27 de outubro de 2008

Vai avançar projecto de Apoio Nocturno
da Fundação Nossa Senhora da Esperança

Vai avançar o projecto de Apoio Nocturno da Fundação Nossa Senhora da Esperança que já obteve o “visto bom” da CLAS.

Trata-se da criação de um Grupo de Apoio Nocturno (designado por GUIAS) que garantirá apoio e deslocações nocturnas em situação de emergência ao domicílio dos utentes abrangidos que o contactem através de um telefone de emergência que os ligará directamente com o local em qe funcionará o serviço.

O projecto envolve assim um Serviço de Telealarme e Serviços de Vigilância (gestão de ritmo sono - vigília), serviços favorecedores de apoio e de segurança em casa de cada utente.

O público-alvo são idosos com mais de 65 anos no domicílio e também “outros, em caso de necessidade” nomeadamente em “situação de isolamento”.

O sistema, numa primeira fase, pode abranger até 50 utentes e as prioridades irão para as seguintes situações: idade avançada, alterações sensoriais, AVC, doença crónica, isolamento, depressão, demências, desnutrição, incontinência e polimedicamentação.

Assistência no Domícilio

A Fundação Nossa Senhora da Esperança conta com uma vasta experiência no campo da gerontologia e dos cuidados ao idoso (lembra-se a valência do Lar João Gonçalves Palmeiro Novo) que regista uma lista de espera que ronda neste momento as 270 pessoas. A instituição pretende agora oferecer serviços de Assistência no Domicilio, que vão desde o simples acompanhamento, apoio nocturno, apoio em deslocações, apoio à locomoção, tratamento de acamados.

Com uma estrutura eficaz de apoio, esta nova resposta social é inovadora e pretende colocar à disposição do idoso e da sua família uma equipa multidisciplinar composta por profissionais experientes, devidamente credenciados, que cuidadosamente vão elaborar um plano personalizado de cuidados e necessidades individuais, objectivando minimizar o sofrimento de cada utente e melhorar gradualmente a sua qualidade de vida.

Planos individualizados e meios telemáticos

Para isto, atender-se-á às características e necessidades de cada utente, elaborando para cada pessoa um plano de cuidados individualizado, adequado à sua realidade, após uma avaliação domiciliária das necessidades e cuidados.

“Esta pretende ser uma resposta que valorize principalmente o apoio nocturno ao idoso. Será entregue a cada utente uma câmara de vigilância, um telefone (devidamente adaptado) e outros meios telemáticos directamente ligados à Sede, onde a equipa multidisciplinar se disponibilizará de imediato a deslocar-se ao domicílio” – refere uma fonte da fundação ligada à concepção deste novo serviço da Fundação à comunidade castelovidense.

“Este apoio não compreende apenas as situações de emergência, mas o acompanhamento nocturno permanente ao idoso no domicílio. Este apoio traduz-se em rondas nocturnas, a fim de se estar constantemente informado acerca do estado do utente e pronto à prestação de serviços e cuidados durante este período”. © NCV


A instituição já aceita inscrições para o novo serviço; os interessados devem dirigir-se-lhe para

Fundação Nossa Senhora da Esperança

Expansão do Bairro da Muralha

7320-146 Castelo de Vide

Telefone: 245 901 166 - email: fnsesperanca@sapo.pt

Sem comentários: