A próxima fase da Agenda 21 Local de Castelo de Vide “passará pela realização de Fóruns Temáticos” para cada um dos cinco vectores estratégicos “constituídos pelos “actores” que mais saibam sobre cada um desses temas” ou que tenham mais interesse neles, segundo divulgou a direcção executiva do projecto em comunicado de imprensa.
Nesses fóruns, cujas datas ainda não foram tornadas públicas, “irão ser trabalhadas propostas de Projectos para cada Vector”, incluindo as que foram apresentadas na fase das entrevistas.
A Equipa de Trabalho do Projecto (AMNA, Câmara Municipal e FCT/UNL) programou a realização de entrevistas individuais a “actores locais” do concelho/região devidamente enquadradas por cada um dos 5 Vectores de Desenvolvimento definidos. Entrevistas a “actores locais”
As entrevistas foram realizadas entre os meses de Março e Abril. Os actores locais contactados foram: Jacinto Guerreiro (Sol e Serra Golf Hotel), Carolino Tapadejo (ADT-NA - Associação para o Desenvolvimento Turístico do Norte Alentejano), José Manuel Pires (Restaurante D. Pedro V), Manuel Janeiro (Café Oásis), José Eduardo Fragoso (Sociedade Agrícola do Nordeste Alentejano, Lda), Alexandre Cordeiro (Notícias de Castelo de Vide), Susana Moura (Arquitecta Paisagista), Hermelinda Carlos (Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre),
“Este é um método de participação tradicional que gera um bom leque de informação”. “Em regra numa entrevista individual os actores estão mais à vontade para expressarem as suas opiniões do que se estiverem em grupo”.
“Foram colocadas questões sobre qual a visão do desenvolvimento desejado para Castelo de Vide, os principais problemas e as grandes potencialidades do concelho, os projectos mais importantes para o seu desenvolvimento e a identificação de actores locais mais relevantes para ajudar a concretizar cada um desses projectos”.
5 Desafios Prioritários
Recorda-se que o I Fórum de Participação da Agenda 21 Local de Castelo de Vide, foi realizado no dia 22 de Janeiro de 2007 e nele estiveram presentes cerca de 60 participantes de diferentes grupos de cidadãos, empresários, associações, autarcas e quadros técnicos da Administração Local, que votaram em plenário os 5 Desafios Prioritários ao Desenvolvimento do Concelho: o Turismo, o Marketing e a Imagem Territorial do Concelho, a Educação, Formação e Qualificação das Pessoas para a Vida Activa no Concelho, o Apoio ao tecido Empresarial e Melhorar a Competitividade do Território do Concelho e o Ordenamento territorial. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário