3 de março de 2007

Valência de Alcântara já tem
o seu Centro de Interpretação














Valência de Alcântara já tem o seu Centro de Interpretação. Desde o dia 23 de Fevereiro. Instalado numa casa solarenga e brasonada que foi reabilitada numa rua do Bairro Gótico Judaico, o novo espaço museológico recolhe de forma inovadora vários blocos temáticos que explicam ao visitante a história e a cultura de Valência de Alcântara.

Cada uma das salas destaca aspectos pontuais da história local como o Conjunto Dolménico, a herança romana, a Ordem de Alcântara, a celebração do Casamento Real, a concórdia entre as três culturas, a construção da linha férrea entre Madrid e Lisboa, ou a cultura popular.

O Presidente do Ayuntamiento, José Manuel Acuña, referiu que o Centro de Interpretação será “um centro vivo, onde os investigadores possam através de mostras, projecções e outros elementos expositivos, evidenciar novos aspectos do passado de Valência de Alcântara”.

O autarca destacou a importância deste Centro para o impulso cultural e patrimonial da localidade, o trabalho informativo junto dos habitantes da localidade e uma actividade necessária para o desenvolvimento turístico da zona, sendo a ponta de lança para futuros visitantes ao centro histórico já que nas suas dependências ficará situada a Oficina Local de Turismo. © NCV


Na foto, um aspecto da inauguração do Centro de Interpretação de Valência de Alcântara.

Sem comentários: