18 de abril de 2021

"O Maior Património são as Pessoas":
Grupo de Amigos de Castelo de Vide
presta homenagem à empresária Maria Nunes
no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
Filme sobre o Património edificado, construído, natural, com referências a sítios, destacando a importância das pessoas que são a ligação e a alma desse património, que merece ser contemplado, homenageando em simultâneo Maria Nunes Garraio Serra, a mais antiga comerciante do concelho, com 70 anos de atividade comercial, prestes a celebrar os seus 90 anos de vida, estando atualmente ainda no ativo.
Da Casa Lenita à Retrosaria Maria Nunes
Maria Nunes Garraio Serra nasceu no concelho de Marvão, na localidade da Escusa, e este ano completa 90 anos. Fez os estudos básicos na Escola Primária de Castelo de Vide. Apesar da distinção das notas, não prosseguiu os estudos, por falta de posses. Foi para a Mestra Maria José aprender a coser calças de homem e fatos por medida.
Casa-se em Castelo de Vide com Teodoro Vaqueiro Alexandre, comerciante que tinha uma drogaria na Rua Bartolomeu Álvares da Santa. É mãe de três filhos, a quem dedica toda a atenção.
Mas cedo enviúva e vê-se na contingência de ir trabalhar para sustento da família. Vai para a Empresa das Águas Alcalinas Medicinais de Castelo de Vide.
Faz depois a sua experiência de lojista na Casa Lenita, com o Sr. Oliveira, natural de Belver-Gavião, uma loja de retrosaria, botões, linhas, malhas e miudezas. O Senhor Oliveira passou o ramo de negócio ao Sr. Mata que acaba também por deixar a atividade. Torna-se, então, proprietária, ao invés de lhe pagarem a indemnização foi-lhe proposta a compra do trespasse.
Deixa nessa altura de ser a Casa Lenita para ser a Retrosaria Maria Nunes.

Sem comentários: