11 de novembro de 2006

Estudos sobre Castelo de Vide e Marvão divulgados em Congresso em Santiago de Alcântara

A vizinha localidade espanhola de Santiago de Alcântara será palco nos dias 11 e 12 de Novembro do I Congreso de Marcadores Gráficos y Constructores de Megalitos en el Tajo Internacional, durante o qual deverão ser conhecidas em primeira mão conclusões de vários estudos históricos respeitantes a Castelo de Vide e Marvão, bem como a Valência de Alcântara, Cedillo, Alcântara, e Herrera de Alcântara.

Organizado pelo Município local e com a colaboração do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças da Junta da Extremadura, o Congresso reúne especialistas em megalitismo de ambos lados da raia lusa-espanhola e será dirigido por Primitiva Bueno Ramírez, Catedrática de Pré-História da Universidade de Alcalá de Henares, tendo como principais destinatários professores do Ensino Secundário, estudantes e historiadores e interessados em assuntos e temas de história.

O objectivo principal da iniciativa é, segundo Cândido Flores, Agente de Desenvolvimento Local de Santiago de Alcântara, a difusão dos trabalhos dos últimos anos em campanhas arqueológicas que permitiram recuperar as importantes pinturas rupestres das grutas de El Buraco e La Grajera, que datam do ano 2.000 AC.. Aliás, durante os trabalhos espera-se seja apresentado o livro "Recuperación Patrimonial de Arte Prehistórico: Los abrigos de El Buraco y La Grajera, de Santiago de Alcántara", obra que será publicada muito brevemente. NCV

Sem comentários: