15 de julho de 2008

Coruja-do-mato (Strix aluco)
libertada na zona de Castelo de Vide

No final da passada semana (entre os dias 10 e 12 de Julho) foram libertadas no distrito de Portalegre 5 aves selvagens recuperadas no CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens do ICNB – Parque Natural da Serra da Estrela.
Foram libertadas duas corujas-do-mato (Strix aluco), uma em Castelo de Vide e outra em Elvas, uma coruja-das-torres (Tyto alba) em Campo Maior e duas águias-de-asa-redonda (Buteo buteo), respectivamente em Campo Maior e em Ponte de Sor.
Todas estas aves tinham sido recolhidas por equipas do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA/GNR) e entregues no Parque Natural da Serra de S. Mamede, que os encaminhou para o CERVAS, em Gouveia. A causa de ingresso destes animais no CERVAS foi a debilidade associada ao facto de serem indivíduos jovens que recentemente tinham abandonado os seus ninhos.
A coruja-do-mato (Strix aluco)
A coruja-do-mato (Strix aluco) é uma ave de rapina nocturna, de dimensão média (pesa cerca de 600g) e aspecto compacto. Possui asas largas e arredondadas e cabeça grande e arredondada. A sua coloração varia entre o castanho-arruivado e o castanho-acizentado e a plumagem é totalmente malhada, com finas riscas e manchas escuras.
Alimenta-se de roedores e de insectos, que captura no solo após detecção a partir de um poiso. Esta espécie nidifica em florestas, parques, terrenos agrícolas com árvores, preferindo árvores velhas de folha caduca com buracos onde pode fazer o ninho, e pode ser encontrada na proximidade de zonas habitacionais.
As corujas-do-mato são aves sedentárias e relativamente numerosas em Portugal, distribuindo-se descontinuamente em toda a Península Ibérica devido à fragmentação dos bosques. As principais causas de ingresso destas aves nos centros de recuperação são o atropelamento e a queda do ninho de crias/juvenis.
O CERVAS em Gouveia
O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) é uma estrutura que pertence ao ICNB – Parque Natural da Serra da Estrela e tem como objectivos detectar e solucionar diversos problemas associados à conservação e gestão das populações de animais selvagens e dos seus habitantes.
© NCV

Sem comentários: