A novidade é que este ano, formalmente o programa “abrange o período entre 19 de Março e 5 de Abril” período em que “tanto a população local como os turistas/visitantes, terão ao seu dispor um rol de actividades para todos os gostos”. Trata-se, segundo a mesma fonte, de “18 dias que vão para além da religião”.
Relativamente às tradições religiosas pascais, os destaques vão para a Procissão dos Passos no Domingo de Ramos (28 de Março), a Celebração da Morte de Jesus e a Procissão do Enterro do Senhor na Sexta-feira Santa (2 de Abril), a Bênção dos Cordeiros e a Vigília Pascal seguida da Chocalhada da Aleluia no Sábado Santo (3 de Abril), e ainda a Procissão da Ressurreição no Domingo de Páscoa (4 de Abril).
No dia 5 de Abril, segunda-feira, comemora-se o Dia do Município de Castelo de Vide, sendo feriado municipal. Um feriado transitório, uma vez que se assinala todos os anos na segunda-feira que sucede o Domingo de Páscoa. Neste dia celebrar-se-á, como habitualmente, a Festa de Nossa Senhora da Luz, que incluirá Missa e Procissão.
“Já um pouco fora dos trâmites da religião”, no dizer da mesma fonte, o programa “sugere diversas e variadas iniciativas”: exposições, caminhadas, Feira do Livro, sessões de cinema, um Workshop de Dança e apresentações de livros são apenas algumas das acções propostas à população em geral.
Destaque também para a Semana Gastronómica do Borrego e do Sarapatel (com menus pascais típicos da região), que decorre de 29 de Março a 4 de Abril. Neste período, serão vários os restaurantes do concelho a ter nas suas ementas os pratos tradicionais da época pascal. © NCVClicar duas vezes sobre as imagens para ampliar o Programa.
Sem comentários:
Enviar um comentário