20 de maio de 2007

GAO defende manutenção da cultura portuguesa em Olivença 206 anos depois da ocupação

"Em 20 de Maio de 1801 - vão passados 206 anos! - Olivença foi tomada pelo exército espanhol” – recorda o Grupo de Amigos de Olivença em comunicado. "A nobre, leal e notável vila de Olivença encontra-se, desde então, sequestrada pelo país vizinho” - sublinham.
“Sustentando publicamente a posição político-diplomática e o direito constituído do nosso país (Olivença é, “de jure”, território de Portugal, não obstante encontrar-se, de facto, sob administração espanhola), o Grupo dos Amigos de Olivença vem pugnando, há largas dezenas de anos, pela discussão e resolução da Questão de Olivença, com a natural retrocessão do território a Portugal”.
“Percebendo a delicadeza que a Questão de Olivença apresenta no relacionamento peninsular, esta Associação entende que só a assunção frontal, pública e desinibida do diferendo pelo Estado português, colocando-o na agenda diplomática luso-espanhola, permitirá ultrapassá-lo e resolvê-lo com Justiça”.
“Pedindo às Autoridades nacionais que tomem as medidas necessárias para a manutenção da Cultura Portuguesa em Olivença, esta Associação exorta os portugueses, detentores da Soberania Nacional, a sustentarem e defenderam uma Olivença portuguesa, repudiando dois séculos de alheamento e dando satisfação à História, à Cultura, ao Direito e à Moral” – refere o texto da Direcção do Grupio de Amigos de Olivença.
© NCV

Sem comentários: