14 de julho de 2008

Visita parlamentar ao Norte Alentejano
para “Defender o Montado"
e "Valorizar a Fileira da Cortiça”

Sobreiro da Herdade de Pai Anes, em Póvoa e Meadas, considerada uma das "árvores monumentais" de Portugal.

O Grupo de Trabalho “Defender o Montado, Valorizar a Fileira da Cortiça” da Comissão de Assuntos Económicos, Inovação e Desenvolvimento regional da Assembleia da República, desloca‑se hoje, dia 14 de Julho, em visita de trabalho ao Norte Alentejano, nomeadamente aos Municípios de Portalegre, Alter do Chão e Ponte de Sôr, no distrito de Portalegre.
O sobreiro e a conservação dos montados
Esta visita tem como objectivos principais a divulgação a nível nacional da importância do sobreiro e da conservação dos montados enquanto agro-sistema natural, gerador de biodiversidade e produtor da cortiça, um produto natural, renovável e reciclável obtido de uma espécie protegida – o sobreiro; e as boas práticas de gestão do montado e da inovação tecnológica existente na produção de rolhas de cortiça com elevados padrões de qualidade.
Portugal é líder mundial
O grupo de trabalho parlamentar sublinhará em terras do Norte Alentejano que “o sobreiro e a cortiça constituem um património de inestimável valor económico, ambiental, social e cultural para o país” e que “a fileira da cortiça é o único sector da economia em que Portugal é líder mundial”.
Portalegre - Fundação Robinson
A visita começa com uma recepção à comitiva parlamentar na Câmara Municipal de Portalegre, seguida de visita a Sociedade Corticeira Robinson e de uma apresentação do Projecto “Fundação Robinson”.
Alter do Chão e Ponte de Sor

Depois, a meio da manhã, os deputados visitam a unidade de primeira transformação da cortiça da “M.A. Silva, Lda.”, em Alter do Chão, de onde se dirigem a Ponte de Sor para uma visita ao montado de sobro – AFLOSOR (Associação dos Produtores Florestais de Ponte de Sor), considerado como “emblemático para Portugal”.
Depois do almoço será visitada a unidade de transformação da cortiça “Subercentro”, também em Ponte de Sor.
A visita parlamentar termina nesse mesmo local com uma Conferência de imprensa, seguida de provas de vinhos do Norte Alentejano (da Adega Cooperativa de Portalegre no quadro do projecto GreenCork/Quercus). © NCV

Sem comentários: