12 de março de 2008

Plataforma Virtual Earth PT
melhora Informação Geográfica na Internet

O Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia, presidiu no dia 10 de Março, segunda-feira, pelas 15h00, à sessão de apresentação da plataforma Virtual Earth PT.
A sessão de apresentação, que teve lugar no Salão Nobre do MAOTDR, contou igualmente com a presença, da Secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, do Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, João Mira Gomes, do Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, José Magalhães, do Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, e do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.
O Governo Português, através do Instituto Geográfico Português, acabou de formalizar um acordo com a Microsoft no sentido de incrementar a qualidade dos conteúdos de informação geográfica sobre Portugal disponibilizados por esta empresa no âmbito da plataforma Virtual Earth.
Através deste acordo será feita a disponibilização de uma cobertura uniforme e de qualidade através da plataforma Virtual Earth no sentido de fomentar o melhor conhecimento do território nacional, potenciando o desenvolvimento de vários projectos, seja de âmbito escolar, académico, institucional e comercial.
Para além disso, a Administração Pública central beneficiará do licenciamento gratuito da interface de programação do Virtual Earth, permitindo-lhe integrar toda a informação aí disponível nas suas aplicações e plataformas de gestão, bem como de contacto com o cidadão.
No âmbito da sessão pública de apresentação deste acordo, foi demonstrado, através de um protótipo, todo o potencial de utilização deste novo recurso, designadamente como base de interacção entre vários organismos da Administração Pública e sua relação com o Cidadão. ©NCV

Para obter mais informações sobre o assunto, consultar a página na Internet do Instituto Geográfico Português em http://www.igeo.pt

Sem comentários: