27 de maio de 2007

Centro Internacional de Formação Avançada da Universidade de Évora será instalado no Convento de São Francisco

Castelo de Vide vai passar a dispor de um Centro Internacional de Formação Avançada da Universidade de Évora e vai igualmente passar a albergar a sede administrativa do Núcleo Museológico da Ammaia ligado àquela Universidade alentejana.
De facto, a Fundação de Nossa Senhora da Esperança de Castelo de Vide vai assinar um protocolo com a Universidade de Évora visando a “gestão partilhada” do edifício do Convento de São Francisco. A cerimónia de assinatura está já marcada para o próximo dia 31 de Maio, pelas 11 horas da manha, no Salão Nobre desta instituição local.
Pólo da Universidade de Évora

O novo Centro de Formação constituirá um pólo da Universidade de Évora, dotado de competências pedagógicas para a realização de seminários, “workshops”, pós-graduações e mestrados e também acções de formação profissional que proporcionam equivalência ao 12º ano e escolaridade.
Segundo o NCV apurou, o protocolo prevê ainda que as instalações sejam também utilizadas para outras manifestações de natureza educacional e para acções de divulgação. Por outro lado, está prevista a candidatura a fundos europeus para obras de manutenção e adaptação, nomeadamente para o mais urgente projecto de conserto do telhado, orçado em mais de cem mil euros.
Localização e infra-estruturas
Com este acordo entre a Fundação de Nossa Senhora da Esperança e a Universidade pública alentejana - que poderá ser alargado no futuro a outras entidades - ficam assim certamente prejudicadas e sem efeito as iniciativas anteriores junto de outras instituições semelhantes do sector privado (ver notícia anterior AQUI).
Para a decisão e para a celeridade do processo terão pesado não somente as infra-estruturas de acolhimento e também a localização geográfica de Castelo de Vide, uma vez que um dos objectivos do projecto é responder aos desafios da cooperação transfronteiriça e voltar-se para o vizinho mercado espanhol.
Criação da Liga de Amigos

Entretanto, realiza-se no dia 28 de Maio mais uma reunião de esclarecimento e preparatória da constituição da Liga dos Amigos da Fundação de Nossa Senhora da Esperança (ver notícia anterior AQUI), que – entre outras coisas - substituirá a Assembleia Geral da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia na eleição dos seus corpos sociais, reforçando a autonomia de ambas as instituições. © NCV

Sem comentários: