Barona”, Francisco Caldeira sobre ”A plantação de figueiras da Índia”, Sandra Moreira sobre “A produção de framboesas” e Ana Bonacho sobre “A produção de mirtilos.
Segue-se pelas 19 horas um ateliê de sarapatel e degustação de boleima de maçã
O programa do dia encerra com uma sessão de trabalho sobre “O Centro de Interpretação Garcia de Orta” (ver mais informações AQUI) que está prevista para as 20 horas.
Alhada de cação no Dia da Juventude
Na quarta-feira será o Dia da Juventude, com o já habitual Encontro de Jovens e Associações Juvenis do Concelho no páteo com o objetivo de “partilha de ideias, experiências e convívio entre jovens castelo-videnses”. Na ementa estará a alhada de cação.
Dia do Turismo com almoço–reunião
O Dia do Turismo será na quinta-feira e as atividades começam logo pelas 12:30 horas com um almoço–reunião com hoteleiros, profissionais e agentes turísticos estando presente Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo, e Francisco Caneira Madelino, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Inatel.
“Pretende-se reunir responsáveis do sector e promover uma discussão à volta da atividade turística do Concelho e da região”, sublinha a Câmara Municipal.
Castelo de Vide Cup 2017
Pelas 20 horas, na Biblioteca Victor Paquete, será feita a apresentação dos Torneios Castelo de Vide Cup 2017 (edições da Páscoa e do Verão – ver notícia AQUI).O prato típico na ementa do dia serão as migas com entrecosto
Por outro lado, oo Dia da Fraternidade (6ª feira) o prato típico será a sopa de tomate e o programa inclui uma receção a um grupo de altos quadros da administração pública de Israel e uma abordagem à Judaica – 2016 e 2017
Folclore e música no Dia da Identidade
Finalmente, o sábado dia 21 de Maio (sábado): será o Dia da Identidade. Com o cozido de grão na ementa, a partir das 16 horas, o Rancho Folclórico Nossa Senhora da Alegria, o Grupo de Folclore e Cultura de Póvoa e Meadas, e as Bandas União Artística e da Sociedade Recreativa e Musical de Póvoa e Meadas percorrem a Baixa lisboeta entre o Rossio, o Largo de São Domingos e as Portas de Santo Antão atuando depois nos salões da Casa do Alentejo.
Maiores em Afetos em jeito de remate
O programa termina no Domingo dia 22 de Maio com a presença de um grupo do projeto Maiores em Afetos que se desloca desde Castelo de Vide para o efeito (ver notícia AQUI). © NCV

17 de maio de 2016

Semana de Castelo de Vide na Casa do Alentejo: Dia do Empresário e Centro de Interpretação Garcia de Orta

Clicar na imagem para ampliar.
Continua hoje à tarde em Lisboa a já tradicional Semana de Castelo de Vide na Casa do Alentejo que ali decorre até a próximo Domingo dia 22 de Maio. O concelho de Castelo de Vide está mais uma vez representado na Casa do Alentejo, constando da programação diária, das 12 às 23 horas a promoção da gastronomia do concelho com workshops e ementa com pratos típicos, artesãos com trabalhos ao vivo, doçaria tradicional e promoção e divulgação de eventos e valores patrimoniais do concelho.
Hoje, terça-feira dia 17 de Maio na ementa estará o ensopado de borrego. Será o Dia dos Empresários. Pelas 17 horas no Páteo, está prevista uma conversa com os empresários Rui Roque sobre “A Cerveja Artesanal Alentejana Barona”, Francisco Caldeira sobre ”A plantação de figueiras da Índia”, Sandra Moreira sobre “A produção de framboesas” e Ana Bonacho sobre “A produção de mirtilos.
Segue-se pelas 19 horas um ateliê de sarapatel e degustação de boleima de maçã
O programa do dia encerra com uma sessão de trabalho sobre “O Centro de Interpretação Garcia de Orta” (ver mais informações AQUI) que está prevista para as 20 horas.
Alhada de cação no Dia da Juventude
Na quarta-feira será o Dia da Juventude, com o já habitual Encontro de Jovens e Associações Juvenis do Concelho no páteo com o objetivo de “partilha de ideias, experiências e convívio entre jovens castelo-videnses”. Na ementa estará a alhada de cação.
Dia do Turismo com almoço–reunião
O Dia do Turismo será na quinta-feira e as atividades começam logo pelas 12:30 horas com um almoço–reunião com hoteleiros, profissionais e agentes turísticos estando presente Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo, e Francisco Caneira Madelino, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Inatel.
“Pretende-se reunir responsáveis do sector e promover uma discussão à volta da atividade turística do Concelho e da região”, sublinha a Câmara Municipal.
Castelo de Vide Cup 2017
Pelas 20 horas, na Biblioteca Victor Paquete, será feita a apresentação dos Torneios Castelo de Vide Cup 2017 (edições da Páscoa e do Verão – ver notícia AQUI).O prato típico na ementa do dia serão as migas com entrecosto
Por outro lado, oo Dia da Fraternidade (6ª feira) o prato típico será a sopa de tomate e o programa inclui uma receção a um grupo de altos quadros da administração pública de Israel e uma abordagem à Judaica – 2016 e 2017
Folclore e música no Dia da Identidade
Finalmente, o sábado dia 21 de Maio (sábado): será o Dia da Identidade. Com o cozido de grão na ementa, a partir das 16 horas, o Rancho Folclórico Nossa Senhora da Alegria, o Grupo de Folclore e Cultura de Póvoa e Meadas, e as Bandas União Artística e da Sociedade Recreativa e Musical de Póvoa e Meadas percorrem a Baixa lisboeta entre o Rossio, o Largo de São Domingos e as Portas de Santo Antão atuando depois nos salões da Casa do Alentejo.
Maiores em Afetos em jeito de remate
O programa termina no Domingo dia 22 de Maio com a presença de um grupo do projeto Maiores em Afetos que se desloca desde Castelo de Vide para o efeito (ver notícia AQUI). © NCV

2 de outubro de 2020

Está aberto novo procedimento para a empreitada do “Laboratório – Botica de Garcia de Orta – Edifício C”

Clicar na imagem para ampliar.
Por despacho datado de dia 29 de Setembro, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita determinou que se proceda à abertura de um novo procedimento, com vista à execução da empreitada de “Laboratório – Botica de Garcia de Orta – Edifício C”, consultando-se para o efeito as seguintes empresas: WR Engenharia e Construções Lda., com sede no Cerejal, Vila Velha de Rodão, António Sousa Baltazar e Filhos, Lda., com sede em Escalos de Cima, Castelo Branco, e Américo Rolo Construções, Lda., com sede em Proença a Nova, Castelo Branco.
Este “Laboratório – Botica de Garcia de Orta – Edifício C” vai integrar o futuro Centro de Interpretação Garcia d’Orta que está projetado para as antigas instalações das Termas de Castelo de Vide na Fonte da Vila.
Procedimento estava aberto desde 25 de Junho
Desconhecem-se as razões pelas quais foi aberto este novo procedimeto uma vez que, como o NCV noticiou, se encontrava em curso desde 25 de Junho passado um procedimento, com vista à execução da empreitada deste “Laboratório – Botica de Garcia de Orta – Edifício C”, consultando-se precisamente aquelas mesmas três empresa igualmente por determinação do Presidente da Câmara Municipal.
Adquiridos conteúdos digitais por ajuste direto
Entretanto, em Agosto passado, a Câmara Municipal de Castelo de Vide adquiriu por ajuste direto e pelo valor de 10 mil euros os “Conteúdos em Formato Digital das Obras que formam a Coleção de Estudos Judaicos, editadas pelo Laboratório de Estudos Judaicos (LEJ-ISCSP) e publicadas até Agosto de 2020“.
O despacho presidencial adianta apenas que a aquisição é concretizada no âmbito da candidatura “ALT20-08-2114-FEDER-000263 – Laboratório Botica Garcia De Orta”. © NCV

7 de setembro de 2020

Câmara Municipal compra por 10 mil euros conteúdos digitais para Laboratório Botica Garcia D’Orta

Clicar na imagem para ampliar.
Clicar na imagem para ampliar o documento.
A Câmara Municipal de Castelo de Vide vai adquirir por 10 mil euros os “Conteúdos em Formato Digital das Obras que formam a Coleção de Estudos Judaicos, editadas pelo Laboratório de Estudos Judaicos (LEJ-ISCSP) e publicadas até Agosto de 2020“.
Para tal o Presidente da Câmara Municipal, António Pita, determinou por despacho de 31 de Agosto passado a abertura do necessário procedimento por ajuste direto que será efetuado a Nuno Gonçalo Pereira Borrego, com residência em Barbacena, editor de edições daquele departamento do ISCSP.
O despacho presidencial adianta apenas que a aquisição é concretizada no âmbito da candidatura “ALT20-08-2114-FEDER-000263 – Laboratório Botica Garcia De Orta”.
O Laboratório de Estudos Judaicos (LEJ) do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa publicou, entre outros, em Fevereiro de 2018 a obra “,Judeus de Castelo de Vide” (2 volumes), da autoria de Luís Projecto Calhau (ver notícias AQUI) na sua coleção de Estudos Judaicos. É coordenado por António Sousa Lara e por Marina Mendes de Almeida Cunha Pignatelli.

Laboratório – Botica de Garcia de Orta
Foi aberto e encontra-se em curso desde 25 de Junho passado um procedimento, com vista à execução da empreitada deste “Laboratório – Botica de Garcia de Orta – Edifício C”, consultando-se para o efeito as empresas WR Engenharia e Construções Lda Cerejal, Vila Velha de Rodão) , António Sousa Baltazar e Filhos, Lda (Escalos de Cima, Castelo Branco) e Américo Rolo Construções, Lda (Proença a Nova, Castelo Branco).
O “Laboratório – Botica de Garcia de Orta – Edifício C” vai integrar o futuro Centro de Interpretação Garcia d’Orta que está projetado para as antigas instalações das Termas de Castelo de Vide na Fonte da Vila. © NCV