7 de março de 2007

Tecnifar traz Solidariedade Médica e Social
a Castelo de Vide de 22 a 25 de Maio

Decorrerá em Castelo de Vide entre 22 e 25 de Maio próximo uma acção de Solidariedade Médica e Social, um projecto de voluntariado promovido pelo laboratório farmacêutico Tecnifar, cuja primeira acção deste ano se iniciou em Setúbal e continuará, em Abril, em Figueira de Castelo Rodrigo. Recorda-se que accionistas da Tecnifar (a família Chaves Costa) estão ligados familiarmente a Castelo de Vide.
A acção de voluntariado a desenvolver inclui consultas médicas, estudo da função respiratória, rastreio da visão, acções de planeamento familiar, avaliações nutricionais, medições de tensão arterial, glicemia, colesterol e triglicéridos, e é habitualmente aberta à população no último dia.

«Pelo Melhor de Cada Um»

«Pelo Melhor de Cada Um» é o lema da acção de voluntariado médico promovida pelo laboratório farmacêutico Tecninfar, com a colaboração de algumas dezenas de voluntários, entre médicos, enfermeiros e técnicos de saúde, na sequência dos contactos previamente estabelecidos com as escolas, o Centro de Saúde e a Câmara Municipal, com o objectivo de colmatar necessidades específicas de algumas populações com necessidades específicas na área da saúde, por razões económicas ou geográficas.

Prevenção, rastreio e diagnóstico

Segundo Amélia Pereira Coutinho, directora do projecto, o objectivo desta iniciativa é promover acções de prevenção, rastreio e diagnóstico, para dar respostas a necessidades específicas de algumas populações, mas sempre numa perspectiva de «complementaridade» do trabalho desenvolvido pelas instituições locais.

O Projecto Solidariedade Médica e social conta com a colaboração da Escola Superior de Tecnologia da saúde de Lisboa, Escola Superior de Saúde de Leiria, Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com cancro da Mama, Associação para o Planeamento da Família, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesias e diversas empresas.

O ano passado, o SMS levou cuidados básicos de saúde a cerca de 3.600 pessoas e efectuou mais de 6.900 rastreios nas regiões dos Açores (Ponta Delgada), Alentejo (Mértola) e Beira Alta (Sabugal). © NCV


Ver mais informações sobre o projecto AQUI.

Sem comentários: