27 de maio de 2007

Pescadores desportivos acusam de ilegalidade
a recente realização da Mega Sopa de Peixe do Rio
e condenam “apoio institucional” autárquico

Não tem sido nada pacífica entre os pescadores desportivos nacionais a recente realização da Mega Sopa de Peixe do Rio em Castelo de Vide de que tiveram conhecimento pela imprensa.
Círculos ligados à pesca desportiva acusam a Autarquia de ter organizado e apoiado um evento ilegal, dando um mau exemplo público, e as autoridades competentes de nada terem feito para evitar a situação. A situação já deverá ser do conhecimento dos organizadores e dos responsáveis autárquicos, mas estes ainda não se explicaram publicamente.
Defeso de 15 de Março até 31 de Maio
De facto, o dia 1 de Maio está ainda dentro do chamado período de “defeso” (15 de Março a 31 de Maio) em que é proibido não apenas pescar espécies como o achigan, a carpa, o barbo, a boga e a tenca mas igualmente “não podem ser postas à venda, compradas, transportadas, retidas ou servidas em hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos congéneres quaisquer espécies cuja pesca estiver proibida ou em período de defeso”, como reza o artigo 32ª da versão actual da Lei Geral da Pesca em Águas Interiores de 1962 (ver AQUI).
Em diversos sites da comunidade nacional de pescadores desportivos (ver exemplos AQUI e AQUI) são condenados de várias formas e com diversos argumentos a realização da Mega Sopa de Peixe do Rio naquela data mas também o “apoio institucional” a uma clara violação flagrante da Lei”. © NCV

Sem comentários: