O Corpo de Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide está mais uma vez envolvido no dispositivo nacional de combate aos incêndios florestais.
As actividades tiveram início no primeiro dia da designada fase Bravo. Assim, desde 15 de Maio, que está activa em Castelo de Vide uma ECIN -Equipa de Combate a Incêndios.
A ECIN em causa é formada por cinco homens, que vão sendo revezados por turnos, e por um veículo vocacionado para o combate a fogos florestais, no caso um carro já com alguns anos mas acabado de ser beneficiado.
A um de Julho, quando começa a fase Charlie que se estende até ao fim de Setembro, vai continuar a funcionar no quartel a referida ECIN.
E de salientar que logo no primeiro dia em que esta equipa foi estreada logo teve de intervir em dois incêndios rurais, felizmente de pequena monta.
Em primeira mão poderemos informar que em Castelo de Vide poderá ser accionado também nos dias mais problemáticos um GAP - Grupo de Apoio Permanente.
Este GAP, com uma guarnição de dois Bombeiros, no entanto só irá arrancar caso os Bombeiros locais consigam ter ao seu serviço um autotanque. Ao que sabemos, neste momento os Bombeiros estão a fazer diversas prospecções para a compra de um veículo pesado em boas condições e possuidor de uma cisterna com um volume na ordem dos 18 mil litros, para o transporte de água. Apoios para esta aquisição tudo indica haver já alguns, nomeadamente por parte das Autarquias Locais do Concelho.
Recorde-se que este Corpo de Bombeiros já possuiu um camião cisterna que, infelizmente, viria a ficar inoperacional, vai para seis anos, devido a um aluimento de terras no local onde acabava de estacionar. E desde essa altura que os Voluntários sonham com um outro autotanque que talvez agora se torne realidade. © JRR/NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário