![]() |
| Fotos © CMN/NCV |
Mostrar mensagens com a etiqueta Bombeiros Voluntários. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Bombeiros Voluntários. Mostrar todas as mensagens
25 de setembro de 2023
Nisa oferece aos Bombeiros Voluntários locais uma nova ambulância tipo B com suporte pré-hospitalar
Trata-se de um veículo para transporte urgente com prestação de cuidados de suporte de vida a doentes cuja sobrevivência pode estar dependente de tratamento e estabilização pré-hospitalar, uma ambulância Tipo B está equipada com material de estabilização e monitorização, bancos com cintos de 3 pontos e homologação M1, iluminação interior em LED e homologação europeia (norma 1789).
Recorda-se que em 2021 se tinha já verificado a oferta de um veículo ligeiro de combate a incêndios (VLCI) àquela Associação. © NCV
17 de março de 2013
14 de janeiro de 2013
2 de dezembro de 2012
15 de setembro de 2012
6 de maio de 2012
Bombeiros do Distrito de Portalegre
na Central Nuclear de Almaraz (Espanha)
| O grupo de Bombeiros do distrito do qual fazia parte o comandante Pedro Rabaça dos Voluntários de Castelo de Vide. |
A pensar nos elementos de Comando dos
Corpos de Bombeiros da região, a Federação de Bombeiros do Distrito de
Portalegre promoveu, a 13 de Abril, uma visita à Central Nuclear de Almaraz em Espanha. A Federação
convidou igualmente a estrutura da Autoridade Nacional de Protecção Civil –
ANPC – distrital, tendo acompanhado a comitiva o Comandante Distrital – CODIS -
de Portalegre e ainda a Adjunta Nacional.
A iniciativa prendeu-se essencialmente com
a proximidade relativa da central a Portugal, bem como o facto de se localizar
à beira do Rio Tejo, curso de água que banha uma quantidade apreciável de território
da zona Norte de Portalegre.
Em caso de um eventual acidente a
preocupação é enorme, pelo que os elementos dos comandos tiveram a oportunidade
de visitar as instalações, conhecer as medidas de segurança adoptadas em
Almaraz e, essencialmente, desmistificar um pouco o "nuclear".
Esta foi uma iniciativa interessante, em
que os cerca de 15 visitantes tiveram um papel muito activo, devido à natural apreensão
que existe perante uma situação de acidente. E se, eventualmente, algum
problema surgir: os bombeiros portugueses têm muito pouca ou nenhuma formação bem
como meios para a resolução de situações desta natureza.
De referir que a Federação de Portalegre
conta desenvolver mais eventos deste tipo e que visem o conhecimento e a
melhoria da operacionalidade que lhe está adjacente. E, igualmente, pretendem
cimentar laços de trabalho conjunto e ainda de camaradagem. © Pedro
Rabaça/NCV
8 de agosto de 2011
Câmara Municipal atribuiu mais subsídios
- 31 440 euros para 4 associações do concelho
A Câmara Municipal de Castelo de Vide decidiu na sua primeira reunião de Agosto a atribuição de mais quatro subsídios a associações do concelho no montante de 31 440 euros. Continuam assim a ser tomadas decisões concretas já à luz do novo regulamento de Apoio ao Associativismo e a Iniciativas de Interesse Público no Concelho de Castelo de Vide.
A Associação dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide vai receber 25 200 euros, e o Grupo de Amigos de Castelo de Vide foi contemplado com 960 euros, o Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Alegria com 3600 euros e o Grupo de Folclore e Cultura com 1680 euros.
Todas as decisões foram tomadas por unanimidade dos votos expressos já que o verreador Daniel Carreiras da Silva não participou na discussão e votação das duas primieras decisões e o vice-presiente António Pita nas duas últimas.
As propostas neste domínio presentes a reunião do Executivo continuam a ser da iniciativa do Vice-presidente da Câmara Municipal e referem sempre a concessão adicional do “apoio logítico solicitado”; todas foram validadas pela prevista Comissão de Avaliação, dizem respeito ao corrente ano de 2011 e “destinam-se a fazer face às actividades constantes no Plano de Actividades (…) consideradas vitais para a dinamização, valorização e promoção social e cultural do concelho”. © NCV
2 de junho de 2011
31 de maio de 2011
17 de maio de 2011
Distrital do CDS-PP solidária com Bombeiros de Monforte
A
Comissão Política e Distrital do CDS-PP, manifestou em Comunicado
assinadio por António José Baptista “a sua solidariedade aos
Bombeiros Voluntários de Monforte, em relação aos graves problemas
económicos que atravessam.”
“Mais
uma vez, os efeitos da desastrosa política social do PS (leia-se
José Sócrates), vem atingir aqueles que mais precisam, para com
elevado espírito altruista, ajudar os que, muitas vezes em situações
altamente dramáticas tanto necessitam. É a habitual falta de apoio
a quem mais apoia, com a gravidade de ao estar a aproximar-se a época
dos fogos, termos corporações com falta de meios para poderem
intervir como sempre e com grande mérito têm feito. Já não
bastava terem retirado ao Distrito um dos aviões de apoio e auxílio
aos incêndios, agora até aos que andam no terreno, sacrificando
muitas vezes a própria vida, faltam os meios mais do que necessários
para socorrerem as nossas florestas e os nossos campos”.
“Por
tudo isto, convidamos os Bombeiros Voluntários de Monforte a estarem
presentes na Praça do Munícipio da sua terra, na próxima
terça-feira, 17 de Maio, pelas 9h, para de viva voz transmitirem
ao Dr. Paulo Portas e aos nossos candidatos pelo Distrito, para
exporem as suas preocupações, para em conjunto tentarmos encontrar
algumas soluções”. ©
NCV
Marcadores:
Bombeiros Voluntários,
CDS-PP,
Eleições Legislativas 2011,
Monforte,
Portalegre,
REGIONAL
6 de maio de 2011
18 de março de 2011
Secretário de Estado Vasco Franco
entrega viatura a Bombeiros de Elvas
O Secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, desloca-se no próximo sábado, dia 19 de Março, a Elvas onde presidirá a uma cerimónia de entrega formal de uma viatura VSCI à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários desta cidade.
O membro do Governo procederá ainda à homologação do protocolo de cedência da referida viatura a esta Associação.
Esta viatura VSCI é a primeira a ser entregue no Distrito de Portalegre e resulta de uma Candidatura Nacional conjunta da ANPC e dos Governos Civis ao QREN. © NCV
O membro do Governo procederá ainda à homologação do protocolo de cedência da referida viatura a esta Associação.
Esta viatura VSCI é a primeira a ser entregue no Distrito de Portalegre e resulta de uma Candidatura Nacional conjunta da ANPC e dos Governos Civis ao QREN. © NCV
Marcadores:
Bombeiros Voluntários,
Elvas,
REGIONAL
30 de julho de 2010
10 de julho de 2010
2ª Caminhada dos Bombeiros de Marvão amanhã em Santo António das Areias
Os Bombeiros Voluntários de Marvão organizam amanhã, Domingo dia 11 de Julho, a sua 2ª Caminhada.
“Traz um amigo e vem passar um dia em grande”, assim reza o convite geral à população, que indica ainda que a concentração será às 8 da manhã.
A caminhada começa às 8:30 horas e termina às 13 horas com um almoço no Quartel. Durante a caminhada haverá águas e fruta.
A ementa do repasto final é a seguinte: entradas, grelhados (caldo verde, bifanas, entremeadas), “muita bebida e o mais importante, boa disposição”. O Custo são “ 8 Capacetes”. © NCV
Contactos 245920135-969658210 até dia 09-07-201
“Traz um amigo e vem passar um dia em grande”, assim reza o convite geral à população, que indica ainda que a concentração será às 8 da manhã.
A caminhada começa às 8:30 horas e termina às 13 horas com um almoço no Quartel. Durante a caminhada haverá águas e fruta.
A ementa do repasto final é a seguinte: entradas, grelhados (caldo verde, bifanas, entremeadas), “muita bebida e o mais importante, boa disposição”. O Custo são “ 8 Capacetes”. © NCV
Contactos 245920135-969658210 até dia 09-07-201
Marcadores:
Bombeiros Voluntários,
Marvão,
REGIONAL
30 de outubro de 2009
Bombeiros Voluntários de Marvão organizam “venda de garagem” amanhã no quartel
Os Bombeiros Voluntários de Marvão anunciaram que vão organizar amanhã 31 de Outubro uma “venda de garagem” nas suas instalações.
De facto, entre as 10 e as 19 horas no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Marvão será possível comprar e vender objectos novos ou em segunda mão.
Mais informações e inscrições são possíveis através dos telefones 245 920 136, 969 658 218, 934 490 517. © NCV
De facto, entre as 10 e as 19 horas no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Marvão será possível comprar e vender objectos novos ou em segunda mão.
Mais informações e inscrições são possíveis através dos telefones 245 920 136, 969 658 218, 934 490 517. © NCV
4 de fevereiro de 2009
Dois feridos em acidente por despiste
na estrada de Alpalhão
Ao início da noite de Terça-feira, três de Fevereiro, ocorreu um acidente na estrada que liga Alpalhão a Castelo de Vide.
Tratou-se do despiste de um veículo que transportava funcionários de uma empresa que procede à colocação de postes de electricidade. O carro dirigia-se para a nossa vila quando se despistou. No momento da ocorrência o piso encontrava-se molhado, ao que sabemos.
Ao local acorreram os Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide e de Nisa.
Do acidente resultaram duas vítimas sem gravidade que foram transportados para o serviço de urgência do Hospital de Portalegre.
Falta de viatura de desencarceramento volta a fazer-se sentir
Saliente-se o facto de que os dois feridos ligeiros, que resultaram do desastre, se encontravam encarcerados no interior do veículo. Como tal foi necessário a presença de um veículo equipado com material de desencarceramento estacionado no quartel dos Bombeiros de Nisa.
Como tal aqui deixamos mais uma vez alusão a um assunto recorrente relativo a Castelo de Vide. Como já noticiámos, por diversas vezes, os Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide desde há algum tempo a esta parte que não dispõem de veiculo de desencarceramento. O que existia estava já muito velho e não disponha de condições de segurança mínimos pelo que a opção foi desactivá-lo.
Tratou-se do despiste de um veículo que transportava funcionários de uma empresa que procede à colocação de postes de electricidade. O carro dirigia-se para a nossa vila quando se despistou. No momento da ocorrência o piso encontrava-se molhado, ao que sabemos.
Ao local acorreram os Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide e de Nisa.
Do acidente resultaram duas vítimas sem gravidade que foram transportados para o serviço de urgência do Hospital de Portalegre.
Falta de viatura de desencarceramento volta a fazer-se sentir
Saliente-se o facto de que os dois feridos ligeiros, que resultaram do desastre, se encontravam encarcerados no interior do veículo. Como tal foi necessário a presença de um veículo equipado com material de desencarceramento estacionado no quartel dos Bombeiros de Nisa.
Como tal aqui deixamos mais uma vez alusão a um assunto recorrente relativo a Castelo de Vide. Como já noticiámos, por diversas vezes, os Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide desde há algum tempo a esta parte que não dispõem de veiculo de desencarceramento. O que existia estava já muito velho e não disponha de condições de segurança mínimos pelo que a opção foi desactivá-lo.
O problema reside em que este é um equipamento cuja carência bem se nota em situações como a que acabámos de descrever. Sem dúvida que os Bombeiros e Castelo de Vide necessitam de um desencarceramento activo. © NCV
Marcadores:
Alpalhão,
Bombeiros Voluntários,
Castelo de Vide
17 de janeiro de 2009
16 de agosto de 2008
Bombeiro de Marvão detido
por suspeita de "fogo posto"
Um elemento do Corpo de Bombeiros Voluntários de Marvão foi detido este Sábado, 16 de Agosto, por suspeita de ter causado um incêndio no Parque Natural da Serra de São Mamede.
Ao que o NCV conseguiu apurar, o incêndio teve origem neste Sábado, cerca das 05,20 Horas, junto da Estação de Tratamento de Águas Residuais da Portagem, concelho de Marvão.
O sinistro foi combatido pelos Bombeiros de Marvão, de Castelo de Vide e de Portalegre.
A área ardida foi de cerca de um hectare, tendo ardido alguns pinheiros. Àquela hora fazia-se sentir temperatura baixa e humidade muito alta. O fogo foi dado como extinto cerca das 08,00 horas.Ao que o NCV conseguiu apurar, o incêndio teve origem neste Sábado, cerca das 05,20 Horas, junto da Estação de Tratamento de Águas Residuais da Portagem, concelho de Marvão.
O sinistro foi combatido pelos Bombeiros de Marvão, de Castelo de Vide e de Portalegre.
Segundo adianta o semanário "Sol": o autor já confessou o crime e encontra-se no posto da GNR de Marvão para ser posteriormente entregue à Polícia Judiciária, revelou a fonte da GNR. O homem, com cerca de 30 anos, terá confessado o crime às autoridades após algumas suspeitas levantadas durante as operações de combate às chamas esta madrugada.
O comandante dos Bombeiros de Marvão, João Crespo, disse desconhecer a detenção, apesar de saber que o bombeiro foi ao posto prestar declarações.
João Crespo salientou tratar-se de um homem "pacato, humilde e trabalhador". De acordo com o comandante, o presumível bombeiro incendiário, encontra-se na corporação de Marvão desde do seu início, há mais de cinco anos, tratando-se de um elemento acerca do qual "nada há a apontar"., revela o "Sol". © NCV
21 de maio de 2008
Fanfarra dos Bombeiros de Castelo de Vide
no 6º aniversário dos Voluntários de Marvão
Teve lugar no dia 17 de Maio, pelas 10h30 a Sessão Solene comemorativa do 6º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marvão.Vários Bombeiros desta corporação com mais de 5 anos de serviço prestado foram homenageados com a imposição de Medalhas de Assiduidade, acto que foi realizado de forma emotiva por familiares desses bombeiros.
Do programa das comemorações constou ainda a Missa solene na Igreja Matriz de Santo António das Areias, seguida de desfile apeado pelas ruas da localidade com a presença da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide.
À tarde realizou-se o 2º Simpósio dos Bombeiros Voluntários de Marvão sob a temática "Gestos e Palavras que Salvam Vidas". © NCV
Marcadores:
Bombeiros Voluntários,
Castelo de Vide,
Marvão
Subscrever:
Mensagens (Atom)











