11 de agosto de 2007

Bombeiro Francisco Franco e agricultor Manuel Sequeira faleceram há quatro anos

2003 foi ano de tragédia em Castelo de Vide. Um incêndio que eclodiu nos primeiros momentos de Agosto deixou marcas e feriu mortalmente dois castelovidenses.
Primeiro o Bombeiro Francisco Franco foi apanhado pelas chamas perto da zona industrial a três de Agosto. Minutos depois foi a vez do Agricultor Manuel Sequeira ser cercado pelas chamas, quando seguia no seu tractor na estrada de Alpalhão.

Ambos foram internados na Unidade de Queimados do Hospital de S. José, em Lisboa. Francisco Franco faleceu no final de 13 de Agosto de 2003. O Manuel Sequeira viria a falecer nas primeiras horas do dia seguinte, 14 de Agosto. Vai fazer, pois, quatro anos.

Perdoem-nos mas não podemos nem queremos que se esqueça esta tragédia. E, apesar de muitos apelos, nunca se chegaram a meter cruzes de pedra nos locais da tragédia a fim de se assinalar um momento tão triste para Castelo de Vide e mesmo para Portugal. Como aliás o Professor Domingos Xavier Viegas tinha sugerido.

Romagem ao Cemitério no Domingo

Como se sabe, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide foi dado o nome de Francisco Franco a um espaço de convívio ali existente.

Ao que sabemos, na manhã do próximo Domingo, 12 de Agosto, os Bombeiros de Castelo de Vide vão promover uma romagem ao cemitério da vila e, de uma forma muito informal, irão depositar uma coroa de flores na campa do Francisco Franco. Uma forma de relembrar e assinalar o triste acontecimento e ao mesmo tempo de homenagem ao colega que a todos deixou saudades. © JRR/NCV

Sem comentários: