Realiza-se no próximo dia 7 de Março em Portalegre o 1º Encontro de Interculturalidade, “Portalegre Entre Culturas”, o primeiro de vários encontros que esta entidade pretende realizar de forma a reflectir sobre a importância da interculturalidade e da integração dos imigrantes em Portugal. Segundo um comunicado da Câmara Municipal de Portalegre, o primeiro país convidado a participar neste evento é Cabo Verde uma vez que Portalegre tem uma geminação com S. Vicente e esta é uma forma de conhecer melhor a sua cultura, História e tradições e gastronomia.
O Encontro terá início pelas 11:00h, na Sala do Capítulo da Câmara Municipal de Portalegre, onde serão recebidos três representantes da Câmara Municipal de S. Vicente (Cabo Verde): Dr. Augusto César Neves, Eng.º César Monteiro e Eng.º Benvindo Cruz, seguindo-se uma Conferência subordinada ao tema da geminação e da interculturalidade pela Associação Cultural Moinho da Juventude, da Cova da Moura. Segue-se um almoço-convívio no Mercado Municipal de Portalegre, confeccionado com pratos típicos de Cabo Verde (as marcações devem ser feitas no Posto de Turismo de Portalegre ou através do telefone 245 307 445).
Paralelamente, decorre também uma exposição de artesanato e uma demonstração de música e dança tradicionais de Cabo Verde. Esta actividade contará com a participação de cerca de 30 crianças e jovens da Associação Luso-Caboverdiana de Sintra.
“Portalegre entre Culturas” é uma parceria entre o Centro Local de Apoio à Imigração (CLAI), a União de Sindicatos do Norte Alentejano (USNA) e a Câmara Municipal de Portalegre, no sentido de se estabelecer um calendário de eventos no Norte Alentejano dedicados aos imigrantes no Concelho. Esta será uma forma de reflexão sobre a integração, no Distrito de Portalegre, dos imigrantes oriundos de vários países, com culturas e tradições diferentes. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário