9 de julho de 2009

Marvão realiza I Feira do Café
de 11 a 13 de Setembro próximo

A Associação Industrial e Comercial do Café e a Câmara Municipal do Marvão vão promover em conjunto a primeira Feira do Café; o certame terá lugar nos próximos dias 11, 12 e 13 de Setembro na Vila de Marvão.
Esta Feira do Café será oportunidade para dar a conhecer o antigo percurso transfronteiriço de contrabando do café, suas características e objectivos e para uma exposição dos artefactos de produção das torrefacções que existiram em Marvão.
A iniciativa nasceu da “necessidade de consagração do café, enquanto produto que marca a cultura, os hábitos sociais e alimentares da população portuguesa, explorando e divulgando vários aspectos e sub-temas relacionados”.
De facto, ao longo dos séculos, “o café tem vindo a fazer parte do dia-a-dia do povo português, sendo que, especificamente em Marvão, desempenhou um papel determinante na economia local, pela localização geográfica na intercepção de rotas comerciais ibéricas relevantes, como também pela presença no espaço do actual concelho de fábricas de torrefacção”.
A realização desta I Feira do Café tem assim por objectivos afirmar o café afirmar o café enquanto produto chave no desenvolvimento económico de Marvão e do país, com impacto social e cultural relevante, de âmbito nacional.
“É fundamental valorizar as actividades tradicionais, como a produção de artesanato e gastronomia e para além disso, importa promover e divulgar as potencialidades turísticas de Marvão, atraindo o maior número possível de visitantes, através de um vasto programa de animação e divulgação”.
De forma a representar as várias áreas e sectores de impacto da actividade de produção, torrefacção, distribuição e consumo de café, a Feira prevê a abordagem de áreas temáticas, que estarão espacialmente identificadas da seguinte forma: produção, degustação e experimentação, comercialização, importância social do café, percurso do “contrabando do café”, café e a saúde, o café para além da bebida – expressão artística e exposição de torrefacções locais. © NCV

Sem comentários: