30 de maio de 2008

ÚLTIMA HORA: anulada a recriação
do casamento de D. Manuel I no Sábado

O NCV acaba de confirmar que foi anulada a recriação do casamento de El-Rei D. Manuel I, que teria lugar durante a tarde de sábado no âmbito das Festas de Nossa Senhora da Alegria. Em sua substituição chegou a pensar-se numa actuação do Rancho Folclórico Infantil que também não poderá ter lugar.
A anulação, segundo as nossas fontes terá ficado a dever-se a problemas de agenda de membros do grupo de figurantes de Valência de Alcântara que deveriam vir a Castelo de Vide para esta encenação, mas também a problemas ligados aos elevados custos com os trajes dos figurantes.
Acordo de participação recíproca
Esta participação concreta de Valência de Alcântara estava prevista ao abrigo de um acordo de participação recíproca nas festividades estivais de ambos os Municípios, como o NCV noticiou em Fevereiro passado (ver AQUI), que nomeadamente incluía uma nova recriação das cerimónias do casamento do rei D. Manuel I (ver AQUI notícias de realização anterior), desta vez com abundante participação de ambas as terras. Aliás já no último Carnaval também se registou o início concreto de um intercâmbio, com a participação de um grupo de foliões espanhóis no nosso “trapalhão”.

Senhora da Alegria no fim-de-semana

A Festa de Nossa Senhora da Alegria decorre no próximo fim-de-semana; as actividades programadas têm início na 6ª feira à tarde com abertura da quermesse e do bar pelas 16:30 horas, e das refeições às 19:30 horas. Na sexta-feira e no sábado ao serão o programa inclui baile com “Mário e Companhia”. No sábado e no Domingo a festa começa às 11:30 com abertura de quermesse e bar, a que se segue o serviço de refeições a partir das 13 horas.
No Domingo dia 1 de Junho é o grande dia da Festa que anima o Castelo e a Vila; o programa indica Missa na capela de Nossa Senhora da Alegria (16 horas), seguida da Procissão pelo burgo medieval até ao centro da Vila, do concerto pela Banda União Artística (18 horas) e da actuação do Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Alegria (19 horas).Entretanto durante toda esta semana tem estado a decorrer a habitual novena todos os dias das 19:30 às 20 horas.
De acordo com a comissão da festa, o saldo da festa deste ano reverte integralmente a favor das obras de restauro do retábulo do altar-mor da igreja. © NCV

Sem comentários: