11 de março de 2008

Secretariado da Dorpor do PCP
defende manutenção em Portalegre
do Agrupamento de Instrução de Praças da GNR

O Secretariado da Dorpor do PCP exigiu ontem em comunicado “o não encerramento do AIP/Portalegre, mantendo o seu normal funcionamento, evitando os custos sociais e económicos que uma deslocalização destas implica, para os quadros que ali exercem a sua actividade e para a fragilizada região de Portalegre”.
E lançou “um desafio a todos os partidos políticos e todas as forças vivas da nossa região (Deputados, Governador Civil, Associação de Municípios, nomeadamente Câmara e Juntas de Freguesia do Concelho de Portalegre, Associações Empresariais, Sociais, Desportivas, Culturais e Recreativas — que ninguém fique indiferente) para se agir em conjunto, em defesa da manutenção do funcionamento permanente do AIP/GNR em Portalegre, até à conclusão da construção das novas instalações”. “Por este ser um assunto que ultrapassa as fronteiras de qualquer força política” – refere a nota do PCP regional.
A razão desta iniciativa é explicada no quadro das decisões anteriores de construção em Portalegre de uma nova Escola Prática da Guarda Nacional Republica até 2010 e de encerrar o actual Agrupamento de Instrução de Praças da Guarda Nacional Republicana (AIP/GNR) no Convento de São Bernardo porque “em 2008 e 2009 não haveria novas formações de praças para a GNR”. O que recentemente foi contraditado pelo Ministro da Administração Interna que anunciou “que vai haver novas formações para a PSP e para a GNR”.
“Situação que, no nosso entendimento, impõe a alteração da decisão do encerramento do AIP/GNR e a deslocação dos seus quadros para fora de Portalegre”- argumenta a Dorpor do PCP. © NCV

Sem comentários: