5 de novembro de 2020

“Carta imaginária” de Garcia d’Orta de que “foi escrivão João Alves Dias” assinala data do “imprimatur” dos “Colóquios dos Simples

Clicar na imagem para ampliar.
Edição Fac Simile dos "Colóquios dos Simples"
Foi a 5 de Novembro de 1562 que Garcia d’Orta viu autorizada pelo Conde Vice-Rei a publicação em Goa do seu livro “Colóquios dos Simples…”.
Assinalando essa data o projeto “Entre Diálogos” deu hoje à estampa (ver AQUI) uma interessante “Carta imaginária escrita por Garcia de Orta aos seus colaboradores e amigos, informando-os do recebimento do privilégio, assinado pelo Conde Vice-rei, em Goa, a 5 de novembro de 1562, de como só os impressores por ele autorizados poderiam imprimir a nova obra que se estava aprontando na tipografia de Iohanne de Emden, sobre os simples e as drogas orientais utilizados em mezinhas e outras coisas curiosas” de que “foi escrivão João Alves Dias”.
O Professor João Alves Dias é o autor do livro “Diálogos com os Colóquios”, que estará disponível até ao Natal, e que complementa a recente edição fac simile da obra “Colóquios dos Simples” desenvolvida no âmbito daquele projeto sob a responsabilidade e em articulação com a Biblioteca Nacional de Portugal.
O projeto “Entre Diálogos” nasceu e desenrolou-se nos últimos 3 anos para assinalar os 450 anos da morte de Garcia d’Orta, apoiado pelo Orçamento Participativo Portugal e promovido pelo Grupo de Amigos de Castelo de Vide e pela sua presidente Maria do Carmo Alexandre. © NCV
“Diálogos com os Colóquios”, de João Alves Dias.

Sem comentários: