14 de maio de 2008

“Pintura Heróica Alentejo Terra-Mãe”:
tela de 2 por 6 metros levou 1000 horas de trabalho a alunos da Universidade de Évora

O atelier de pintura Estúdio Portugal do Curso de Artes Visuais da Universidade de Évora, chefiado pelo Mestre Pedro Portugal, apresenta no próximo dia 15 de Maio, pelas 18 horas, na Fundação Alentejo-Terra Mãe, a maior pintura feita até hoje sobre o Alentejo.

Uma tela com 2 por 6 metros com o título “Pintura Heróica Alentejo Terra-Mãe”. Esta obra corresponde a 1000 horas de trabalho dos alunos da Universidade de Évora e estará patente ao público na Fundação Alentejo-Terra Mãe até dia 31 de Maio. De segunda a sexta-feira, das 9.00h às 17.30h, e aos sábados e domingos das 14.00h às 18.00 horas.

Simbologia da “mater” Alentejo
A tela incorpora simbolicamente a geografia, a política e a natureza da matter Alentejo. Estão presentes "O Sobreiro", a pintura realizada em 1905 por D. Carlos, o Alqueva, o Sol, a fertilidade, a magnética telúrica, o poder animista, o Atlântico a Poente, o Tejo a Norte, Espanha a Nascente, o Algarve a Sul e os retratos dos 47 Presidentes de Câmara da região, Bispos, Reitores e Directores de nomeação central desta zona administrativa de Portugal.
Rituais de preparação e técnica mista

A preparação da tela obedeceu planeadamente a diversos rituais: sequestro da tela pela Art Terror Foundation; colocação da tela no piso da Praça do Giraldo para espezinhamento da população da cidade de Évora; seguidamente a tela foi pisada e defecada por um rebanho de 2000 ovelhas e posteriormente por um tractor agrícola durante 6 horas. Por fim a lavagem do tecido foi executada nas águas do rio Guadiana.

Na execução deste monumento pictórico foram utilizados materiais como: amostras de terra dos 47 concelhos do Alentejo, azeite, cortiça, lã, pele de ovelha, pele de vaca, pigmentos naturais, feno, acrílico, papel e vinho. Na realização da tela foi utilizada a técnica mista. © NCV

Sem comentários: