7 de outubro de 2008

CI-ERTA discutiu na Vidigueira
Projecto “Alentejo – Turismo – 2015”

A Comissão Instaladora da Entidade Regional de Turismo do Alentejo (CI - ERTA), reuniu no passado dia 1 de Outubro na Vila da Vidigueira.

Nesta Reunião constavam como pontos da agenda alguns temas com um impacto significativo na Organização do Turismo no Alentejo, como a proposta do Regulamento Eleitoral da ERTA, a aprovação do balanço Inicial, a deliberação acerca da forma de participação da Região Alentejo na BTL, a discussão das implicações do novo Regime Jurídico dos Empreendimentos Turísticos nas empresas turísticas da Região e o papel que a nova Estrutura de Gestão pode desempenhar na transição para o mesmo; a aquisição da marca Genuiland; a Formação de um Grupo de Trabalho com vista à prossecução da Estratégia de Eficiência Colectiva Turismo 2015 do Turismo de Portugal (assente em 4 Dimensões: Conhecimento e a Inovação, Qualificação da Oferta, Qualificação dos Recursos Humanos, e a Promoção) do qual sairam já sugestões e propostas concretas, a remeter aos agentes privados e autarquias para colaboração.

“Nesta reunião foram dados alguns passos importantes na afirmação do Alentejo, como uma Região pioneira, inovadora e de futuro em termos de Turismo” – refere Ceia da Silva, Presidente da Comissão Instaladora da ERTA, em comunicado..

Projecto Alentejo – Turismo - 2015

“Para salientar apenas alguns dos pontos que me parecem significativos, começo por referir aqueles que dizem respeito à forma como a CI-ERTA está a trabalhar num projecto Alentejo – Turismo - 2015, no qual enquadrou a formação de um Grupo de Trabalho cujo objectivo é sugerir à Comissão Linhas de Orientação e Projectos que possam traduzir o envolvimento da Região na Estratégia de Eficiência Colectiva Turismo 2015 do Turismo de Portugal”.

Estreita colaboração com os Municípios

“Salientaria ainda, a abordagem das implicações do novo Regime Jurídico dos Empreendimentos Turísticos e do papel que a ERTA pode ter na ajuda às entidades privadas e autarquias a adaptar-se a ele – e neste ponto o nosso objectivo é claro: que a Região Alentejo seja a primeira do País a dispor, ao nível dos Municípios, de Regulamentos específicos e que a actividade turística se encontre devidamente enquadrada em termos legais. Para isso é fundamental uma correcta articulação e uma estreita colaboração da ERTA com os 47 municípios que são por si abrangidos”.

Alentejo, Região de Excelência

“Finalmente não gostaria de deixar passar em branco a deliberação acerca da participação, da Região Alentejo, na BTL. Estamos convictos, na Comissão Instaladora da ERTA, de estarmos efectivamente a dar os primeiros passos na direcção certa para fazer do Alentejo uma Região de Excelência em termos turísticos, contando obviamente, não apenas com tudo de bom que foi alcançado pelas antigas Regiões de Turismo, mas também com a capacidade acrescida que temos, agora, de actuar no terreno”. © NCV

Sem comentários: