1 de maio de 2021

Reabrem hoje as fronteiras terrestres com Espanha (Galegos - Porto Roque e barragem de Cedillo)


A fronteira terrestre entre Portugal e Espanha reabre hoje, sábado, dia 1 de maio. A decisão foi anunciada pelo Primeiro-Ministro António Costa na passada quinta-feira no final do Conselho de Ministros.
A partir de hoje já será possível assim circular pela fronteira de Galegos - Porto Roque (EN246-1 - N521), assim como pelo Caminho Municipal entre os Galegos e La Fontañera. E durante o fim-de-semana entre Montalvão e Cedillo, através da barragem do mesmo nome.
“Retoma dos projetos de cooperação transfronteiriça”
Segundo uma nota da Câmara Municipal de Marvão, “espera-se, com esta medida, que a partir de dia 1 de Maio se possa dar início ao processo de desconfinamento tão ansiado pelas populações deste território raiano, que permita a dinamização da sua economia local e a retoma dos projetos de cooperação transfronteiriça”, nomeadamente entre Marvão e Valencia de Alcántara.
Fronteiras encerradas há 3 meses
As fronteiras entre os dois países estão encerradas há 3 meses, desde as zero do dia 31 de Janeiro, numa medida excecional e temporária enquadrada no combate à pandemia de Covid-19, sendo apenas permitida a circulação nos 18 pontos de passagem autorizados (PPA), limitada ao transporte internacional de mercadorias, de trabalhadores transfronteiriços e de caráter sazonal devidamente documentados, e de veículos de emergência e socorro e serviço de urgência. © NCV

Sem comentários: