23 de setembro de 2007

Unidade de Cuidados Continuados da Associação ANTA homologado na 2ª feira em Évora

Um dos 7 acordos que serão homologados na 2ª feira dia 24 de Setembro no Governo Civil de Évora corresponde à Associação Anta, da Beirã. Trata-se de uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados Média Duração com 19 camas, que constitui a primeira a nascer no Norte Alentejano, já em funcionamento, conforme o NCV referiu no início de Julho passado (ver AQUI).
As parcerias envolvem um total de 180 camas que vão ficar disponíveis no Alentejo, no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e se5rão formalmente homologadas pelos secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Carmen Pignatelli, e pelo secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, na presença do presidente da União das Misericórdias, Manuel Lemos.
No que respeita às restantes unidades, vão ser criadas duas de Longa Duração, com 24 e 27 camas, respectivamente, em Ferreira do Alentejo e em Mértola, distrito de Beja, e uma de Média Duração em Estremoz (distrito de Évora), com 25 camas. Em Ponte de Sor, o acordo cria uma Unidade de Longa Duração, com 28 camas, o mesmo acontecendo em Arronches, que vai ter uma Unidade de Média Duração e Reabilitação com 23 camas. O Alentejo já dispõe de uma Unidade de Convalescença, integrada no Serviço Nacional de Saúde, a funcionar no Hospital de Serpa (Beja) com 20 camas.

A Anta, Associação e IPSS

A nova unidade de cuidados continuados da Beirã está instalada no edifício da antiga alfândega que foi beneficiado para o efeito. Dispõe de 20 camas, com serviços de enfermagem e de fisioterapia e os internamentos serão de 90 dias no máximo, segundo apurou o NCV.
O investimento na criação desta Unidade de Apoio Integrado foi de 672.424,45 Euros, sem contar com os 80 000 Euros iniciais que a Anta investiu na compra do edifício ao Património do Estado a preços especiais.
A Anta transformou-se
em Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) com utilidade pública e tem actualmente 50 utentes, a pagar apenas o que é exigido por lei, encontram resposta na ANTA e nas diversas valências por ela oferecidas. Dispõe de 3 carrinhas para o transporte das pessoas para o Centro de Dia e para concretizar as acções de Apoio Domiciliário. © NCV

Sem comentários: