15 de junho de 2007

Professor Jorge Oliveira faz levantamento
das Forcas existentes no Distrito

O Professor Jorge Oliveira, da Universidade de Évora, está a desenvolver mais um valioso projecto na nossa região.

Ao que conseguimos saber, o Professor Jorge Oliveira em conjunto com Cristina Tomás estão a proceder a um importante estudo que visa proceder ao levantamento das Forcas existentes no Distrito de Portalegre.

Em conversa com Jorge Oliveira ficámos a saber que a sua equipa está a calcorrear várias freguesias com vista à identificação de vestígios e outros elementos sobre esta temática.

No que diz respeito especificamente às eventuais forcas existentes no concelho de Castelo de Vide pudemos apurar, ao longo da nossa conversa, alguns dados curiosos. Assim, foi-nos referido que quer na Póvoa, quer nas Meadas (como se sabe este foi um lugar importante na área que hoje pertence ao Município castelovidense), bem assim como Castelo de Vide tiveram forcas. No entanto delas hoje já nada subsiste para além dos topónimos. Provavelmente eram feitas em madeira e, como tal, pura e simplesmente desapareceram.

Na verdade, conhecemos alguns topónimos no concelho relacionados com estas tristes estruturas, como por exemplo os nomes de propriedades como o Outeiro da Forca, o Olival da Forca (em Castelo de Vide) ou a Tapada da Forca (em Póvoa e Meadas).

Resta-nos agradecer a Jorge Oliveira toda a disponibilidade que tem demonstrado para connosco. © JRR/NCV

Sem comentários: