25 de dezembro de 2007

NOTÍCIAS DA PARÓQUIA

A edição do Boletim Paroquial desta semana é dedicada à “consoada”, essa refeição que entre os cristãos “acontecia depois dos dias de jejum que antecediam o Natal; daí a redobrada alegria”. Mas a explicação da “consoada dos cristãos” termina com a conclusão de que “hoje, o comércio acabou a consoada”.
E o texto editorial do Boletim Paroquial vai mais longe: “o palhaço do “pai natal” pretende fazer esquecer o maior acontecimento da História da Humanidade: o nascimento de Jesus”. ”Não há verdadeira consoada, nem Natal, sem referência directa a Jesus Cristo”.
Festa da Sagrada Família

A Paróquia anunciou que no próximo dia 30 de Dezembro, pelas 15 horas, terá lugar na Igreja de S. João, uma reunião dos zeladores dos oratórios e seus associados.

Filme na Igreja de S. João

No Domingo passado, dois dias antes do Natal, foi projectado na Igreja de S. João um filme “sobre o nascimento de Cristo”, com entrada “grátis e classificado para toda a gente”. De acordo com o Boletim Paroquial, na base desta iniciativa paroquial esteve a “preparação para o Natal”.

Casa Paroquial de S. Salvador da Aramenha

A Casa Paroquial de S. Salvador da Aramenha está desocupada e “a paróquia pode fazer contrato com alguém que dela necessite”, segundo informa o Boletim Paroquial.

A mesma nota é aproveitada para dar conta de que “mandámos reparar as portas e janelas da Igreja”.

Árvore de Natal e Presépio

A árvore de natal “pode ter grande simbolismo” mas “não pode substituir o presépio”, uma vez que “Jesus não nasceu numa árvore”.

Aliás, uma nota do Boletim Paroquial refere o agrado porque “em todas as nossas comunidades onde se celebra a Eucaristia há um presépio”. “Seria bom que o mesmo fosse também feito em casa de cada cristão” – lê-se.

Beijar o Menino

Apesar de que “recomenda a medicina que se tomem cuidados ao beijar a imagem do Menino Jesus, neste tempo de Natal”, entre nós “o sacerdote no fim da missa dará a imagem do menino Jesus a beijar somente àqueles que quiserem beijar”, refere o Boletim Paroquial. É que entre nós esse acto “é fruto de uma longa tradição”. © NCV
NOTA IMPORTANTE: Para poder ler a primeira página do Boletim Paroquial clicar duas vezes de forma sequencial na imagem.

Sem comentários: