Mostrar mensagens com a etiqueta Norte Alentejano. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Norte Alentejano. Mostrar todas as mensagens

23 de outubro de 2018

Bolina - Festival Internacional de Palhaças terá lugar em 2019 na semana de 4 a 11 de Maio

A organização do Bolina - Festival Internacional de Palhaças acaba de adiantar que a edição de 2019 se realiza durante uma semana, de 4 a 11 de Maio, no Norte Alentejano mas com base em Castelo de Vide tal como aconteceu nas edições anteriores (ver notícias AQUI).
As datas ficaram a conhecer-se no momento em que a organização abriu o período de recepção de propostas (a enviar para para bolinafestival@gmail.com). © NCV

3 de agosto de 2017

Bolina - Festival Internacional de Palhaças começa em Elvas no sábado e decorre até final do ano

A segunda edição do Bolina - Festival Internacional de Palhaças vai ter lugar no final do ano na região de Portalegre com “epicentro” em Castelo de Vide, de acordo com informação divulgada pela produtora Descalças cooperativa cultural (que mudou a sua sede dos Açores para Castelo de Vide).
“Até lá, os ventos fazem-nos aportar a outras vilas e cidades deste que é o distrito menos populoso do país”, refere a produtora que adianta que “a partir de Agosto, pelo menos uma vez por mês, realizamos uma actividade palhaça, de forma a irmos criando um movimento de afectos e abraços que unam artistas, comunidade, e organizações locais semeando a produção do Bolina 2017”.
Programação abre em Elvas
A programação do festival abre já no sábado dia 5 de Agosto “num pré-festival”, em Elvas, pelas 21:30 horas na Casa Tangente com o espectáculo “Lóve” da brasileira Fernanda Paixão.
Fernanda Paixão, actriz, contadora e palhaça, apresenta o espectáculo “Lóve” (com direcção de Karla Concá – “As Marias da Graça”) na Casa Tangente e conta com a parceria e o caloroso acolhimento da Um Coletivo Associação Cultural. O espectáculo será às 21:30 horas. Para maiores de 12 anos e público familiar. “A entrada tem um preço simbólico, solidário e mínimo de 3 euros que reverte inteiramente para a artista e para a organização do Festival”. © NCV


11 de fevereiro de 2009

CASTELO DE VIE NA IMPRENSA
Pecuária: dezenas de vacas aparecem mortas em explorações agrícolas do norte alentejano

Portalegre (Lusa) - Dezenas de vacas estão a aparecer mortas em explorações agrícolas na zona de Nisa (Portalegre), deixando os agricultores "desesperados" e sem encontrar explicações junto dos veterinários.
"As vacas estão bem, estão a comer e de um momento para o outro deitam-se e já não se levantam", explicou hoje à agência Lusa João Ribeirinho, agricultor há vários anos em Nisa.
"Não sei o que se passa, o que sei é que já chamei dois veterinários e não sabem dizer absolutamente nada sobre este caso", salientou.
João Ribeirinho disse que já viu morrer, num curto espaço de tempo, "sete vacas" na sua exploração, adiantando que, no concelho de Nisa, nos últimos tempos, já terão morrido "mais de 500 vacas".
"Ninguém resolve nada, nós temos um ministro da Agricultura que veio dar cabo desta porcaria toda", lamentou.
Vagner Temudo, outro dos agricultores afectados, já viu morrer, nos últimos dias, "cinco vacas e dois vitelos", na sua exploração agrícola.
"Não sei o que se passa, as vacas caem para o chão e morrem dois ou três dias depois", lamentou.
"Estou desanimado com isto tudo", disse Fernando Marques, outro agricultor da zona.
O agricultor revelou que já reuniu com a veterinária da sua exploração agrícola e que lhe foi comunicado por parte da responsável "que não sabe o que há-de fazer".
De acordo com os agricultores daquela região do norte alentejano, estão também a suceder casos idênticos em explorações agrícolas dos concelhos de Crato, Castelo de Vide e Avis, no distrito de Portalegre.
Contactado pela Lusa, o presidente da Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre (AADP), António Bonito, alertou que "algo tem de ser feito" nos próximos dias.
Nesse sentido, disse, a AADP está a "trabalhar" para constituir um grupo de trabalho para analisar a situação.
Outra das medidas que António Bonito tem em marcha passa pela contratação de um laboratório de análises que efectue no terreno a recolha de tecidos ou de outras matérias para que se possa identificar a origem da morte das vacas.
Segundo António Bonito, o problema ainda não foi comunicado ao ministro da tutela.
"Primeiro que tudo temos que perceber do que estamos a falar para depois podermos colocar as questões", sublinhou.
"Não podemos chegar a um ministro e dizer que temos um problema. Temos que o identificar e depois criar medidas e, se for caso disso, tentar obter ajudas, apoios no sentido de minimizar os problemas que estamos a sentir", sublinhou.

In Agência Lusa

6 de fevereiro de 2009

Exposição sobre construção tradicional
no Norte Alentejano até ao fim do mês
na Câmara Velha de Marvão

De 1 a 28 de Fevereiro está patente ao público na Câmara Velha – Casa da Cultura de Marvão uma exposição sobre a construção tradicional no Norte Alentejano.
Pretende-se que esta exposição seja “um contributo para a valorização do património construído, incidindo em temas como materiais, sistemas construtivos, tipologias e intervenções em construções tradicionais que procuram compatibilizar a contemporaneidade com o respeito pelos valores das pré-existências que marcam os nossos lugares, as nossas paisagens e as nossas vivências!”, de acordocom uma nota difundida através do sítio Internet da Autarquia vizinha. © NCV

21 de novembro de 2008

Casa de Assumar recebeu visita
de operador turístico inglês

A Casa de Assumar, Unidade de Turismo Rural do Concelho de Monforte, recebeu na passada Sexta-feira, dia 14 de Novembro, a visita de um operador turístico inglês.
Na sequência de uma parceria estabelecida há um ano entre a Casa de Assumar e um operador turístico inglês, 70 turistas de várias idades deslocaram-se até ao Assumar para conhecer esta Unidade de Turismo, onde foram recebidos pelos proprietários com um cocktail, onde não faltaram os produtos tradicionais da região.
Este operador incluiu a Casa de Assumar nos seus pacotes turísticos para Portugal, tendo eleito a Casa de Assumar como um dos locais de excelência onde dormir, relaxar e passar bons momentos no Alentejo. De entre as várias actividades propostas pela Casa de Assumar, os turistas podem desfrutar dos passeios pelos arredores, dos piqueniques ao ar livre, dos passeios a cavalo, das viagens de balão de ar quente e avioneta, das provas de vinho, das massagens e das visitas culturais aos Concelhos vizinhos.
Esta parceria resulta de uma aposta da Casa de Assumar nos mercados do Norte da Europa enquanto pólos atractivos de turistas.
Para Mário Gonçalves, proprietário da Casa de Assumar, “alguns turistas já conheciam a Casa, outros ficaram a conhecê-la, e todos ficaram encantados com o espaço, com o calor humano e com a diversidade de actividades que lhe propomos. É, sem dúvida, muito gratificante para nós sabermos que somos reconhecidos a nível nacional e além-fronteiras. E é essa a nossa grande aposta no futuro: dar a conhecer a Casa de Assumar e o Alentejo não só aos portugueses, mas também aos turistas oriundos dos mais diversos países, principalmente do Norte da Europa”.
A Casa de Assumar disponibiliza seis quartos duplos com WC privativo, ar condicionado e Internet wireless, com preços entre 80€ e os 120€. Oferece também espaços interiores convidativos ao descanso, leitura e convívio, bem como espaços exteriores propícios à evasão: piscina, jardim, terraço, varandas e miradouro. © NCV
Adquirida em 1996 por Mário Gonçalves Nunes e Idalina Abade, a Casa de Assumar foi inicialmente pensada como um espaço de lazer para os seus proprietários e amigos. Depois de algumas remodelações é, afinal, inaugurada em Abril de 2005 como a mais recente aposta do turismo de habitação do Norte Alentejano. Situada no centro da vila de Assumar (Concelho de Monforte, Distrito de Portalegre), oferece o espaço ideal para estar em família, celebrar uma ocasião especial, reunir os amigos e esquecer as preocupações rotineiras. Para informações adicionais, visite www.casadeassumar.com

25 de agosto de 2008

Festival do Crato é de amanhã até Sábado

A um ano de comemorar as bodas de prata, a edição 2008 do Festival do Crato – 24.ª Feira de Artesanato e Gastronomia – traz como cabeças de cartaz três fabulosas bandas: James, Vaya Con Dios e Roger Hodgson – a voz de Supertramp.
De 26 a 30 de Agosto desfilam pelo palco do Crato muitos nomes do panorama nacional como Jorge Palma, Tim, Adelaide Ferreira, Fernando Girão, Camané, João Gil, Sara Tavares, Shout (Godspell), Azeitonas, Quarteto em Mim, Rui Veloso, António Zambujo, Pedro Khima, Fado em Sibemol, Just Girls, 4 Taste, Avô Cantigas, Croquete, “FM 69.0 mf” e a imprescindível Filarmónica do Crato. De Espanha ainda a voz de Soraya Arnelas.

Aliados a um dos mais procurados festivais do país, o mais antigo do Distrito de Portalegre, os “saberes” – melhor artesanato local, nacional e internacional, uma mostra com mais de 150 expositores, destacando o nosso artesanato local – Barros Flor da Rosa – e os “sabores” – com restauração plural de qualidade onde o Restaurante Oficial, oferecendo a gastronomia tradicional e a CarnAlentejana se associa a restaurantes e tasquinhas estrategicamente colocados. © NCV

8 de agosto de 2008

Castelo de Vide e Póvoa e Meadas
na "Rota dos Coretos" em Setembro

Castelo de Vide e Póvoa e Meadas estão incluidas na chamada ROta dos Coretos do Norte Alenetejano, uma iniciativa da Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre.
O "concerto de Verão" realiza-se em Castelo de Vide no dia 6 de Setembro (sábado) pelas 16 horas e em Póvoa eMeadas no sábado dia 20 de Setembro pelas 21:30 horas. Com a actuação das respectivas Bandas Musicais.
© NCV
Clicar sobre a imagem para ampliar e melhor visualizar o cartaz e ler o programa.

14 de julho de 2008

Visita parlamentar ao Norte Alentejano
para “Defender o Montado"
e "Valorizar a Fileira da Cortiça”

Sobreiro da Herdade de Pai Anes, em Póvoa e Meadas, considerada uma das "árvores monumentais" de Portugal.

O Grupo de Trabalho “Defender o Montado, Valorizar a Fileira da Cortiça” da Comissão de Assuntos Económicos, Inovação e Desenvolvimento regional da Assembleia da República, desloca‑se hoje, dia 14 de Julho, em visita de trabalho ao Norte Alentejano, nomeadamente aos Municípios de Portalegre, Alter do Chão e Ponte de Sôr, no distrito de Portalegre.
O sobreiro e a conservação dos montados
Esta visita tem como objectivos principais a divulgação a nível nacional da importância do sobreiro e da conservação dos montados enquanto agro-sistema natural, gerador de biodiversidade e produtor da cortiça, um produto natural, renovável e reciclável obtido de uma espécie protegida – o sobreiro; e as boas práticas de gestão do montado e da inovação tecnológica existente na produção de rolhas de cortiça com elevados padrões de qualidade.
Portugal é líder mundial
O grupo de trabalho parlamentar sublinhará em terras do Norte Alentejano que “o sobreiro e a cortiça constituem um património de inestimável valor económico, ambiental, social e cultural para o país” e que “a fileira da cortiça é o único sector da economia em que Portugal é líder mundial”.
Portalegre - Fundação Robinson
A visita começa com uma recepção à comitiva parlamentar na Câmara Municipal de Portalegre, seguida de visita a Sociedade Corticeira Robinson e de uma apresentação do Projecto “Fundação Robinson”.
Alter do Chão e Ponte de Sor

Depois, a meio da manhã, os deputados visitam a unidade de primeira transformação da cortiça da “M.A. Silva, Lda.”, em Alter do Chão, de onde se dirigem a Ponte de Sor para uma visita ao montado de sobro – AFLOSOR (Associação dos Produtores Florestais de Ponte de Sor), considerado como “emblemático para Portugal”.
Depois do almoço será visitada a unidade de transformação da cortiça “Subercentro”, também em Ponte de Sor.
A visita parlamentar termina nesse mesmo local com uma Conferência de imprensa, seguida de provas de vinhos do Norte Alentejano (da Adega Cooperativa de Portalegre no quadro do projecto GreenCork/Quercus). © NCV

11 de julho de 2008

Conferência sobre Modernização Administrativa
do Norte Alentejano

A Associação Para o Desenvolvimento de Portalegre Distrito Digital, presidida pela Associação de Municípios do Norte Alentejano, realizou no passado dia 8 de Julho, no Auditório do Museu das Tapeçarias de Portalegre, uma conferência que contará com a presença de diversas individualidades locais, regionais e nacionais e que ao longo da manhã se debruçaram sobre a temática da Modernização Administrativa para o Norte Alentejano.
Contratação Pública e Compras Electrónicas
Sobre esta temática foram apresentados os tópicos gerais do Projecto de Modernização Administrativa que se está a delinear para o Norte Alentejano, e apresentada a Plataforma de Contratação Pública e Compras Electrónicas, que de acordo com o novo Código da Contratação Pública, entrará em vigor no próximo dia 30 de Julho.
A sessão de abertura foi presidida pelo Professor Jorge Martins, Presidente da Associação Portalegre Distrito Digital e da Associação de Municípios do Norte Alentejano, e contou ainda com a presença de Maria do Rosário Fernandes, antiga Chefe de Compras da Câmara Municipal do Porto, e desde 1 de Julho de 2008, Directora de Compras e Aprovisionamento da Secretaria Geral do Ministério da Economia, que apresentou o caso de sucesso do Porto em matéria de compras públicas.
Colaboração com PT Comunicações, Unisys e Microsoft
Esta iniciativa ficou ainda marcada pela assinatura de um protocolo de colaboração entre o Portalegre Distrito Digital, a PT Comunicações, a Unisys e a Microsoft. Estes protocolos têm como objecto principal a colaboração entre as várias entidades para o estudo, implementação e desenvolvimento de projectos no âmbito do Projecto Portalegre Distrito Digital.
Recorde-se que o Portalegre Distrito Digital, cuja presidência é defendida pela Associação de Municípios do Norte Alentejano, tem como primordial objectivo o combate à interioridade e a colocação das tecnologias de informação e comunicação ao serviço das pessoas, e integra o Instituto Politécnico de Portalegre, as 15 Câmaras Municipais do Distrito, o Núcleo Empresarial de Portalegre (NERPOR) e a Região de Turismo de S. Mamede. São ainda parceiros entidades da região como, a Associação Comercial de Portalegre, a Associação de Profissionais de Educação do Norte Alentejo, a Associação de Bombeiros Voluntários de Portalegre, os Hospitais de Portalegre e Elvas e a Gabipor. © NCV

3 de julho de 2008

Festival Internacional de Folclore dos Fortios
- edição deste ano termina em Castelo de Vide

O Festival Internacional de Folclore dos Fortios de 2008 termina em Castelo de Vide no próximo dia 8 de Julho, pelas 22 horas com a actuação dos grupos participantes da Grécia e da Turquia.

Organizado pelo Rancho Folclórico dos Fortios, este Festival Internacional de Folclore decorre de 4 a 9 de Julho no Norte Alentejano, conta com a participação de grupos portugueses, turcos, gregos e espanhóis, e terá início na freguesia anfitriã, passando depois por Portalegre, Arronches, Castelo de Vide e Alter do Chão.

O Norte Alentejano é palco, de 4 a 9 de Julho, do Festival Internacional de Folclore, que conta com a participação de grupos portugueses, turcos, gregos e espanhóis. Uma iniciativa do Rancho Folclórico de Fortios, o Festival terá início na freguesia anfitriã dia 5, sábado), passando depois por Portalegre (no CAEP no Domingo dia 6 de Julho), Arronches (dia 7) e finalmente Castelo de Vide (dia 8).

Participam na iniciativa o Rancho Folclórico de Fortios, o Rancho Folclórico da Costa (Alta Estremadura), Rancho Folclórico "Ceifeiras e Campinos" da Azambuja (Ribatejo), Rancho Folclórico e Etnográfico de Zagalho e Vale do Conde (Beira Litoral), Grupo Folclórico "Os Pauliteiros" de Sendim (Trás-os-Montes), e ainda os grupos Beylikduzu Belediye Baskanligi (Turquia), Agrinio Folk Dance Group (Grécia) e El Encinar (Espanha). © NCV

16 de junho de 2008

IV Semana Gastronómica regional
de regresso à Assembleia da República

A Região de Turismo do Norte Alentejano anuncia que, pelo quarto ano consecutivo, vai decorrer de 16 a 20 de Junho, no Restaurante do Edifício Novo da Assembleia da República, a Semana Cultural e Gastronómica do Norte Alentejano.
A abertura da Semana Gastronómica contará com a presença do Ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, e o Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama. Durante esse dia, estará ainda patente no átrio da Assembleia República uma exposição de escultura de Maria Leal Costa e os visitantes poderão também observar um artesão a trabalhar ao vivo.
Segundo Ceia da Silva, Presidente da Comissão Instaladora da Área Regional de Turismo do Alentejo, “este ano, cabe ao Restaurante Panorâmico elevar os valores e sabores da cozinha alentejana, caprichando nas especialidades servidas durante esta Semana Gastronómica. Este tipo de iniciativas tem sido um hábito no calendário dos eventos gastronómicos do Norte Alentejano e é, por isso, motivo de grande orgulho”.

O menu de toda a Semana

Ao longo da Semana, o Restaurante “Panorâmico das Piscinas Municipais de Monforte” servirá refeições baseadas nas especialidades regionais alentejanas: desde as migas gatas ao galo de cabidela, passando pela sopa de perdiz, o javali assado no forno ou a fejoada de lebre. Acompanhando as iguarias, não faltarão os vinhos regionais alentejanos e, à sobremesa, poderá saborear-se a sericaia com ameixa de Elvas, a encharcada de noz ou a sopa dourada, entre outras.
Champanhes e doces conventuais

Na Terça-Feira, dia 17, terá lugar uma prova de champagnes da Herdade do Perdigão e da Tapada de Chaves, acompanhada de alguns doces conventuais de Portalegre e de cerejas de S. Julião.
Vinhos e enchidos
Com o objectivo de dar a conhecer o vasto leque de produtos regionais alentejanos, dia 19, Quinta-Feira, terá também lugar uma mostra gastronómica de vinhos e enchidos alentejanos, aguçando o apetite de quem passar pela Assembleia da República neste dia.
Animação marca presença

A animação marcará também presença nesta Semana Gastronómica, que conta com a participação do Grupo Abelterium (dia 17) e do Grupo de Tocadores Pedrinhas de Arronches (no dia 19).
© NCV

9 de abril de 2008

Restaurante Sever na Semana Cultural
organizada pela RTNA em Viana do Castelo

O Restaurante “O Sever”, da Portagem (Marvão) vai servir, entre 15 e 20 de Abril. no Restaurante “O Camelo” em Viana do Castelo, algumas iguarias gastronómicas alentejanas, como por exemplo: veado assado com castanhas, alhada de cação, cabrito assado, pezinhos de coentrada e sopa de tomate com ovo. Os doces conventuais prometem adoçar a boca dos visitantes que participarem nesta Semana Cultural.
Trata-se de mais uma “Semana Cultural” promovida pela Região de Turismo do Norte Alentejano (RTNA). Durante a semana, vai também estar patente no Restaurante “O Camelo” uma exposição e venda de artesanato regional, expressão da cultura alentejana, para além de um espaço de divulgação/promoção dos eventos/acções das Autarquias que nisso manifestem interesse.
Divulgar gastronomia, tradições e cultura
Para Ceia da Silva, Presidente da RTNA, “o Norte Alentejano tem uma grande tradição na participação neste tipo de eventos, extremamente importantes para a divulgação da nossa gastronomia, tradições e cultura. Mais uma vez, contamos com a presença de um restaurante típico regional, desta vez “O Sever”, que apresentará durante a semana uma ementa que promete satisfazer os gostos mais diversos. Nesta Semana Cultural, temos também uma novidade, que é a possibilidade das autarquias divulgarem neste espaço, os seus eventos, acções ou projectos que considerem como mais-valias para atrair turistas à nossa região”. © NCV

As ementas

Dia 15 de Abril, Terça-feira
Grão com espinafres; Coelho bravo com míscaros e Veado assado com castanhas
16 de Abril, Quarta-feira
Açorda alentejana; Javali estufado e Alhada de cação.
17 de Abril, Quinta-feira
Feijão com mogango; Cabrito assado com arroz de vinho tinto; Migas de pão com carne de porco alentejano.
18 de Abril, Sexta-feira
Sopa de cação; Pezinhos de porco de coentrada e Arroz de lebre19 de Abril, Sábado
Feijão com couve; Ensopado de borrego e Bochechinhas de porco alentejano com batata assada e grelos salteados.
20 de Abril, Domingo
Sopa de tomate com ovo; Perna de borrego leital assada com castanhas e cebolinhas e Perdiz de tiro à convento de Marvão.

8 de março de 2008

Avis recebeu as II Jornadas de Património, Turismo e Cultura do Norte Alentejano

De 5 a 7 de Março realizaram-se em Avis as II Jornadas de Património, Turismo e Cultura do Norte Alentejano. Tratou-se de uma iniciativa de um grupo de alunos do Instituto Politécnico de Tomar (IPT) que contou com o apoio do Município de Avis, do Instituto Politécnico de Tomar, da Fundação-Arquivo Paes Teles, da Associação Académica de Tomar, da Escola Superior de Gestão de Tomar, Escola Superior de Tecnologia de Tomar e da Caixa Geral de Depósitos.
A sessão de abertura teve a presença, entre outros, da Secretária de Estado da Cultura, do Governador Civil do Distrito de Portalegre, do Presidente da Câmara Municipal de Avis, do Director Regional de Cultura do Alentejo e do Presidente do IPT.
O primeiro dia foi preenchido com diversas abordagens que tiveram como tema central a História, passando pela análise do seu papel enquanto factor de desenvolvimento local e regional e de alguns aspectos relacionados com a Ordem de Avis.
Para o segundo dia, centrado na Arqueologia, proposta foi a análise dos trabalhos desenvolvidos nesta área no Norte Alentejano, com enfoque para o caso de Avis, salientando a importância dos mesmos para o desenvolvimento económico e para o turismo cultural.
Turismo, cultura e desenvolvimento
Finalmente, o último dia das Jornadas apresentou como tema forte o Turismo, em torno do qual os oradores efectuarão as suas apresentações, que propõem analisar a importância das relações entre Turismo, Gestão Autárquica, Cultura e Desenvolvimento, passando pelos casos de estudo da Golegã e de Avis.
As II Jornadas de Património, Turismo e Cultura do Norte Alentejano constituiram três dias de reflexão sobre temas de extrema relevância para o desenvolvimento da região, e contaram com a participação de um leque de convidados com elevadas credenciais nas respectivas áreas de actividade, que fizeram desta iniciativa um evento de presença obrigatória para estudantes, docentes, empresários e público em geral. © NCV

24 de janeiro de 2008

Banca da Cultura Gastronómica no Qualitas
apresenta pratos confeccionados
com os melhores produtos portugueses

A Câmara Municipal de Portalegre organiza de 24 a 27 de Janeiro na IFEBA (Institución Ferial de Badajoz) o Qualitas – Cores e Sabores, Mercado de Produtos Tradicionais – Salón de Productos de Calidad y de las Denominaciones de Orígen”. Durante o decorrer deste Mercado, na Banca da Cultura Gastronómica serão servidos almoços e jantares confeccionados com as melhores Carnes com DOP ou com IGP como a Carne Marinhoa, a Carne Arouquesa, a Carne Maronesa, a Carnalentejana, o Borrego do Norte Alentejano ou a Carne de Porco Alentejano. Também haverá lugar para o tão apreciado Bacalhau de cura Tradicional Portuguesa. Os visitantes do Qualitas – Cores e Sabores terão assim oportunidade de conhecer os sabores únicos da cozinha portuguesa confeccionados com os melhores produtos. A confecção é feita de forma simples e com uso moderado de temperos para destacar a qualidade e excelência destes produtos. Na Banca da Cultura Gastronómica, descobrem-se, em cada refeição os sabores únicos de Portugal. © NCV
__________________________________
Restaurantes presentes
  • Associação de Criadores de Raça Marinhoa – Carne Marinhoa DOPCarnealentejana,
  • Agrupamento de Produtores de Bovinos de raça Alentejana – Carne alentejana DOPAgrupamento de Produtores de Bovinos de Raça Arouquesa- Carne Arouquesa DOP
  • Restaurante “O Martinho” de Portalegre- Borrego do Norte Alentejano DOP, Carne de Porco Alentejano e Bacalhau de cura Tradicional Portuguesa
  • Restaurante “O Costa” de Vila Real - Carne Maronesa DOP

18 de janeiro de 2008

Queijo S. Julião destacado
como “Sabor do Ano” pelos consumidores

A Monforqueijo, empresa produtora de queijo de Monforte, anuncia que o queijo de ovelha S. Julião, foi distinguido com a menção “Sabor do Ano”.
Produzido pela Monforqueijo com leite puro de ovelha, coalho e sal, o Queijo S. Julião é um queijo curado de pasta semi-mole comercializado nas charcutarias, supermercados, mercearias e restaurantes. Foi destacado pelos consumidores como tendo um aspecto tradicional ligeiramente amarelado, com um cheiro pouco acentuado, uma textura macia e amanteigada e com um sabor intenso que perdura no paladar.
A distinção “Sabor do Ano” é um símbolo de qualidade no sector alimentar e baseia-se exclusivamente na avaliação pelo sabor. Depois de um sucesso de 10 anos em França, chegou a Portugal pelas mãos da Tryp Network. Através da degustação, o Queijo S. Julião foi provado e aprovado pelos consumidores durante o passado mês de Outubro, o que lhe valeu esta distinção.

Foi inscrito na categoria “Queijo de Ovelha”, o que permitiu um maior rigor, na medida em que respeitou a lógica gustativa durante os testes efectuados pelos consumidores. Foi degustado por um grupo de 100 pessoas, de todas as idades e classes sociais, que lhe atribuíram, no final, uma nota de impressão final de 6,4 (em 10 valores), justificada pelo aspecto, odor, textura e paladar.
A Monforqueijo nasce em 1989 porque um grupo de produtores de leite de Ovelha e Cabra decidiu valorizar a sua produção fase à concorrência transformando o seu leite em queijo. Situada em Monforte, no Norte Alentejano, a Monforqueijo consegue afirmar-se como uma empresa com produtos diferentes e de qualidade. Actualmente a Monforqueijo produz o Queijo de Nisa (DOP), feito com leite puro de Ovelha e os queijos de Ovelha S.Julião e Chaparral, este último destinado à Hotelaria. Em 2007 lançou o queijo de ovelha S. Julião fatiado. Ver mais em www.monforqueijo.pt © NCV

23 de dezembro de 2007

AMNA desenvolve
Sistema de Informação Geográfica WEB

A AMNA - Associação de Municípios do Norte Alentejano anunciou a criação de um Sistema de Informação Geográfica WEB que se traduzirá na publicação online de informação cartográfica da região Norte Alentejana possibilitando a visualização de mapas estatísticos, consulta de roteiros municipais, emissão de plantas de localização, etc.. O anúncio foi feito durante as recentes Jornadas de Trabalho IDE OTALEX - Observatório Territorial Alentejo-Extremadura, realizadas no passado dia 18 de Dezembro em Portalegre.
A iniciativa surgiu precisamente no âmbito do projecto OTALEX e na sequência de trabalhos desenvolvidos na AMNA (tanto a nível da integração de base de dados em SIG, como da elaboração de cartografia) e visa optimizar os serviços prestados aos munícipes e divulgar informação da região para quem a visita, assim como, facilitar aos técnicos municipais o acesso e partilha de informação cartográfica, sendo um instrumento relevante no desenvolvimento de projectos.
Actualmente, decorre a fase final da análise das propostas para a contratualização e implementação do sistema, devendo iniciar-se a audiência prévia aos concorrentes ainda antes do final do ano.

Tendo como ponto de partida os avanços alcançados ao nível da harmonização de dados cartográficos e territoriais, nomeadamente ao nível do ordenamento do território, o projecto OTALEX tem como objectivo principal contribuir de forma efectiva para o desenvolvimento sustentável dos espaços rurais através da implementação de instrumentos de observação territorial e ambiental transfronteiriços.

Para além da AMNA, 7 outros parceiros estão integrados no OTALEX: a Junta da Extremadura, a Diputación de Badajoz, o Instituto Geográfico Nacional de Espanha, a Gerencia Regional del Cadastro en Extremadura, a Associação de Municípios do Distrito de Évora, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e o Instituto Geográfico Português. © NCV

21 de dezembro de 2007

AMNA anuncia desenvolvimento
de Sistema de Informação Geográfica WEB

A AMNA - Associação de Municípios do Norte Alentejano anunciou a criação de um Sistema de Informação Geográfica WEB que se traduzirá na publicação online de informação cartográfica da região Norte Alentejana possibilitando a visualização de mapas estatísticos, consulta de roteiros municipais, emissão de plantas de localização, etc..
O anúncio foi feito durante as recentes Jornadas de Trabalho IDE OTALEX - Observatório Territorial Alentejo-Extremadura, realizadas no passado dia 18 de Dezembro em Portalegre.
da integração de base de dados em SIG, como da elaboração de cartografia) e visa optimizar os serviços prestados aos munícipes e divulgar informação da região para quem a visita, assim como, facilitar aos técnicos municipais o acesso e partilha de informação cartográfica, sendo um instrumento relevante no desenvolvimento de projectos.
Actualmente, decorre a fase final da análise das propostas para a contratualização e implementação do sistema, devendo iniciar-se a audiência prévia aos concorrentes ainda antes do final do ano.

Tendo como ponto de partida os avanços alcançados ao nível da harmonização de dados cartográficos e territoriais, nomeadamente ao nível do ordenamento do território, o projecto OTALEX tem como objectivo principal contribuir de forma efectiva para o desenvolvimento sustentável dos espaços rurais através da implementação de instrumentos de observação territorial e ambiental transfronteiriços.

Para além da AMNA, 7 outros parceiros estão integrados no OTALEX: a Junta da Extremadura, a Diputación de Badajoz, o Instituto Geográfico Nacional de Espanha, a Gerencia Regional del Cadastro en Extremadura, a Associação de Municípios do Distrito de Évora, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e o Instituto Geográfico Português. © NCV

8 de dezembro de 2007

1ª Concentração Internacional Porsche
será nos dias 15 e 16 de Dezembro

O Norte Alentejano vai acolher nos próximos dias 15 e 16 de Dezembro a 1ª Concentração Internacional Porsche. A recepção dos participantes ocorrera no dia 14 ao final da tarde em Portalegre, no Alentarro - Bar VIP (Jardim do Tarro).
No sábado dia 15 a concentração está marcada precisamente para o Jardim do Tarro em Portalegre, saindo dali os participantes em direcção a Monforte a partir de onde haverá uma visita à Associação Nacional de Criadores de Bovino de Raça Alentejana e depois às ruinas da cidade romana de Torre de Palma. Depois vão todos para Cabeço de Vide para almoçar no restaurante "O Rolo", na Estalagem Rainha D. Leonor.
À tarde o programa inclui estacionamento /exposição na Praça da República, novamente em Portalegre, a que se segue um Porto de Honra e visitas ao Museu das Tapeçarias e a exposições de Arte Sacra Artesanal – Presépios e de representações de Nossa Senhora da Conceição na Biblioteca Municipal de Portalegre..
O jantar é em Portalegre (Restaurante “O Abrigo") para permitir assistir a um espectáculo de Ballet Flamenco de Madrid no Centro de Artes e Espectáculos.
Triângulo turístico
No Domingo a concentração é de novo no Jardim do Tarro em Portalegre para um desfile pela cidade e uma visita ao Castelo de Portalegre; pelas 10:00 o programa insere a saída para “passeio pitoresco” pelo Parque Natural da Serra de S. Mamede, com “passagem por Espanha (estação de serviço junto à fronteira)” e assinala expressamente “a possibilidade de encher o depósito”.
Depois os participantes dirigem-se a Castelo de Vide, onde parqueiam na Praça D. Pedro V para uma visita a “portas ogivais, Judiaria, Sinagoga”, seguindo-se a visita a Marvão e o almoço final no restaurante Sever, na Portagem.
Esta 1ª Concentração Internacional Porsche termina com uma entrega de lembranças. Contactos e informações podem ser obtidos junto de José Luís Jacob (joseluisjacob@hotmail.com). © NCV

25 de novembro de 2007

Municípios do Norte Alentejano debateram estratégia de desenvolvimento para a região
com a CCDR do Alentejo no quadro da AMNA

A AMNA promoveu no passado dia 19 de Novembro uma reunião de trabalho entre os Municípios nela associados e o órgão de governação do QREN/Programa Operacional Regional - Silvino Sequeira (Administrador Executivo) e a Presidente da CCDRA, Maria Leal Monteiro, sobre a definição de uma estratégia de desenvolvimento para a região.
O PO Regional do Alentejo consiste num instrumento financeiro de política regional, que tem como principal objectivo promover o desenvolvimento em diversas áreas.

Os quatro eixos do PO Alentejo

Relativamente à região do Alentejo encontram-se já estruturados quatro eixos, o de Desenvolvimento Urbano; Conectividade e Articulação Territorial; Qualificação Ambiental e Valorização do Espaço Rural e Governação e Capacitação Institucional.
Através da regulamentação destes eixos, e respectivas medidas será possível potencializar a exequibilidade do Plano de Acções do Norte Alentejano.
No entanto, surge a preocupação por parte dos Municípios de como colocar em prática estas orientações, emanadas do QREN, por forma a fazer face às necessidades da região e das suas populações bem como a organização entre si para atingir objectivos que potenciam o desenvolvimento do Norte Alentejano.

Programa Operacional Regional do Alentejo 2007/2013

Destacam-se, no Programa Operacional Regional do Alentejo 2007/2013, alguns traços fundamentais: a incidência territorial em 5 NUT III e 58 concelhos; a inclusão de sistemas de incentivos às micro e pequenas empresas; os regulamentos específicos relacionados com as tipologias de operações, que fixam e regulam as condições de acesso, os critérios de selecção, a avaliação de mérito e as taxas de financiamento, com aplicação em alguns casos de majorações; e a apresentação de candidaturas que é efectuada mediante a abertura de Avisos de Concurso, perspectivando-se o primeiro período de candidaturas entre Janeiro e Março de 2008.
Segundo comunicado da AMNA, “ocorre alguma tensão, ansiedade e preocupação por parte dos Autarcas, relativamente às exigências de concentração, selectividade e viabilidade económica dos projectos e candidaturas. Por outro lado não são conhecidos os critérios de imputação de verbas às diferentes NUT´s III”.

Municípios “pragmáticos e organizados”

Por isso, “torna-se fundamental que os Municípios do Norte alentejano sejam pragmáticos e organizados em prol do desenvolvimento da região”. “É esse o esforço que está a ser desenvolvido exigindo uma nova mentalidade e espírito associativo”.
“Regista-se o facto de os responsáveis máximos da Região Alentejo, nesta matéria (QREN) se terem disponibilidade para um trabalho de proximidade com os Eleitos Locais” – sublinha ainda a AMNA. © NCV

11 de novembro de 2007

Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis
projecta visita ao Norte Alentejano

A fechar o segundo período escolar do presente ano lectivo, a Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis tem prevista uma visita ao Alentejo (Portalegre, Castelo Marvão, Castelo de Vide e Alqueva), de acordo com informação adiantada pelo seu presidente da direcção, Artur Hespanha, durante a última reunião da assembleia-geral do órgão, que se realizou a 26 de Outubro e na qual foi apresentado o plano de actividades para o corrente ano lectivo.
As actividades, suportadas por um orçamento que ronda os 225 mil euros (também aprovado na mesma sessão), decorrem já desde Setembro, e o documento sufragado pelos associados inscrevia já o passeio de fim do ano lectivo anterior, à Bretanha e à Normandia, cujo o balanço foi positivo mesmo apesar do excesso de quilómetros percorridos em autocarro.
Para este ano de 2007/2008, a zona da Escandinávia é um dos destinos possíveis do passeio de final de ano lectivo da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis (USOA). © NCV