19 de março de 2010

Perdas de água representam 35 a 40%

No ano de 2008 o volume de água não facturado foi de 55% por cento do volume de água entrado no sistema de abastecimento de Castelo de Vide e Póvoa e Medas, fornecido pelas Águas do Norte Alentejano, de acordo com dados de um relatório elaborado pelo Chefe da Divisão Técnica de Obras e Urbanismo presente em recente reunião do Executivo em resposta a uma solicitação do vereador Rui Miranda.

Por outro lado, “até Outubro de 2009, o volume baixou para 51 por cento, previsivelmente pela utilização, nos últimos meses, da água dos furos da Quinta do Prado, para rega do Parque 25 de Abril e gastos com as piscinas municipais” -refere a mesma fonte.

O Chefe de Divisão que coligiu estes dados informou em reunião do Executivo “que se estima que as perdas representam cerca de 35 a 40 por cento (idêntico aos estudos a nível nacional) e o restante não seja cobrado, (instalações municipais, fontanários ainda ligados à rede, rega de outros espaços verdes e outras situações não identificadas, sem medidores de caudal)”.

O vereador Rui Miranda salientou na ocasião que “os dados estão de acordo com aquilo que ele estimava, pelo que, no seu entender, devia ser medida a água gasta nos edifícios municipais, porque só assim de sabe quais são as perdas exactas”. © NCV

Sem comentários: