26 de abril de 2008

Ministro Rui Pereira apresenta dispositivo distrital de combate aos incêndios florestais no dia 2 de Maio em Portalegre

O Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, desloca-se a Portalegre, dia 2 de Maio, para apresentar o dispositivo operacional de combate aos incêndios florestais, que irá estar ao serviço de todo o distrito durante o período crítico.
A cerimónia de apresentação terá lugar na Avenida Movimento das Forças Armadas, às 16h00m, na presença de todas as entidades que integram o dispositivo na região.
Recorde-se que, nos últimos anos, o Governo iniciou e concretizou uma reorganização profunda do sistema de protecção civil e da defesa da floresta contra incêndios. Esta reforma permitiu, entre outras coisas, clarificar as missões das diferentes entidades, definindo uma verdadeira cadeia de comando e colocando em prática um conjunto de acções e de medidas que melhoraram a eficácia das respostas no terreno.
Das medidas recentemente levadas a cabo, no domínio da prevenção e do combate aos incêndios florestais, assume especial relevância a criação da fase ECHO, que irá cobrir o período de 16 de Outubro a 31 de Dezembro. O País vai assim ficar dotado de uma capacidade operacional efectiva ao longo de todo o ano.

GIPS e “Canarinhos”

A criação, em 2006, dos GIPS, fortaleceu igualmente o Dispositivo Operacional Nacional com mais uma equipa preparada para acções de prevenção e de intervenção de primeira linha. Actualmente, os GIPS estão presentes em 11 Distritos e contam com um efectivo de 720 elementos.

Para além dos GIPS foi criada, em 2007, a Força Especial de Bombeiros “Canarinhos”, com uma primeira Companhia constituída por 140 elementos. Este ano, o efectivo será reforçado através da formação de uma segunda Companhia, com 70 elementos, para operar nos distritos de Évora, Beja e Setúbal.

Após 10 meses da sua criação, esta força especializada no combate aos incêndios florestais dispõe hoje de um conjunto de 210 efectivos, distribuídos por 7 distritos de elevado risco. Também ao nível do reforço dos meios humanos, Portugal pode contar já este ano com mais duas Brigadas de Sapadores Florestais.

35 helicópteros e 14 aviões

Relativamente ao dispositivo de meios aéreos para 2008, estarão disponíveis 56 aeronaves, incluindo 35 helicópteros e 14 aviões, a que se juntam os aerotanques pesados anfíbios e os novos helicópteros pesados. A criação Equipas de Intervenção Permanente é outra das medidas que vai elevar o nível de prontidão e resposta em situações de socorro e emergência às populações dos concelhos com maior nível de risco. A medida contempla para já 32 protocolos e envolve a Autoridade Nacional de Protecção Civil, autarquias e respectivas Associações Humanitárias de Bombeiros. © NCV

Sem comentários: