14 de outubro de 2019

António Pita designou Nuno Calixto como vice-presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide com efeitos a partir de hoje dia 14 de Outubro

O vereador em regime de permanência Nuno Filipe Batista Calixto foi designado vice-presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, com efeito a partir de hoje dia 14 de Outubro, por despacho do Presidente António Pita.
O referido despacho (3228) foi exarado ao início da tarde do passa do dia 11 de Outubro e será presente para conhecimento na próxima reunião do Executivo Municipal na próxima quarta-feira. 
Para além dos considerandos legais, o documento sublinha ainda que ao novo vice-presidente “cabe a substituição do Presidente da Câmara Municipal nas suas faltas e impedimentos”.
António Pita preteriu assim como vice-presidente o também vereador em regime de permanência (a tempo inteiro) António José Miranda, que retomou no passado dia 10 de Outubro (véspera do despacho) as suas funções de vereador a tempo inteiro, cujo mandato esteve suspenso a seu pedido expresso durante a campanha eleitoral para a Assembleia da República pelo período de 45 dias, entre 26 de Agosto e 9 de Outubro.
Recorda-se que o também presidente da Comissão Política Distrital do PSD encabeçou por convite de Rui Rio a lista de candidatos do PSD à Assembleia da República pelo distrito de Portalegre, mas não conseguiu ser eleito por uma margem de cerca de 11 mil votos.
No rescaldo das Eleições Legislativas deste mês António Pita utilizou as redes sociais para felicitar os munícipes eleitores e o PS e os seus 2 candidatos eleitos, deixando uma saudação com particular destaque para o candidato António José Miranda, um castelo-vidense que pela primeira vez encabeçou a lista de deputados pelo círculo de Portalegre” (ver notícia AQUI).
Revogadas as delegações de competências e a nomeação anterior
Como o NCV noticiou, durante a suspensão do mandato do líder distrital do PSD, já António Pita tinha determinado por despacho de 4 de Setembro passado a revogação dos atos de delegação e delegação de competências no vice-presidente da Câmara Municipal, António José Miranda (ver notícia AQUI). E esta revogação geral abrangeu também o despacho “Delegação da Presidência do Conselho Local de Ação Social do Concelho de Castelo de Vide”, datado de 28 de Dezembro de 2017, e também o Despacho de “Nomeação do Vice-Presidente” de 14 de Outubro de 2017.
Nuno Calixto com novos pelouros
Na mesma data, António Pita decidiu atribuir ao vereador em regime de permanência, Nuno Filipe Batista Calixto, as áreas funcionais (pelouros) da “cidadania e saúde” e do "associativismo e coletividades” que eram pastas atribuídas ao Vice-presidente da Câmara Municipal, António José Miranda (ver notícia AQUI). 
Pelouros para António José Miranda?
Aguarda-se agora a decisão de António Pita sobre a eventual atribuição ou não de alguns pelouros ou delegações ou sub-delegações de algumas competências (e sua aceitação) pelo agora apenas vereador em regime de permanência António José Miranda.
Quem é Nuno Calixto
Natural de Castelo de Vide, onde nasceu a 12 de Março de 1973, Nuno Calixto foi Secretário e Presidente de Junta de Freguesia de Santa Maria da Devesa, secretário da Direção da Associação dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide, a cuja corporação pertence como bombeiro de 3ª classe, e desempenhou ainda funções como responsável pela Biblioteca Municipal Laranjo Coelho, e trabalhou no Gabinete Técnico Florestal. © NCV

Sem comentários: