Com 59 anos, D. Antonino Dias era até ao presente Bispo Auxiliar de Braga. A nomeação foi tornada pública às 11h00 de segunda-feira, dia 8 de Setembro de 2008.
A tomada de posse - com a leitura da carta de nomeação e o juramento de fé católica - decorreu no dia 7 de Outubro numa cerimónia simples no Salão Nobre do Paço Episcopal de Portalegre, na presença do Colégio dos Consultores de D. José Alves, anterior prelado e actual administrador apostólico, e do Vigario Geral da Diocese, cónego Lúcio Nunes.
Recorda-se que a Diocese de Portalegre-Castelo Branco ficou sem Bispo a 8 de Janeiro deste ano, aquando da nomeação de D. José Alves como Arcebispo de Évora. Este prelado continuou a desempenhar funções de Administrador apostólico da Diocese.
Ao ser conhecida a sua nomeação, em Setembro, D. Antonino Dias divulgou uma mensagem à Diocese que o NCV publicou na íntegra (ver AQUI). © NCV
Quem é D. Antonino Dias ?
Antonino Eugénio Fernandes Dias, filho de Durval Dias e de Laurinda das Dores Lima Fernandes, nasceu a 15 de Dezembro de 1948, na freguesia de Longos Vales, concelho de Monção, onde fez a Escola Primária. Estudou Humanidades, Filosofia e Teologia nos Seminários Arquidiocesanos de Braga, onde foi ordenado a 13 de Junho de 1974, no encerramento do Congresso Eucarístico Nacional. Tendo concluído o antigo Curso Teológico em 1973, estagiou e permaneceu cerca de três anos na Redacção do jornal Diário do Minho. Em 25 de Janeiro de 1975, foi nomeado por D. Francisco Maria da Silva, Arcebispo de Braga, pároco de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, onde exerceu intensa actividade pastoral e social, tendo pertencido à equipa coordenadora da pastoral arciprestal e sido professor de Religião e Moral na Escola Comercial e Industrial de Viana do Castelo e no Colégio do Minho.
Em 1983 foi nomeado Reitor do Seminário Diocesano de São Teotónio,
Tendo frequentado, em 1981 e 1982, enquanto pároco, o Instituto Superior de Teologia de Braga, veio a licenciar-se no ano lectivo de 1990/91 na já Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.
Foi Pró-Vigário Geral da Diocese de Viana do Castelo; Vigário Episcopal para o Clero, Seminário e Vocações; Reitor do novo Seminário Diocesano, em Viana do Castelo; Director do Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional; Mestre de Cerimónias da Sé Catedral; Juiz do Tribunal Eclesiástico; Professor na Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas do Instituto Católico de Viana do Castelo; Assistente Regional do Corpo Nacional de Escutas (CNE); Assistente Regional da Associação Guias de Portugal; membro do Conselho Episcopal, do Conselho Presbiteral, do Conselho Diocesano de Pastoral, do Colégio de Consultores Diocesanos; e dedicou grande parte do seu tempo a outros campos da actividade pastoral da Diocese, nomeadamente no campo da pregação, catequese, Cursos de Cristandade e Pastoral Familiar...
A 10 de Abril de 1984, o Santo Padre nomeou-o seu Capelão com o título de Monsenhor.
Em 10 de Novembro do ano 2000, foi nomeado, pelo Santo Padre João Paulo II, Bispo Titular de Tamata e Auxiliar do Arcebispo de Braga. Foi ordenado Bispo em 21 de Janeiro de 2001, na igreja de São Domingos, em Monserrate, Viana do Castelo, junto do túmulo de D. Frei Bartolomeu dos Mártires, que foi Arcebispo de Braga, tendo sido bispos ordenantes D. José Augusto Martins Fernandes Pedreira (de Viana do Castelo), D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga (de Braga) e D. Armindo Lopes Coelho (do Porto).
Tendo sido apresentado em Braga, na Sé Catedral, em 18 de Fevereiro de 2001, foi nomeado, em 22 do mesmo mês, Vigário Geral da Arquidiocese e Moderador da Cúria, ficando ainda com o encargo de acompanhar os Seminários Diocesanos, a Fraternidade Sacerdotal e o Instituto Diocesano de Apoio ao Clero (IDAC). Com a remodelação e novo organigrama dos serviços da Cúria, deixou estes encargos e assumiu a presidência da Comissão Arquidiocesana para o Laicado e Família. Além disso, sempre dentro do viver e agir colegialmente, foi-lhe atribuída, de forma mais específica, a Vigararia Territorial que compreende os arciprestados de Barcelos, Esposende, Vila do Conde/Póvoa de Varzim e Vila Nova de Famalicão.
Durante a sua estadia em Braga, procurou ainda conhecer a realidade das comunidades portuguesas no estrangeiro, tendo visitado algumas em França, Suíça, Alemanha e Inglaterra.
Participou no Congresso e Encontro Mundial de Famílias com o Santo Padre, em Valência (Espanha), de
Dentro da Conferência Episcopal, pertenceu à Comissão Episcopal do Clero, Seminário e Vocações, e, presentemente, faz parte da Comissão Episcopal do Laicado e Família. (Agência Eclesia)
Sem comentários:
Enviar um comentário