10 de novembro de 2020

Quinzena Eno-Gastronómica até 6 de Dezembro em 13 restaurantes do concelho de Portalegre

A Câmara Municipal de Portalegre comemorou este ano o Dia Mundial do Enoturismo (8 de Novembro), com a organização de uma Quinzena Eno-Gastronómica, que está a decorrer até ao próximo dia 6 de Dezembro, com o objetivo de divulgar os estabelecimentos de restauração do concelho e de os incentivar a terem, nas suas ementas, os excelentes Vinhos de Portalegre.
O carácter único das vinhas velhas da Serra de S. Mamede
A este desafio, responderam positivamente 13 restaurantes (11 da cidade e 2 de freguesias rurais), onde poderão ser degustados os sabores tradicionais da região, acompanhados na ementa dos mais variados néctares, provenientes de 8 das adegas de Portalegre: brancos, tintos e reserva, que ilustram o carácter único das vinhas velhas da Serra de S. Mamede.
Entre as deliciosas entradas, sopas e pratos principais oferecidos nesta quinzena aos comensais, destacam-se as linguiças, farinheiras e presuntos da região, as tradicionais sopas de Cachola e de Tomate com Toucinho Frito e, para o prato principal, as inevitáveis Migas à Alentejana com carnes fritas, o Pernil no Forno, o Ensopado de Borrego, os Nacos de Vitela em molho tinto, o Cachaço Assado no Forno com Castanhas, o Lombelo de Touro Bravo e muitos outros pratos de fazer crescer água na boca.
Gastronomia e vinhos
Esta quinzena é uma oportunidade para, em plena segurança e cumprindo todas as recomendações emanadas pelas autoridades de saúde, se poder desfrutar de dois dos patrimónios imateriais mais ricos de Portalegre: a gastronomia, única, saborosa e com o caráter milenar dos seus pratos especiais, e os seus vinhos, diversos e com o sabor resultante das castas que crescem e desabrocham no nosso “terroir” muito especial.
Tour Enoturístico de Portalegre
A comemoração do Dia Mundial do Enoturismo engloba também este ano a criação do Tour Enoturístico de Portalegre, disponível na aplicação Izi Travel, (AQUI), onde será possível conhecer, ao pormenor, as 17 adegas do concelho e toda a originalidade e o caráter único dos vinhos da nossa região; e ainda a publicação ao longo das próximas semanas, nas redes sociais do Município, de pequenos filmes promocionais das adegas de Portalegre. © NCV
Clicar na imagem para ampliar.

Sem comentários: