21 de setembro de 2008

"Building Nature" nos Olhos D'Água:
a palha como material de construção natural

A Associação OCRE promoveu o intercâmbio "Building Nature" sobre "a palha como material de construção natural" em parceria com as associações: E2000 International Limited, JES, FLA-KULTUR, (YCDC).

O intercâmbio decorreu entre 1 e 11 de Setembro e contou com a participação de 34 jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, vindos de diferentes países - França, Inglaterra, Letónia, Lituânia, Portugal. Os participantes ficaram hospedados nas instalações do Parque Natural da Serra de São Mamede - Quinta dos Olhos D'Água.

O intercâmbio "Bulding Nature" teve como objectivo, não só promover a mobilização dos jovens de diferentes países com interesse mútuo na preservação do Património Cultural, como também capacitar os jovens com ferramentas que lhes permitam uma melhor protecção e respeito pelos recursos naturais. Pretendeu-se igualmente promover a reabilitação de materiais tradicionais em desuso, cujas propriedades são únicas e incutir nos jovens estilos de vida mais saudáveis através de actividades ao ar livre.

Da derrega ao uso da cal de obra, à resolução do desafio de construir um abrigo para um burro, usando, com excepção da cobertura, apenas materiais naturais ou em reciclagem (ramos de oliveira, palha, garrafas), passando por debates discussões e debates, grupos de trabalho (recolha de fotografias, histórias, banda desenhada) muitos foram os momentos de convívio criativo.

A Palha como material de construção natural foi o tema central do intercâmbio. Caminhou-se da teoria à prática. Os participantes fizeram apresentações e deram a conhecer o uso da palha na construção nos respectivos países. Em direcção à prática aprenderam a construir com este material. A casa construída com fardos de palha (serve de abrigo a um animal), a qual constitui o produto final deste intercâmbio, é prova disso mesmo. Criaram, também, um grupo no "Facebook", o qual contém o resumo do intercâmbio, bem como fotografias que acompanharam o processo de construção, e uma história em banda desenhada que gira em torno da casa de palha e do seu habitante - o burro Vicente.

Este projecto foi aprovado e financiado pela Agência Nacional do Programa Juventude em Acção e contou com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza - Departamento do Centro e Alto Tejo e da Câmara Municipal de Castelo de Vide. © NCV

Reportagem publicada no sítio Internet da OCRE.

1 comentário:

Tiago Malato disse...

Apenas um complemento : estas chapas não contêm amianto. Para quem se interesse: Fibrocor OCRE/RP/177 ( passo a publicidade)

tiago malato