Inserida no Programa da IX Feira de Doçaria Conventual de Portalegre, que decorre de 24 a 26 de Abril no Mosteiro de S. Bernardo, em Portalegre, a exposição de arte pública “Cake Parade 2009” é inspirada nos doces conventuais e conta com a participação de cerca de 30 artistas nacionais: Ágata Rosmaninho, Alberto D´Assumpção, António Boinas, António Dulcídio, António Ventura, Bárbara Walraven, Branca Martins, Carla Taveira, Carlos Godinho, Célia Alves, Francisco Urbano, Guerra Conde, Helena Antunes, Helena Nabais, Hermínio Felizardo, João Cutileiro, João Neves, José Cunha, José Miguéns, Luís Leite Rio, Maria Arceu, Maria Leal da Costa, Mónica Capitão, Patrícia Sá Carneiro, Paula Polainas, Paulo Escarameia, Ricardo Passos, Sara Tavares e Teresa Saporiti.
De referir que três dos trabalhos apresentados foram feitos em conjunto: Luís Leite Rio associou-se à filha, Margarida Leite Rio; Helena Antunes, o marido e as filhas “confeccionaram” o mesmo bolo; e Maria Leal da Costa trabalhou em conjunto com o filho, Pedro Coelho.
De 8 a 22 de Abril, estes “bolos” estiveram espalhados em vários estabelecimentos de duas ruas da cidade de Portalegre (Rua do Comércio e Rua 5 de Outubro) e prometem não deixar ninguém indiferente. Confeccionados com os mais diversos materiais (tintas, ladrilhos, espelhos, espuma, tecido, papel, metal e esponja, etc), estes “bolos” têm cerca de 75 cm de diâmetro e 15 cm de altura e foram esculpidos, pintados, transformados e adornados pelos artistas que aceitaram este desafio e deram asas e sabor à sua criatividade. São também abordados nestas obras, diversos temas como por exemplo a Violência Doméstica, a Mulher, a Doçaria ou a Religiosidade.
As obras serão colocadas para venda: 40% do seu valor reverte para o artista e os restantes 60% serão afectos à implementação da Loja Social de Portalegre. As obras que não forem vendidas, ficarão propriedade da Câmara Municipal de Portalegre. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário