28 de abril de 2007

António Costa apresenta em Portalegre dispositivos de combate aos incêndios florestais

O ministro de Estado e da Administração Interna, António Costa, vai estar este sábado em Portalegre e Évora para presidir à apresentação dos dispositivos distritais de combate aos incêndios florestais. Em Portalegre a cerimónia tem início marcado para as 18 horas, na Avenida do Movimento das Forças Armadas. De Portalegre o ministro segue depois para Évora, onde o acto público tem início às nove e meia da noite, na Praça do Giraldo.

Como já aconteceu no ano passado, António Costa está a percorrer todos os distritos do País, em sessões de apresentação do dispositivo operacional em cada um deles. A primeira etapa do dispositivo nacional de combate aos incêndios florestais é a Fase Bravo, que se estenderá entre 15 de Maio e 30 de Junho. Seguir-se-á a Fase Charlie, com início a 1 de Julho e prolongando-se até 30 de Setembro.

Durante a segunda e mais importante fase vão estar no terreno, no total do País, cerca de nove mil homens e mulheres. Deste dispositivo fazem parte milhares de bombeiros, militares da GNR, sapadores das mais diversas origens e equipas do INEM, entre outras. Cada distrito do continente vai contar com um dispositivo próprio para acorrer aos incêndios, não apenas dentro da sua área de influência mas também onde for necessário.
Mourato Nunes encerrou Curso de Formação
Entretanto, o Comandante Geral da Guarda Nacional Republicana, tenente-coronel Mourato Nunes, presidiu na capital de distrito à cerimónia do fim do segundo curso de formação do Grupo de Primeira Intervenção a Incêndios Florestais da GNR (GPI), ministrado na Escola Prática de Portalegre.
Este curso foi ministrado a 198 militares, juntando-se aos 352 formados no primeiro curso, que irão actuar em oito distritos na próxima época de incêndios florestais, tendo o Governador Civil, Jaime Estorninho, estado presente nas cerimónias.
© NCV


Sem comentários: