A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, juntamente com um conjunto alargado de parceiros, está a realizar uma Academia de Liderança Colaborativa abrangendo todos os municípios do território. Desenvolvida pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV), a iniciativa está integrada numa candidatura da CIMAA sobre “Rede para a promoção da qualificação e do conhecimento no Alto Alentejo”.
A Academia de Liderança Colaborativa tem o objetivo de ir ao encontro da necessidade de uma nova cultura de pontes entre instituições públicas e privadas, que saiba responder aos desafios cada vez maiores que enfrentaremos no futuro próximo.
A ideia de “Governação Integrada” corresponde a um desafio que importa concretizar através de aprendizagens e iniciativas partilhadas dentro do espírito da colaboração, da partilha de recursos e de parcerias estratégicas.
Três eixos fundamentais
Esta formação está alicerçada em três eixos fundamentais, que serão desenvolvidos ao longo de 12 sessões: Competências de Líderes Colaborativos (Autoconhecimento, Autoconfiança, Resiliência, Empatia e Serviço); Fatores Críticos de Sucesso (Matriz GovInt & construção de confiança; liderança; participação; comunicação; avaliação) e Complexidade e Colaboração (Problemas sociais complexos; Governação integrada & colaboração).
12 sessões até Fevereiro de 2022
Será dinamizada uma Academia de Liderança Colaborativa com periodicidade mensal, entre novembro de 2020 e fevereiro de 2022, abrangendo as 12 sessões todos os municípios do Alto Alentejo: Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.
Concretizada numa parceria envolvendo a CIMAA, Universidade de Évora, CIMAC, CIMBAL, ADRAL, PACT e CCDR Alentejo, a Academia de Liderança Colaborativa pretende ser um espaço de aprendizagem sobre colaboração onde se desenvolvem as competências de líderes colaborativos.
Para este projeto, o objetivo da CIMAA é a atualização das cartas educativas a nível intermunicipal, assim como a execução de um “Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Alto Alentejo”.
Sendo também um espaço de capacitação da Rede EDU, incluindo agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, o programa da academia é destinado aos dirigentes e técnicos das várias instituições de base local, regional ou nacional que têm intervenção no território. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário