3 de novembro de 2008

Assembleia Municipal escolheu representantes na Assembleia da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo

António José Miranda e João Filomeno Candeias (PSD) e Fernando Soares (PS) foram eleitos pela Assembleia Municipal de Castelo de Vide como representantes do Município na Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIM) que substituirá a actual AMNA.
A Assembleia Municipal de Castelo de Vide reuniu na passada quinta -feira ao princípio do serão em sessão extraordinária, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e aprovou por unanimidade a adequação da Associação de Municípios do Norte Alentejano (AMNA) ao novo regime legal do associativismo municipal e a adesão do Município de Castelo de Vide à recém criada Turismo do Alentejo ERT.
O Grupo Municipal do PS ainda apresentou uma proposta no sentido de eleger representantes que integrassem as 3 forças políticas representadas na Assembleia Municipal (incluindo portanto 1 elemento da CDU), o que não mereceu concordância da bancada do PSD, pelo que foram votadas duas listas.
Por maioria (sem os votos dos deputados socialistas) foi ainda aprovada uma adenda ao protocolo financeiro e de cooperação no âmbito do Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (FAME), que também constava da ordem de trabalhos.
Apoio pessoal de AJMiranda a António Pita
Quanto à adesão do Município de Castelo de Vide à recém-criada Turismo do Alentejo ERT, de registar uma declaração de voto de Fernando Soares (PS) referente à sua não concordância com a nova organização regional de turismo e sobre a forma como foi conduzido o processo.
Por outro lado, António José Miranda (PSD) também apresentou um protesto pessoal sobre a localização da sede da nova entidade em Beja, entre os pólos do Alqueva e do Litoral Alentejano, colocando o Norte Alentejano na sua periferia.
Politicamente importante foi ainda o facto de o líder do Grupo Municipal do PSD ter manifestado o seu apoio pessoal à possível passagem de António Pita para a direcção da Turismo do Alentejo ERT, possibilidade que voltou a ser muito falada nos últimos dias mas que se sabe não contar com muitos apoios nas hostes regionais do PSD.
AMNA integra-se na CIM do Alto Alentejo
Para além disso, a Assembleia Municipal mandatou os representantes do Município naquela nova Assembleia Intermunicipal para deliberarem a aceitação da saída imediata do Município de Sousel da AMNA e a correspondente liquidação da sua posição, para deliberarem e autorizarem a transferência de património, direitos e obrigações e pessoal afecto, da AMNA para a nova CIM do Norte Alentejano e ainda para deliberarem a dissolução da actual AMNA e a sua entrada em processo de liquidação com a nomeação de liquidatários. © NCV

Sem comentários: